Connect with us
22 de outubro de 2026

Business

Plantio da soja começa em setembro com cautela diante do risco climático em MT

Published

on


Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

O plantio da soja da safra 2026/27 em Mato Grosso será liberado em 7 de setembro e poderá seguir até 7 de janeiro de 2027. A nova temporada começa sob cautela dos produtores diante das incertezas climáticas associadas à possibilidade de atuação do El Niño.

A expectativa é cultivar 13,046 milhões de hectares no estado, alta de 0,25% em relação ao ciclo anterior. Apesar do pequeno avanço na área, a produtividade média projetada é de 62,44 sacas por hectare, queda de 5,43% ante as 66,29 sacas registradas na safra 2025/26.

Com essa estimativa mais conservadora, a produção inicial está projetada em 48,882 milhões de toneladas, recuo de 5,19% em comparação com a temporada passada. O desempenho das lavouras, porém, ainda dependerá da distribuição das chuvas ao longo do ciclo.

Para o produtor Raul Pruinelli, de Terra Nova do Norte, o cenário exige atenção, mas ainda há espaço para otimismo no início da semeadura. “Eu estou, de certa forma, um pouco otimista com o plantio da soja. E aí a orientação é o seguinte, que a gente de fato aproveite a janela, se chover plantar rápido essa soja, porque aí você tem chance de plantar o teu milho mais cedo”, diz ao Canal Rural Mato Grosso.

Advertisement

Chuva no início da safra será decisiva

A preocupação de Pruinelli está principalmente na possibilidade de uma redução das chuvas em novembro, período em que a soja já estará em desenvolvimento. Para ele, outro ponto de atenção pode aparecer entre o fim de março e o início de abril, com o encerramento das precipitações afetando a segunda safra.

Segundo o produtor, há indicações de que as chuvas podem ocorrer de forma satisfatória em meados de setembro e também durante outubro. Caso esse cenário se confirme, a largada da soja não deverá enfrentar grandes dificuldades.

O calendário, porém, ainda depende do comportamento das precipitações nas diferentes regiões do estado. A distribuição das chuvas pode definir o ritmo de implantação das lavouras e o desenvolvimento das culturas ao longo da temporada.

O meteorologista Luiz Carlos Molion destaca justamente essa diferença regional. A expectativa é de condições mais favoráveis no oeste do estado, enquanto o leste pode enfrentar demora para a consolidação da estação chuvosa.

“O que a gente espera é que a parte oeste do Mato Grosso não tenha grandes problemas, chuvas normais, mas a parte leste pode ter um atraso no início da estação chuvosa”, explicou em recente passagem por Cuiabá durante palestra sobre a influência do El Niño sobre as chuvas e as condições climáticas na Aprosoja Mato Grosso.

Advertisement
Luis Carlos Molion foto Aprosoja Mato Grosso
Luiz Carlos Molion. Foto: Aprosoja Mato Grosso

Leste de Mato Grosso pode ter atraso nas chuvas

De acordo com Molion, no oeste as precipitações podem ocorrer de forma regular desde setembro. Já no leste, a chuva pode não se estabelecer plenamente em outubro e ganhar regularidade apenas depois da metade de novembro.

“Mato Grosso é um estado com quase um milhão de quilômetros quadrados, duas vezes o tamanho da França, e tem climas muito diferentes de sul, norte, leste e oeste”, ressaltou o especialista.

A diferença entre as regiões reforça a necessidade de acompanhar as condições locais durante a implantação da safra. Para os produtores, o momento de entrada das chuvas pode ser determinante não apenas para a soja, mas também para o calendário das culturas cultivadas na sequência.

Em Lucas do Rio Verde, a produtora rural Taisa Botton também demonstra cautela com a nova temporada. A preocupação aumenta nas áreas mais arenosas, que apresentam menor capacidade de retenção de água e, por isso, dependem de uma frequência maior de precipitações.

“Nossa área é um pouco mais arenosa. Então para além da dificuldade normal de uma área que costuma produzir e acumula um pouco de água, as nossas áreas têm essa dificuldade que não acumula água, então precisa de mais chuva que o normal”, relata à reportagem.

Produtores reforçam cautela e planejamento

Além do clima, a produtora cita um cenário de maior pressão sobre os custos e a atividade rural, incluindo as mudanças relacionadas à reforma tributária. Nesse contexto, o risco de uma implantação irregular ou de necessidade de replantio aumenta a preocupação.

Advertisement

“Além de termos mais zelo, mais cautela, a gente fica preocupado efetivamente. Não adianta todo o zelo e toda a cautela se no final perder tudo ou sequer nascer”, afirma Taisa.

O planejamento para um possível replantio já faz parte da preparação para a safra. A produtora explica que a experiência de temporadas anteriores ajuda a definir os calendários e manter a estrutura disponível caso seja necessário reimplantar algum talhão.

“O milho é o caixa para quem não sofreu com outro El Niño, que ficou conta pra pagar”, frisa Taisa, ao destacar a importância da segunda safra para o planejamento financeiro da propriedade.

Para Raul Pruinelli, a antecipação do milho também é uma forma de reduzir os riscos diante de uma eventual interrupção das chuvas no fim da temporada. A janela de plantio da soja, portanto, passa a ser observada não apenas pelo impacto sobre a oleaginosa, mas também pelos efeitos sobre o calendário do milho.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Advertisement

O post Plantio da soja começa em setembro com cautela diante do risco climático em MT apareceu primeiro em Canal Rural Mato Grosso.

Continue Reading
Advertisement

Business

Nova geração de produtores impulsiona aluguel de máquinas agrícolas

Published

on

A entrada de uma nova geração de produtores no campo tem contribuído para a alta do aluguel de máquinas agrícolas. Conforme dados da Receita Federal, já são mais de 9 mil empresas do ramo no Brasil, mercado que abrange desde uma companhia listada em bolsa a um proprietário de trator que ocasionalmente o loca.

“Para que vou querer comprar uma colheitadeira se vou usá-la somente durante quatro ou cinco semanas ao longo de toda a safra?”, indaga o produtor Lucas Bonato, de 28 anos, morador de Campos Lindos, no Tocantins. Pensamento oposto ao de seu pai, José Bonato, de 64 anos. “Sempre pensei em adquirir máquinas duráveis que poderiam me servir e, depois, aos meus filhos.”

Lucas considera que em um cenário de juros altos e crédito restrito, não há sentido imobilizar capital em um bem que não é de uso contínuo. Para ele, o raciocínio é semelhante ao da população urbana que opta por viagens em carros de aplicativo ao invés de adquirir o próprio automóvel.

O pensamento do jovem produtor ecoa o de muitos outros que não enxergam viabilidade nas taxas de até 12,5% ao ano do Moderfrota Geral e de 11,5% no Moderfrota Pronamp. Somado a isso, há a desmotivação pela volumosa alta dos preços: estudo do Projeto Campo Futuro, da CNA, identificou que entre 2019 e 2025, os preços das plantadeiras aumentaram entre 131% e 225%, o das colheitadeiras cresceram de 57% a 124% e o dos tratores tiveram incremento que variou de 107% a 154%.

O estudo, divulgado em 2025, contemplou 12 regiões estratégicas localizadas no Sul, Centro-Oeste e Matopiba+PA, identificando que operações mecânicas e depreciação de máquinas respondem por cerca de 17% do custo operacional total do produtor.

Advertisement

O diretor comercial da RZK Rental, Eduardo Martinatti, acredita que a mentalidade de uma nova geração no campo exemplifica o atual momento do mercado. “Querer ser o dono da máquina ainda é uma cultura dominante entre os produtores, mas observamos que o pensamento vem mudando, especialmente com a sucessão nas fazendas”, diz.

O executivo salienta que a empresa estima crescimento de 3,5% neste ano e de 10% em 2027. Essa ascensão vem impulsionada, em parte, justamente pelo público mais jovem. “Para eles, o valor imobilizado e as dificuldades de gerir a própria frota pesam mais. Assim, optam por deixar o caixa livre para investir em estruturas e novas oportunidades.”

Esse comportamento foi, inclusive, ilustrado por pesquisa da Boschi Inteligência de Mercado (BIM³), cujos dados mostram que 38% das propriedades rurais brasileiras alugam colheitadeiras para suas operações. Quando o assunto são pulverizadores, o número é de 19%, enquanto nos tratores é de 11%.

Pagamentos conforme a receita

Para aumentar ainda mais esses números, o setor vem apostando na customização. Na RZK Rental o preço do aluguel é de acordo com a demanda de receita do produtor dentro da sua operação. “Tentamos entender exatamente as necessidades do cliente para garantir que o serviço não seja um custo para ele nos momentos de baixa na receita na fazenda”, conta.

Modelo semelhante é adotado pela Armac, onde os contratos já seguem a sazonalidade do campo. “Na locação mensal, o cliente pode contratar o equipamento pelo período de que precisa, como durante a safra, e devolvê-lo na entressafra. Para demandas pontuais, as lojas também oferecem pacotes de 3, 7, 14 ou 21 diárias”, detalha o vice-presidente de Locação, Leonardo Suarez.

Advertisement

A empresa também vem em uma crescente. Por ter capital aberto, não divulga projeções, mas o balanço do segundo trimestre deste ano dá pistas do desempenho: receita bruta de R$ 586,2 milhões, 19,3% acima do registrado no mesmo período de 2025.

Ainda que o maior foco da Armac seja a linha amarela, operações diretamente ligadas ao agro, como usinas de cana e de etanol de milho, agroindústrias, empresas de fertilizantes, armazéns, terminais e propriedades rurais, já utilizam cerca de 30% da frota de mais de 15 mil ativos da companhia.

“Na nossa experiência, o cliente que troca a compra pela locação dificilmente volta atrás”, diz Suarez. De acordo com ele, o produtor costuma enxergar que o modelo é vantajoso com uma conta simples: a comparação da parcela do financiamento com o valor do aluguel menos os encargos com manutenção, seguro, peças, depreciação e o tempo de máquina parada.

E os ventos favoráveis à locação de máquinas ainda devem ganhar um novo aliado: a Reforma Tributária. Com a obrigatoriedade de um CNPJ e a consequente formalização jurídica a partir de 2027, o produtor passa a conseguir recuperar e aproveitar os créditos tributários gerados no modelo de aluguel (IBS e CBS), o que antes era inviável.

Locação como complemento

Produtora de soja, milho, feijão, algodão e cana-de-açúcar e também atuante na pecuária, a BrasilAgro aluga máquinas desde o começo de suas atividades.

Advertisement

De acordo com o diretor financeiro e de Relações com Investidores da empresa, Gustavo Javier Lopez, a companhia possui frota própria, que representa a maior parte dos equipamentos, mas a locação é utilizada como complemento, especialmente na renovação da frota ou quando a análise de payback indica que se trata da alternativa mais vantajosa.

“Alugamos tratores de grande porte, com mais de 300 cv, plantadeiras com 30 linhas ou mais e pás-carregadeiras. Também alugamos caminhões de apoio às operações das fazendas, como munck, roll-on/roll-off e baú, além de micro-ônibus para o transporte interno de funcionários”, conta.

O executivo conta que o modelo de contrato que a empresa opta é o de pagamento mensal. “Existem companhias que oferecem a modalidade safra, com pagamento em 30 de abril. Porém, para nós, nas condições atuais, essa opção não tem sido a mais vantajosa em razão dos juros.”

Lopez destaca que a BrasilAgro trabalha com três modalidades de utilização de máquinas: terceirização dos serviços, aquisição e locação. “No planejamento, avaliamos qual delas atende melhor cada operação. Essa combinação ajuda a reduzir a exposição ao risco de indisponibilidade de frota nos períodos de pico”, conta.

O relatório Rental Market Report, da KPMG com Analoc e Sobratema, projeta que o setor de aluguel de máquinas e equipamentos deve faturar R$ 52,9 bilhões em 2026, 7% a mais que em 2025.

Advertisement
Continue Reading

Business

Soja sobe em Chicago e melhora ofertas no mercado brasileiro; saiba como ficaram os preços

Published

on

O mercado brasileiro de soja apresentou maior movimentação nesta quinta-feira (22), com valorização dos preços e registro de negócios nos portos. De acordo com o analista da Safras & Mercado, Rafael Silveira, as condições mais favoráveis na Bolsa de Chicago e no câmbio contribuíram para a melhora das ofertas dos compradores, embora a comercialização ainda apresente baixa liquidez.

Durante a sessão, os contratos futuros em Chicago chegaram a operar com alta de 1% nas máximas do dia, acompanhados por movimentos positivos do dólar. Esse cenário permitiu melhores indicações de compra e favoreceu a realização de negócios nos portos.

Apesar da melhora pontual, Silveira destaca que o ritmo de comercialização ao longo da semana permanece lento, com volumes negociados ainda limitados. Os produtores seguem concentrados nos trabalhos de plantio da nova safra, o que também restringe a movimentação no mercado físico.

Preços de soja no Brasil

  • Passo Fundo (RS): subiu de R$ 144,00 para R$ 146,00
  • Santa Rosa (RS): subiu de R$ 145,00 para R$ 147,00
  • Cascavel (PR): subiu de R$ 140,00 para R$ 141,00
  • Rondonópolis (MT): subiu de R$ 139,00 para R$ 141,00
  • Dourados (MS): subiu de R$ 139,00 para R$ 140,00
  • Rio Verde (GO): subiu de R$ 138,00 para R$ 139,00
  • Paranaguá (PR): subiu de R$ 151,00 para R$ 152,00
  • Rio Grande (RS): subiu de R$ 151,00 para R$ 153,00

Soja em Chicago

Os contratos futuros da soja fecharam em alta na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), nesta quinta-feira (22), interrompendo uma sequência de oito sessões seguidas de perdas. Após atingir o menor nível em dois meses, os agentes viram um cenário propício para uma recuperação técnica, por meio de compras de barganha, quando investidores aproveitam preços mais baixos para adquirir contratos.

A alta do petróleo ajudou a sustentar os ganhos do dia, devido à correlação com o biodiesel. Outro ponto positivo pelo lado da demanda segue sendo o volume de compras chinesas no mercado americano. Nesta quinta-feira, os exportadores privados anunciaram mais uma venda de 202 mil toneladas de soja para o país asiático.

As vendas líquidas norte-americanas de soja, referentes à temporada 2026/27, iniciada em 1º de setembro, ficaram em 2.841.200 toneladas na semana encerrada em 15 de outubro. A China liderou as compras, com 2.178.600 toneladas. Analistas esperavam vendas entre 1,1 milhão e 3 milhões de toneladas.

Advertisement

Contratos futuros de soja

Os contratos da soja em grão com entrega em novembro fecharam com alta de 7,75 centavos de dólar, ou 0,62%, a US$ 12,53 por bushel. A posição janeiro teve cotação de US$ 12,64 3/4 por bushel, com elevação de 6,50 centavos de dólar, ou 0,51%.

Nos subprodutos, a posição dezembro do farelo fechou com baixa de US$ 1,00, ou 0,28%, a US$ 347,30 por tonelada. No óleo, os contratos com vencimento em dezembro fecharam a 66,74 centavos de dólar, com ganho de 0,77 centavo, ou 1,16%.

Câmbio

O dólar comercial encerrou a sessão com alta de 0,23%, negociado a R$ 5,0385 para venda e a R$ 5,0365 para compra. Durante o dia, a moeda norte-americana oscilou entre a mínima de R$ 5,0220 e a máxima de R$ 5,0560.

Advertisement
Continue Reading

Business

Contratações na citricultura crescem quase 10% no Brasil

Published

on

A citricultura brasileira registrou 11.460 contratações entre julho e agosto de 2026, primeiro bimestre da safra 2026/2027. O número representa um crescimento de 9,9% em relação às 10.427 admissões contabilizadas no mesmo período da temporada anterior.

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na comparação anual, o setor realizou 1.033 contratações a mais, com destaque para o aumento das admissões em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Os números representam o total de admissões no período, não necessariamente o saldo de empregos gerados, que considera também os desligamentos.

São Paulo concentra 78% das contratações

Advertisement

São Paulo liderou as admissões na citricultura brasileira, com 8.953 trabalhadores contratados entre julho e agosto deste ano. O volume corresponde a 78,1% do total nacional.

Na comparação com o mesmo período da safra 2025/2026, quando foram registradas 8.084 contratações, o estado apresentou crescimento de 10,7%.

Minas Gerais aparece na segunda posição, com 1.585 admissões, avanço de 17% em relação às 1.355 contratações registradas no primeiro bimestre da temporada anterior.

Com esse desempenho, o estado mineiro respondeu por 13,8% das admissões nacionais na citricultura.

Mato Grosso do Sul registra alta de 146% nas admissões

Entre os estados analisados, Mato Grosso do Sul apresentou o maior crescimento percentual nas contratações.

Advertisement

O número de admissões passou de 115, no primeiro bimestre da safra passada, para 283 entre julho e agosto de 2026, uma alta de 146,1%.

Com isso, o estado respondeu por 2,5% das contratações nacionais do setor.

Em contrapartida, o Paraná registrou queda de 49,6% nas admissões. Foram 205 contratações no primeiro bimestre da safra atual, contra 407 no mesmo período de 2025.

O estado paranaense representou 1,8% das admissões da citricultura brasileira.

  • Contratações na citricultura por estado:
  • São Paulo 8.084 8.953 +10,7%
  • Minas Gerais 1.355 1.585 +17,0%
  • Mato Grosso do Sul 115 283 +146,1%
  • Paraná 407 205 -49,6%
  • Brasil 10.427 11.460 +9,9%

Os valores representam admissões registradas em julho e agosto de cada safra. Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, o crescimento das contratações demonstra a participação da citricultura na atividade econômica dos municípios produtores.

“O avanço em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul mostra como a citricultura cria oportunidades de trabalho em diferentes regiões produtoras e amplia sua contribuição para as economias locais”, afirmou.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT