Connect with us
27 de junho de 2026

Featured

Van Rosa retorna a bairros de Várzea Grande para ampliar atendimento às mulheres

Published

on


Unidade móvel do programa SER Família Mulher oferecerá acolhimento, orientação e suporte social entre os dias 12 e 14 de maio após alta procura registrada na região

Entre terça-feira (12.5) e quinta-feira (14.5), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizará novos atendimentos da Van Rosa do programa SER Família Mulher nos bairros Cristo Rei, Ipase e Parque do Lago, em Várzea Grande. O retorno da unidade móvel ocorre após a alta demanda registrada nos atendimentos realizados nos dias 5, 6 e 7 de maio, na região.

A Van Rosa do programa SER Família Mulher é uma unidade móvel do Governo de Mato Grosso que leva atendimento, orientação e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social. A iniciativa percorre municípios do estado oferecendo suporte social e psicológico, além de informações sobre direitos e serviços da rede de proteção.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a importância de retornar aos bairros devido à grande procura pelos atendimentos e à necessidade de fortalecer a presença do Estado nas comunidades.

“Os atendimentos realizados na última semana mostraram o quanto essa região necessita da presença da rede de apoio e proteção às mulheres. Retornar aos bairros é uma forma de garantir continuidade no acolhimento, ampliar o acesso à informação e assegurar que essas mulheres saibam que não estão sozinhas”, afirmou o secretário.

Durante as ações, a equipe da Van Rosa oferece acolhimento e escuta especializada, orientações sobre violência doméstica e feminicídio, além de informações sobre os canais de denúncia e os serviços de proteção disponíveis.

As mulheres também recebem orientações sobre o auxílio-moradia do programa SER Família Mulher, benefício no valor de R$ 600 mensais destinado a mulheres com medida protetiva e em situação de vulnerabilidade social.

A secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Salete Morockoski, ressaltou que a ação aproxima os serviços da população e fortalece a rede de apoio nos bairros atendidos.

“A Van Rosa é um importante instrumento de acolhimento e proteção às mulheres. Além de oferecer atendimento humanizado e orientação, o trabalho também fortalece a rede de apoio local, levando informação e conscientização para que mais casos de violência sejam identificados e denunciados”, destacou Salete.

Além dos atendimentos às mulheres, a ação também busca fortalecer lideranças comunitárias e ampliar o conhecimento da população sobre os mecanismos de enfrentamento à violência contra a mulher.

Continue Reading

Featured

Bombeiros controlam incêndio em terreno urbano e evitam que chamas atinjam casas em Confresa

Published

on


Fogo intenso assustou moradores do bairro Jardim Tropical na última quinta-feira (25). Corporação faz alerta sobre o risco de queimadas no período de seca

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), combateu, na tarde desta quinta-feira (25.6), um incêndio em um terreno urbano localizado no bairro Jardim Tropical, em Confresa (a 1.057 km de Cuiabá).

Os militares do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foram acionados por volta das 16h, após solicitação informando a existência de um incêndio com chamas intensas e grande quantidade de fumaça.

Ao chegar ao local, a equipe iniciou o combate com o emprego do canhão monitor da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) e sopradores, conseguindo controlar e extinguir as chamas.

Após a extinção do incêndio, os bombeiros realizaram o rescaldo e eliminaram os focos remanescentes, garantindo a segurança da área. Não houve vítimas ou danos a edificações.

O CBMMT orienta a população a não realizar queimadas em áreas urbanas, principalmente durante o período de estiagem, quando a baixa umidade do ar e a vegetação seca favorecem a rápida propagação do fogo. Em caso de incêndio ou outra emergência, a recomendação é acionar imediatamente a corporação pelo telefone 193.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Sema devolve macacos à natureza em MT e tenta salvar anta baleada no rosto

Published

on


Geral

Animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros no perímetro urbano de Alta Floresta e passaram por reabilitação em clínica veterinária



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quinta-feira (25.6) a soltura de dois macacos zogue-zogue, no município de Alta Floresta. Os animais haviam sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Um deles no início do mês, após ter sido vítima de acidente no perímetro urbano da cidade, já o outro apresentava problemas de saúde e foi entregue pelos militares à Sema.



Segundo o diretor da unidade regional da Sema no município, Leandro Rodinei Brauwers, os macacos foram levados para uma clínica veterinária conveniada junto ao órgão ambiental para os cuidados médicos, na cidade de Sorriso.



O gerente de fauna da Sema, Marlon Gallina, explicou que a definição do local para a soltura dos silvestres levou em consideração critérios técnicos.



“Os macacos zogue-zogue vivem em grupos familiares estáveis e, por isso, não podem ser soltos em qualquer local. A chance de sobrevivência seria significativamente reduzida caso fossem soltos longe da área onde foram encontrados. Além disso, mesmo que encontrassem outro grupo, a probabilidade de serem aceitos seria pequena”, destacou o gerente.



Também em Alta Floresta, a Sema foi acionada, no último dia 15, pelo Corpo de Bombeiros Militar sobre a presença de uma anta ferida andando pela cidade. A Gerência de Fauna em conjunto com os bombeiros conseguiu capturar o animal que estava exausto e com diversos machucados pelo corpo.



A anta foi sedada, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para a clínica veterinária de Sorriso. Na clínica, foi constatado que o animal apresentava um ferimento perfurante no rosto causado por bala.



Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Published

on


Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.

Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Com Assessoria

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT