Connect with us
21 de setembro de 2026

Business

Zoneamento de Risco Climático da cana-de-açúcar é revisado e atualizado após 8 anos

Published

on


Foto: Divulgação Mapa

Foi publicado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da cana-de-açúcar em sequeiro, destinada à produção de etanol, açúcar e outros fins.

Esta é a primeira versão após a revogação do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana), ocorrida em 2019.

O Zarc da cana-de-açúcar havia sido atualizado pela última vez em 2018. Na nova versão, além de incluir a avaliação de municípios que até então tinham restrição de acesso a financiamento público em razão do ZAE Cana, os pesquisadores da Embrapa utilizaram uma metodologia atualizada de cálculo de riscos, avaliando um número maior de classes de solo. A série temporal climática também foi atualizada, abrangendo o período de 1992 a 2022.

Um dos responsáveis pelo novo Zarc da cana, o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Santiago Cuadra, detalhou que, mesmo com a liberação de municípios da Amazônia e do Pantanal, as alterações foram pequenas.

Advertisement

“A análise de risco tem certa correlação com a análise de aptidão realizada no ZAE. Houve alterações, sobretudo em municípios de transição entre Cerrado e Amazônia, mas não ocorreu uma mudança expressiva em termos regionais. A maior parte dos municípios da Amazônia continua fora do Zarc em razão do excesso de chuvas”, afirma.

Segundo Cuadra, a cana-de-açúcar destinada à produção de etanol e açúcar depende de um período de cerca de seis meses sem chuvas para a realização da colheita, o que não ocorre na maior parte da Amazônia. As altas temperaturas no Pantanal também inviabilizam a cultura no bioma.

“Alguns municípios de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, que têm a maior parte do território fora do Pantanal, foram incluídos, mas outros, com percentual maior dentro do bioma, ficaram de fora”, contou.

Já o Zarc da cana para outros fins, que inclui a produção de cachaça, melaço e forragem para alimentação animal, atividades mais ligadas à agricultura familiar, teve ampliação de abrangência. As restrições permanecem apenas no semiárido nordestino, devido à escassez hídrica, e em alguns municípios de maior altitude de Santa Catarina e do sul de Minas Gerais porque a cana não é indicada para regiões com ocorrência frequente de geadas.

Concentração de cana no Centro-Sul

A área ocupada pela cana-de-açúcar no Brasil variou entre 9,1 e 10,2 milhões de hectares nos últimos dez anos. A maior concentração está nos estados da região Centro-Sul, com destaque para São Paulo, que concentra cerca de 50% das lavouras do país.

Advertisement

Goiás, com 11%, e Minas Gerais, com 10%, aparecem em segundo e terceiro lugares em área plantada com a cultura, de acordo com a Embrapa.

A nova versão do Zarc da cana-de-açúcar definiu as melhores regiões para cultivo, classificando-as em níveis de risco de perdas de 20%, 30%, 40% e acima de 40%, neste último caso sem recomendação de plantio.

A avaliação de risco levou em consideração a capacidade de armazenamento de água do solo, o regime de chuvas do município e o ciclo da cultura.

A determinação do risco considerou a probabilidade de obtenção de produtividade superior a 65 toneladas por hectare, com base em um açúcar total recuperado (ATR) de referência de 135 kg por tonelada de colmo, além da ocorrência de geadas durante o ciclo e da probabilidade de escassez ou excesso de chuvas.

Além das duas portarias atualizadas agora, há ainda o Zarc para cana-de-açúcar em áreas irrigadas. Essas portarias foram publicadas em 2022 e seguem válidas e atualizadas.

Mitigação de riscos agrícolas

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é uma das principais estratégias de mitigação de riscos na agricultura. Baseado em dados científicos, o Zarc apresenta recomendações sobre a época de plantio de mais de 50 culturas, em diferentes sistemas produtivos no Brasil.

Advertisement

Além de orientar os produtores para a redução dos riscos de perdas de produtividade, o Zarc tornou-se um importante instrumento de gestão de risco climático para o setor financeiro e de seguros rurais.

O zoneamento é utilizado em políticas públicas, como:

  • Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro);
  • Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR); e
  • Passou recentemente a ser adotado como condição de elegibilidade para o crédito rural.

Na safra 2025/2026, por exemplo, é obrigatório seguir o Zarc em operações de crédito de custeio acima de R$ 200 mil em linhas que utilizam recursos controlados.

O Zarc pode ser consultado pelo aplicativo Zarc Plantio Certo, disponível gratuitamente para Android e IOS, ou pelo Painel de Indicação de Riscos do Zarc.

O post Zoneamento de Risco Climático da cana-de-açúcar é revisado e atualizado após 8 anos apareceu primeiro em Canal Rural.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Business

Oferta restrita mantém alta do feijão preto, aponta Cepea/CNA

Published

on


O mercado de feijão manteve trajetória de valorização na última semana, sustentado pela oferta mais ajustada e pela firmeza dos vendedores, segundo o Indicador Cepea/CNA divulgado em Brasília (DF) no dia 21 de setembro de 2026. O movimento foi mais intenso no feijão-preto, que registrou as maiores altas do período. A produção nacional da safra 2025/2026 está estimada em 2,95 milhões de toneladas, queda de 3,6%, com estoques finais projetados em 98,1 mil toneladas.

No curto prazo, o boletim indica que a menor disponibilidade sustenta as cotações. Ao mesmo tempo, a cautela dos compradores limita movimentos mais intensos, especialmente no feijão-carioca.

No feijão-carioca peneira 12 e nota 9 ou superior, predominaram valorizações entre 10 e 17 de setembro. No Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, os preços avançaram 4,49%, apoiados pela firmeza dos vendedores. Na região da capital paulista, a saca de 60 quilos foi negociada, em média, a R$ 342,91 no dia 16. Em Barreiras (BA), houve leve recuo de 0,16%, em um ambiente de diferença entre os valores pedidos pelos vendedores e as indicações dos compradores.

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do dia, análises de mercado e os principais fatos que movimentam o agronegócio: assine a newsletter do Canal Rural

Advertisement

Nos lotes de feijão-carioca de qualidade intermediária, notas 8,0 e 8,5, o Noroeste de Minas Gerais registrou alta de 4,99%, com destaque para grãos de coloração mais clara. Em Sorriso (MT), os preços caíram 1,46%. Segundo o boletim, a coloração dos lotes era boa, mas os níveis de umidade elevaram a resistência dos compradores aos valores pedidos.

No feijão-preto tipo 1, as maiores valorizações da semana foram registradas com atuação mais ativa dos compradores, principalmente no Paraná. Na Metade Sul e em Curitiba (PR), incluindo os Campos Gerais, as cotações subiram 10% entre 10 e 17 de setembro. No Oeste Catarinense, a alta foi de 4,51%, favorecida pela procura por grãos de melhor qualidade e pela baixa disponibilidade. Em Itapeva (SP), os preços avançaram 4,78%, em um cenário de chegada de ofertas às indústrias e avaliação da necessidade de recomposição de estoques.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de feijão-preto caiu 38,0% na primeira safra e 42,9% na segunda safra de 2025/26, reduzindo a disponibilidade doméstica da variedade.

O mercado segue sustentado pela oferta restrita, com maior firmeza no feijão-preto e seletividade nas negociações de feijão-carioca, em que qualidade, coloração e umidade continuam relevantes para a formação dos preços e para a liquidez dos lotes.

Fonte: cnabrasil.org.br

Advertisement

O post Oferta restrita mantém alta do feijão preto, aponta Cepea/CNA apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Reading

Agro Mato Grosso

Entenda por que os combustíveis estão mais caros em Mato Grosso

Published

on

Quem abasteceu o carro nas últimas semanas percebeu que os combustíveis ficaram mais caros em Mato Grosso. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT), a alta ocorre em meio à pressão sobre diferentes etapas da cadeia de abastecimento, influenciada pelo preço do petróleo, pelos custos do etanol e por dificuldades no fornecimento de diesel.

Os principais fatores apontados pelo setor são:

  • Disparada do barril de petróleo no mercado internacional, afetando diretamente os custos na origem;
  • Encerramento da safra de cana-de-açúcar no Sudeste, aliado ao aumento do preço do açúcar no mercado externo, o que pressiona os custos do etanol;
  • Aumento do percentual obrigatório de etanol na gasolina A;
  • Redução drástica das importações de óleo diesel, gerando gargalos severos no suprimento nacional.

O movimento também aparece nos dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre 13 e 19 de setembro, a média em Cuiabá do litro da gasolina comum chegou a R$ 6,97etanol ficou na média de R$ 4,17 na capital, enquanto o diesel S-10 pode ser encontrado por R$ 7,57.

Mas por que o preço aumenta nas bombas?

1. Alta do petróleo no mercado internacional

Segundo o sindicato, o preço do petróleo é um dos principais componentes da formação dos preços dos combustíveis. Quando as cotações internacionais sobem, os custos de aquisição e importação de derivados também podem aumentar.

Advertisement

No caso do diesel, a pressão tem sido maior. Segundo dados divulgados pela ANP, o preço do produto avançou na última semana pesquisada para R$ 6,65 na média nacional.

2. Etanol mais caro pressiona a gasolina

Outro fator apontado pelo Sindipetróleo-MT é o preço do etanol. O biocombustível é utilizado na composição da gasolina vendida nos postos e, por isso, alterações no preço do etanol podem influenciar o custo da gasolina.

Desde 1º de agosto, a gasolina comercializada no país passou a ter 32% de etanol na mistura, contra 30% anteriormente. Em setembro, o governo autorizou o início dos testes para aumentar a mistura de etanol na gasolina comum, chegando a 35%

O sindicato também aponta o encerramento da safra de cana-de-açúcar no Sudeste e a valorização do açúcar no mercado externo como fatores que pressionam os custos do etanol.

Advertisement

3. Diesel e dificuldades de abastecimento

O Sindipetróleo-MT afirmou ainda que houve redução nas importações de óleo diesel, provocando dificuldades no suprimento e restrições no atendimento de pedidos às distribuidoras.

🔎 O diesel é especialmente importante para Mato Grosso, onde é utilizado em larga escala no transporte de cargas e nas atividades do agronegócio.

4. Quem define o preço na bomba?

preço pago pelo consumidor não é formado apenas pelo valor cobrado pelo produtor ou importador. A cadeia envolve diferentes etapas, como produção ou importação, refino, distribuição, transporte e revenda.

Advertisement

O Sindipetróleo-MT apontou que os postos não são responsáveis pela formação dos preços e atuam como o último elo da cadeia, repassando os custos recebidos das distribuidoras.

5. O que diz o Sindipetróleo-MT?

Em nota divulgada nesta semana, o sindicato afirmou que os aumentos recebidos pelos postos são consequência de fatores que ocorrem antes da chegada do combustível à revenda.

A entidade também criticou cobranças direcionadas exclusivamente aos postos durante o período eleitoral e defendeu que eventuais fiscalizações sobre a formação de preços alcancem todos os elos da cadeia.

Advertisement
Continue Reading

Business

Produção de sorgo dispara no Brasil, impulsionada por etanol e exportações para a China

Published

on


Foto: Latina Seeds/Embrapa

O sorgo está deixando de ser uma cultura de menor expressão para ocupar um espaço cada vez mais relevante no agronegócio brasileiro. A combinação entre expansão da produção, abertura do mercado chinês, aumento da utilização na fabricação de etanol e maior resistência ao déficit hídrico abre novas perspectivas para o cereal no país.

Segundo Daniel Rosa, diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), a produção brasileira, que ficou em aproximadamente 6 milhões de toneladas no ano passado, saltou para cerca de 7,5 milhões de toneladas neste ano. Goiás lidera a produção, com aproximadamente 2 milhões de toneladas, seguido por Minas Gerais, com cerca de 1,4 milhão de toneladas, de acordo com dados da Abramilho.

O avanço, porém, não está restrito às regiões produtoras tradicionais. O Matopiba aparece como uma das novas fronteiras da cultura. No Maranhão, por exemplo, Rosa aponta crescimento de 110% na produção regional. “É uma cultura que a gente tem visto que tem crescido muito aqui no Brasil”, afirma.

China muda cenário das exportações

Uma das principais mudanças recentes está do lado da demanda. Historicamente direcionado principalmente à alimentação animal, o sorgo passou a conquistar outros mercados.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de 180 mil toneladas, então um recorde, com destaque para embarques destinados à África do Sul. Agora, a abertura do mercado chinês pode elevar as vendas externas a outro patamar.

Advertisement

A Abramilho participou, no ano passado, de uma missão com técnicos chineses que percorreram Minas Gerais e Goiás para conhecer lavouras e unidades de beneficiamento. Posteriormente, o protocolo para a abertura daquele mercado avançou.

“A China é o principal importador de sorgo do mundo. Eles produzem lá, mas ainda dependem de sorgo internacional”, explica Rosa.

Neste ano, as exportações brasileiras já haviam ultrapassado 250 mil toneladas até o mês anterior, superando o volume de 2024.

A expectativa para setembro é ainda maior. Rosa cita projeções da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) indicando que os embarques poderiam chegar a 1 milhão de toneladas no mês.

A nova demanda já teria provocado reflexos no mercado doméstico. Segundo o diretor da Abramilho, houve casos nesta safra em que produtores conseguiram comercializar sorgo por valores superiores aos do milho, situação que ele ressalta não ser habitual.

Advertisement

“Esse ano, a gente teve a abertura do mercado da China e a entrada das usinas de etanol operando com sorgo também. Essa demanda aumentou de forma rápida e até de surpresa”, afirma.

Etanol abre nova frente para o sorgo

Além das exportações, a indústria de biocombustíveis aparece como um dos principais vetores de crescimento da demanda doméstica.

Segundo Rosa, quatro usinas já foram mapeadas operando tanto com milho quanto com sorgo. Elas estão localizadas em Balsas (MA), Luís Eduardo Magalhães (BA), Ulianópolis (PA) e Sidrolândia (MS).

Uma vantagem industrial apontada pelo dirigente é a possibilidade de adaptação das unidades de etanol de milho para processar sorgo com alterações relativamente pequenas.

“Toda usina de etanol de milho é uma potencial usina de etanol de sorgo. Os ajustes que você precisa fazer na planta industrial para operar com sorgo são pequenos”, explica.

Advertisement

O processamento também gera DDG, coproduto utilizado na alimentação animal. Rosa destaca que milho e sorgo apresentam características diferentes na industrialização: segundo ele, o sorgo gera mais DDG, enquanto o milho produz mais óleo e maior volume de etanol.

Resistência à seca amplia espaço na segunda safra

No campo, uma das principais vantagens do sorgo está na maior tolerância ao estresse hídrico. A característica permite que a cultura seja utilizada em áreas e períodos nos quais o plantio do milho de segunda safra se torna mais arriscado.

“Ele aguenta estiagem, um período sem chuva, melhor do que o milho. E casa muito bem com esse nosso modelo de soja de primeira safra. Na segunda safra, onde não cabe o milho, pode entrar o sorgo”, afirma Rosa.

Isso não significa necessariamente substituir o milho. Uma das estratégias possíveis é escalonar as culturas conforme a evolução da janela de plantio.

Caso a colheita da soja atrase ou as condições meteorológicas reduzam a janela ideal para o milho, o produtor pode destinar as primeiras áreas ao cereal e utilizar o sorgo nas áreas plantadas posteriormente.

Advertisement

Segundo Rosa, essa flexibilidade ganha importância diante de condições climáticas mais instáveis.

O dirigente aponta ainda que o sorgo permanece viável em determinadas regiões mesmo em março, quando o risco climático para o milho de segunda safra já é maior. Matopiba e partes de Mato Grosso do Sul estão entre as áreas consideradas com potencial de expansão.

Menor necessidade de insumos, mas produtividade também é menor

A decisão entre milho e sorgo, entretanto, exige análise econômica e agronômica. Rosa explica que o sorgo pode demandar menos fertilizantes que o milho e não é atacado pela cigarrinha-do-milho, o que elimina gastos específicos de controle da praga. Em algumas lavouras de milho, segundo ele, produtores chegam a realizar seis ou sete aplicações de inseticidas voltadas ao manejo da cigarrinha.

Por outro lado, o sorgo apresenta produtividade inferior à do milho e, historicamente, também costuma receber preço menor. Por isso, custos, rendimento esperado, preço e risco climático precisam ser colocados na balança antes da escolha.

Rosa também chama atenção para um equívoco de manejo que ainda acompanha a cultura: a ideia de que, por ser resistente, o sorgo praticamente não precisa ser adubado.

Advertisement

Segundo ele, a falta de fertilização adequada pode reduzir a produtividade e ainda fazer com que a cultura utilize nutrientes disponíveis no solo, afetando a cultura seguinte.

Alimentação animal continua sendo importante mercado

A alimentação animal permanece como o principal destino doméstico do sorgo. O cereal é utilizado nas dietas de aves, suínos e bovinos e pode funcionar como alternativa parcial ao milho.

A substituição, porém, não deve ser feita automaticamente. “O milho vai ter a soja como fonte de proteína, o milho como uma fonte energética e o sorgo vai estar ali no meio. Ele tem um pouco mais de proteína, mas é menos energético. Então, o pecuarista, na hora que for fazer a ração, tem que levar isso em consideração”, explica Rosa.

A expansão do etanol pode fortalecer ainda mais essa relação entre agricultura, energia e pecuária, já que o processamento do cereal gera DDG para utilização nas dietas animais.

Brasil pode chegar a 15 milhões de toneladas

O potencial de crescimento permanece elevado. Rosa cita projeção da Embrapa de que o Brasil poderia chegar a 15 milhões de toneladas de sorgo entre 2030 e 2035, praticamente o dobro das 7,5 milhões de toneladas atuais.

Advertisement

A expansão poderia ocorrer tanto pelo aumento da produtividade quanto pela incorporação de áreas que atualmente recebem apenas soja no verão e permanecem sem cultivo na segunda safra.

“Temos um potencial de área, temos um potencial de aumentar a produtividade e, o mais importante, temos um aumento da demanda com a exportação para a China e com o etanol”, afirma.

Para o diretor da Abramilho, portanto, o sorgo não deve ser tratado apenas como um substituto ou “primo pobre” do milho. A cultura começa a construir mercado próprio e a ganhar liquidez. “Eu não diria complemento, eu diria como mais uma opção”, resume Rosa.

Essa mudança também pode provocar efeitos na infraestrutura brasileira. Hoje, segundo ele, boa parte das exportações passa pelo Porto de Santos, mas a necessidade de separar o sorgo de outros grãos está estimulando a busca por rotas alternativas, como o Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

O principal desafio será transformar o crescimento recente em uma demanda permanente. Para Rosa, o comportamento da China terá papel importante nessa trajetória.

Advertisement

“Se a gente tiver uma China demandando muito sorgo do Brasil, a gente pode ver um aumento também bem expressivo aqui”, afirma.

Ao mesmo tempo, o crescimento do etanol amplia o mercado interno e dá ao produtor mais uma possibilidade para a segunda safra. Para Rosa, esse conjunto de fatores pode consolidar o cereal como uma terceira alternativa relevante ao lado das duas culturas que hoje dominam a produção brasileira de grãos.

“Ele traz mais uma cadeia produtiva importante, que se acopla a esse produtor que produzia só soja, depois passou a produzir soja e milho, e agora passa a produzir soja, milho e sorgo.”

O post Produção de sorgo dispara no Brasil, impulsionada por etanol e exportações para a China apareceu primeiro em Canal Rural.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT