Connect with us
12 de outubro de 2026

Business

Clima, incerteza e desvalorização pressionam as principais commodities de Mato Grosso

Published

on


Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

O clima e a desvalorização das principais commodities agrícolas aumentaram a pressão sobre os produtores de Mato Grosso nesta safra. Chuvas fora de época interferiram no calendário de plantio e colheita, enquanto preços menores reduziram o espaço para absorver perdas e despesas adicionais.

No Sul do estado, os efeitos começaram ainda no plantio da soja e se estenderam para o milho. Em Campo Verde, fevereiro teve apenas quatro dias sem chuva em uma propriedade. “O resto todo dia chovia e chuva forte”, relata o agricultor Fernando Ferri.

O excesso de umidade levou produtores a plantar milho fora da janela ideal e, em algumas propriedades, houve replantio. O algodão também teve áreas semeadas até o fim de fevereiro, reduzindo o tempo disponível para as demais operações do ciclo.

As condições climáticas também afetaram o desenvolvimento do milho. Na região Sul, onde o plantio costuma ser mais tardio e o ciclo é prolongado pela altitude, a cultura depende de chuvas em maio para completar o enchimento dos grãos. A falta de precipitações naquele período prejudicou principalmente áreas de menor capacidade de retenção de água.

Advertisement

Além do clima, o produtor mato-grossense precisou lidar com preços médios menores. A soja teve produtividade e valor de venda inferiores, enquanto o milho também apresentou redução nos dois fatores. “Muitos compromissos, alguns produtores que estavam com alguma dificuldade financeira jogaram para o milho”, conta Ferri ao Patrulheiro Agro.

algodão colheita lavoura foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Algodão ainda tem produtividade, mas clima atrasa colheita

No algodão, a combinação entre chuva e calendário apertado aumenta a preocupação com qualidade e custos. Em Mato Grosso, foram cultivados 1,375 milhão de hectares na safra 2025/26, redução de 11,11% em relação ao ciclo anterior, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Apesar da menor área, a produtividade é projetada em 315,33 arrobas por hectare, recorde para o estado. A produção deve alcançar 6,51 milhões de toneladas de algodão em caroço, queda de 11,06% em relação à temporada anterior, provocada principalmente pela redução da área. A entrada de novos materiais também ampliou as alternativas disponíveis aos produtores.

O problema no momento está nas áreas que permanecem expostas à chuva durante a colheita, o que pode prejudicar ainda mais a estimativa de produção, além da qualidade. Em Campos de Júlio, o produtor Gabriel Schoulten Parmeggiani cultivou 1.190 hectares de algodão de segunda safra e enfrentou novas precipitações durante a retirada da produção.

“Nós tivemos bem no início da colheita uma chuva de uns cinco milímetros e depois mais 20 milímetros”, diz. Com a umidade, a fibra pode perder brilho e cor, além de haver risco de queda da pluma antes da retirada.

O excesso de chuva também reduz o ritmo das máquinas e impede que a colheita seja prolongada quando seria necessário. A intenção de trabalhar em dois turnos, conforme Parmeggiani, acabou comprometida: o segundo turno opera com apenas 20% do ritmo planejado.

Advertisement
algodão lavoura colheita foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Umidade aumenta perdas e custos no campo

Em Campos de Júlio, os volumes de chuva registrados no período ficaram acima do esperado para a época. Segundo o Sindicato Rural, foram entre 40 e 80 milímetros em agosto, depois de precipitações que chegaram perto de 100 milímetros em julho.

O presidente da entidade, Rodrigo Cassol, estima perdas entre cinco e 15 arrobas de algodão por hectare em algumas áreas. O milho também teve a colheita atrasada e ainda havia lavouras para serem retiradas do campo em agosto, situação considerada fora do normal para o município.

A umidade prolongada ainda provoca a rebrota de plantas que já estavam prontas para a colheita. O controle exige novas aplicações, aumentando o custo justamente em um momento de margens mais apertadas.

“Isso vai impactar em torno de uns R$ 15 a mais por hectare, e qualquer custo que venha a acarretar no algodão pesa muito porque as margens hoje estão bem espremidas”, afirma Parmeggiani à reportagem do Canal Rural Mato Grosso. Para o produtor, a despesa adicional representa parte do lucro que deixa de ficar na propriedade.

Em Sapezal, os impactos variam conforme a intensidade da chuva em cada área. Nas propriedades mais atingidas, o algodão pode cair no chão e a pluma pode escorrer, além de haver possibilidade de danos à qualidade.

A dimensão das perdas, porém, ainda depende do beneficiamento. “Isso só vamos descobrir realmente depois que o algodão estiver lá na algodoeira beneficiado e pronto, na hora em que o produtor vai vender esse produto dele”, frisa Diego José Dal’Maso, presidente do Sindicato Rural de Sapezal.

Advertisement

O cenário mantém a atenção voltada não apenas para a conclusão da safra, mas também para as condições climáticas do próximo ciclo. A possibilidade de um ano sob influência do El Niño acrescenta incerteza ao planejamento, enquanto produtores ainda precisam lidar com os efeitos de uma temporada marcada por excesso de chuva, preços menores e margens pressionadas.

+Confira todos os episódios da série Patrulheiro Agro


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

O post Clima, incerteza e desvalorização pressionam as principais commodities de Mato Grosso apareceu primeiro em Canal Rural Mato Grosso.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Business

Estudo aponta que aquários com divisórias aumentam o bem-estar de tilápias

Published

on

O uso de divisórias físicas em aquários pode contribuir para melhorar as condições de bem-estar de tilápias-do-Nilo mantidas em experimentos laboratoriais. O estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), revela que espécies de peixes com hierarquia social passam por situações de maior estresse nos aquários sem separações individuais.

A pesquisa comparou o comportamento e indicadores de estresse de peixes mantidos em aquários com e sem divisórias. O experimento foi realizado durante 17 dias, sendo dois de aclimatação e 15 de avaliação, em seis aquários de 300 litros equipados com sistema de recirculação de água. Três aquários receberam divisórias físicas e três permaneceram sem a barreira. Após a biometria inicial, três tilápias foram colocadas em cada aquário.

Durante o período experimental, os pesquisadores acompanharam diariamente o comportamento dos peixes, possíveis sinais clínicos de enfermidades e a ocorrência de mortalidade. Também foram monitorados parâmetros de qualidade da água, como concentração de amônia, oxigênio dissolvido, pH, temperatura e condutividade elétrica.

Os peixes receberam diariamente ração comercial equivalente a 3% da biomassa, sob um regime de 10 horas de luz e 14 horas de escuro. Ao final do experimento, os animais passaram por nova avaliação biométrica e foram coletadas amostras de sangue para verificar indicadores relacionados à saúde e ao estresse, como glicemia, hematócrito e proteína plasmática total.

Embora os parâmetros sanguíneos não tenham apresentado diferenças significativas entre os dois tratamentos, as observações comportamentais revelaram uma diferença importante. Nos aquários sem divisórias, foram identificados indivíduos dominantes que apresentavam comportamento agressivo, perseguindo e atacando os demais peixes.

Advertisement

Já nos aquários com divisórias, alguns peixes também apresentaram comportamento agressivo, mas a barreira física impediu o contato direto entre os indivíduos. “Os resultados mostram que uma estrutura simples, como a utilização de divisórias, pode reduzir as interações agressivas entre os peixes e contribuir para melhores condições de bem-estar durante os experimentos”, afirma Víctor Biguetti, bolsista da Universidade de Jaguariúna.

A agressividade entre tilápias está relacionada à formação de hierarquias sociais, nas quais alguns indivíduos assumem posições dominantes e podem restringir o acesso dos demais a espaço e alimento.

O estudo reforça a importância de considerar não apenas os parâmetros fisiológicos, mas também o comportamento dos peixes na avaliação de seu bem-estar. “Essa observação demonstra a importância da padronização de metodologias para uso dos biomarcadores que sejam mais adequados para cada situação e ambiente”, explica Márcia Ishikawa, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

“Associar ferramentas estruturais com as técnicas laboratoriais faz parte das boas práticas de manejo laboratorial na condução dos experimentos em ambiente controlado”, conclui Julio Queiroz, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente.

O trabalho é de Víctor Biguetti, da UniFaj, Mariana de Oliveira Nascimento, bolsista da Faped, Julio Queiroz, Alfredo Luiz, Claudio Jonsson, Vera Castro e Márcia Ishikawa, da Embrapa Meio Ambiente.

Advertisement

*Sob supervisão de Hildeberto Jr.

Continue Reading

Business

Cientistas da USP encontram enzima que aumenta em 6 vezes a produção de açúcar

Published

on

O Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas (Lafieco) da Universidade de São Paulo (USP) descobriu uma enzima na raiz da cana-de-açúcar que serve como uma chave para quebrar o bagaço e alavancar o rendimento da planta: a molécula ASD (α-L-arabinofuranosidase).

Estudos divulgados nesta última semana revelam que o uso em laboratório aumentou a liberação de açúcar pelos resíduos da cana em até seis vezes, um passo essencial para acelerar a produção de etanol de segunda geração.

Uma das maiores barreiras para o aproveitamento pleno da cana sempre foi a rigidez no material que compõe o “esqueleto” da planta, a lignocelulose. Por conta dessa dificuldade, há anos, uma empresa dinamarquesa detém o monopólio de um coquetel enzimático capaz de quebrar essa barreira, e cientistas do mundo todo investigam alternativas.

A descoberta brasileira vem de uma pesquisa de 17 anos do Lafieco, que faz parte do Instituto de Biociências da USP. Ao mapear o desenvolvimento dos aerênquimas – estruturas porosas presentes nas raízes –, os pesquisadores identificaram um conjunto de enzimas usadas pela própria planta para remodelar suas fibras. Depois, conseguiram isolar a ASD e aplicá-la em coquetéis enzimáticos comerciais, que são capazes de quebrar a lignocelulose e aumentar a sacarificação.

Descoberta revolucionária

Marcos Silveira Buckeridge, coordenador do Lafieco e coautor do trabalho publicado no Journal of Experimental Botany, explica que os coquetéis enzimáticos já existentes são originados de microrganismos – em sua maioria, fungos. É a primeira vez que cientistas apontam uma molécula de origem vegetal com tal atributo. “E não é qualquer origem vegetal, é da própria cana-de-açúcar”, ressalta o pesquisador.

Advertisement

Para chegar a esse ponto, a equipe precisou primeiro mapear a química e a estrutura da parede celular da cana, entendendo como a celulose se organiza. “Vários alunos do Lafieco fizeram parte da investigação durante esses 17 anos, passando o bastão uns para os outros”, relembra o biólogo, cujo grupo publicou os primeiros dados estruturais sobre isso em 2013.

O grupo já sabia que a formação dos aerênquimas nas raízes da cana envolvia um processo natural de separação de células. O aparecimento dessas estruturas costuma estar ligado à falta de oxigênio (hipóxia), mas na cana elas se formam de maneira independente.

Durante o desenvolvimento do aerênquima, a própria planta modifica e quebra as paredes de suas raízes, criando túneis de ar. Esse processo inclui a separação celular e a quebra de açúcares complexos – duas ações essenciais para facilitar o aproveitamento do bagaço na produção de etanol.

“O aerênquima aparece progressivamente na raiz da cana. Na pontinha há menos, e sua formação vai ficando mais frequente para cima”, explica Bruno Viana Navarro, pós-doutorando do Lafieco e primeiro autor do artigo. A equipe queria observar quais “ferramentas microscópicas” (enzimas) a planta ativava ao longo desse processo de remodelação de suas raízes.

Ele descreve o experimento: “Nós plantamos colmos de uma cultivar bem estudada de cana-de-açúcar [SP80-3280] e, após três meses, coletamos raízes de perfilhos (brotos novos), que foram divididas em quatro segmentos de 1 cm cada. Assim, cada pedaço apresentava uma proporção diferente de formação de aerênquima”.

Advertisement

A equipe focou nas enzimas com a função de agir como “tesouras químicas”, cortando as fibras da parede da célula e liberando os açúcares. Uma das doutorandas de Buckeridge, Eveline Tavares, encontrou uma molécula-chave nesse processo: a enzima ASD (α-L-arabinofuranosidase).

Posteriormente, a doutoranda Adriana Grandis detalhou sua importância na formação do aerênquima. Navarro resume a função da ASD: “Ela atua de forma muito específica no rearranjo da parede celular, quebrando as ligações de um dos materiais estruturais mais presentes na cana”.

Percebendo o potencial da ASD, o grupo – tendo à frente a pós-doutoranda Débora Pagliuso – produziu essa enzima em laboratório usando leveduras, com o objetivo de testá-la na prática. “Inserimos a ASD no coquetel comercial e testamos no bagaço da cana-de-açúcar. Só essa adição aumentou em até seis vezes a produção do açúcar que, mais tarde, é convertido em etanol”, ressalta Navarro.

Futuro promissor

Segundo o pesquisador, o estudo revela um cardápio molecular imenso. A equipe já identificou cerca de 530 sequências genéticas e classes de enzimas na cana. Isso significa que há dezenas de outras “ferramentas” biológicas aguardando para serem testadas.

“Encontramos uma segunda enzima também muito promissora, cuja função é quebrar as pectinas. Ela ataca a lamela média: os cimentos entre as células. Quando essas estruturas são quebradas, as células começam a ficar soltas, e aí é que acontece a tal ‘cana papaia’. Fica bem mais fácil degradar a estrutura e obter os açúcares, o que impacta a produção de etanol de primeira e segunda geração”, diz Navarro.

Advertisement

Para Buckeridge, o sucesso do estudo reforça a tese de que enzimas “da casa” (da própria planta) conseguem decodificar e quebrar a estrutura da cana melhor do que os microrganismos. “É possível que essas enzimas de plantas que estamos ofertando no artigo tenham características que as enzimas de microrganismos não têm e que podem ser a chave para a alta eficiência da conversão de resíduos em produtos mais nobres. Pode ser que tenhamos descoberto um barril de ouro, mas até agora usamos uma moeda só.”

Um dos objetivos futuros mais ambiciosos do grupo é conseguir produzir um coquetel 100% vegetal customizado. “Analisando a composição bioquímica da biomassa da cana, é possível criar o coquetel enzimático mais adequado à sua hidrólise, o que aumentaria o rendimento da produção de etanol. Esperamos chegar a isso um dia”, afirma Navarro.

*Sob supervisão de Hildeberto Jr.

Advertisement
Continue Reading

Business

Soja vai bater recorde? Brasil pode ampliar safra 26/27, com expansão de áreas em vários estados, aponta consultoria

Published

on

A produção brasileira de soja na safra 2026/27 deverá alcançar 181,837 milhões de toneladas, alta de 2% em relação às 178,341 milhões de toneladas estimadas para o ciclo anterior. A projeção é da consultoria Safras & Mercado, que revisou para cima a estimativa anterior, de 180,089 milhões de toneladas, em meio à expectativa de expansão da área plantada no país.

Segundo o analista da consultoria, Rafael Silveira, o avanço das áreas destinadas à cultura, especialmente no Centro-Oeste, sustenta a perspectiva de uma safra maior. A área plantada deverá crescer 2,1%, passando de 48,543 milhões para 49,542 milhões de hectares.

Apesar da expansão, a produtividade média nacional deve apresentar leve recuo, de 3.692 quilos por hectare na temporada 2025/26 para 3.689 quilos por hectare em 2026/27.

Goiás se destaca entre os estados com maior potencial de crescimento. A área plantada poderá aumentar até 7%, enquanto a produção está estimada em 20,567 milhões de toneladas. Silveira, no entanto, alerta que parte das novas áreas poderá receber menos investimentos em tecnologia, principalmente em adubação e outros insumos, limitando o potencial produtivo.

Em Mato Grosso, a produção está projetada em 50,096 milhões de toneladas, com área de 13,180 milhões de hectares. Já Mato Grosso do Sul deverá produzir 17,043 milhões de toneladas. Somados, os estados do Centro-Oeste poderão alcançar 88,057 milhões de toneladas de soja na temporada.

Advertisement

No Sudeste, Minas Gerais e São Paulo também passaram por revisões nas estimativas. No Nordeste e em alguns estados do Norte, os ajustes foram pontuais, em meio a condições climáticas mais desafiadoras em determinadas regiões.

Clima ainda exige cautela

Apesar das perspectivas favoráveis, a consultoria ressalta que o aumento da área plantada não garante, por si só, uma produção maior. O desempenho das lavouras dependerá das condições climáticas nos próximos meses, além do nível de investimento adotado pelos produtores.

“O aumento de área naturalmente permite estimar um quadro de safra maior, mas os meses de novembro, dezembro e janeiro ainda podem trazer condições climáticas mais adversas”, destaca Silveira.

Com o plantio ainda em andamento, o comportamento do clima ao longo do desenvolvimento das lavouras será determinante para confirmar as projeções de uma safra brasileira de soja maior em 2026/27.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT