Connect with us
25 de junho de 2026

Featured

Mato Grosso realiza 6ª captação de múltiplos órgãos do ano em Nova Mutum

Published

on


Procedimento no Hospital Regional garantiu rins e córneas para quatro pacientes; ação contou com apoio do Ciopaer e Bombeiros

A Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou neste domingo (10.5) a sexta captação de múltiplos órgãos de 2026 em Mato Grosso. O procedimento ocorreu no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum, e possibilitou a captação de dois rins e duas córneas, que beneficiarão quatro pacientes que aguardavam pelo transplante.

A captação teve início às 10h57 e foi concluída às 12h28. Participaram da ação as equipes captadoras do Hospital São Mateus e do Hospital de Olhos. Após a retirada, os órgãos foram encaminhados aos destinos onde se encontram os receptores compatíveis.

A operação contou com o apoio logístico do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, destacou a importância da integração entre as instituições para garantir agilidade e segurança em todo o processo, que é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Cada captação representa esperança para as famílias envolvidas e reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a ampliação do acesso aos transplantes. Esse trabalho só é possível graças à atuação integrada das equipes de saúde e segurança, além do nobre gesto de solidariedade das famílias doadoras”, disse o secretário.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, enfatizou o trabalho coordenado entre os profissionais envolvidos na operação. “A atuação conjunta entre as equipes assistenciais, a Central Estadual de Transplantes e os órgãos de segurança é essencial para garantir que todo o processo aconteça de forma ágil, segura e dentro do tempo necessário para viabilizar os transplantes”, ressaltou.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda, destacou o empenho das equipes envolvidas na captação. “Mesmo diante de um momento de dor para a família doadora, existe um trabalho extremamente técnico e humanizado sendo realizado para que outras vidas possam ser salvas. Essa sexta captação do ano demonstra o fortalecimento da rede estadual de transplantes e o comprometimento dos profissionais envolvidos”, afirmou.

A SES-MT reforça que a doação de órgãos depende da autorização familiar e orienta a população a conversar com os familiares sobre o desejo de ser doador.

Continue Reading

Featured

Várzea Grande realiza novo mutirão de cirurgias de catarata para reduzir fila de espera

Published

on


Ao todo, 90 pacientes serão atendidos nesta semana; Secretaria de Saúde orienta população a manter dados atualizados para não perder agendamentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promove mais um mutirão de cirurgias de catarata, reforçando o compromisso da gestão municipal com a redução da fila de espera e a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde. Nessa nova etapa, os serviços serão realizados hoje (25) e no sábado, dia 27.

Os procedimentos serão realizados no Centro Mato-Grossense de Oftalmologia (CMO). Hoje deverão ser atendidos 40 pacientes, previamente agendados pela prestadora de serviço. Já no sábado, outras 50 pessoas passarão pelo procedimento.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que os mutirões têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos especializados em tempo oportuno. A cirurgia de catarata devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas, especialmente aos idosos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária.

A superintendente da Atenção Terciária e responsável pela Regulação Municipal, Ângela Sabóia, reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos encontrado dificuldades para localizar muitos pacientes que aguardam atendimento, pois os números de telefone cadastrados estão desatualizados, não completam as chamadas ou não pertencem mais ao usuário. É fundamental que a população mantenha seus dados atualizados para não perder a oportunidade de realizar consultas e procedimentos”, explicou.

Conforme protocolo estabelecido pelo SUS, os prestadores de serviço realizam até três tentativas de contato com o paciente. Caso não haja retorno ou atendimento após essas tentativas, o usuário retorna ao final da fila de espera.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias a ficarem atentos às ligações telefônicas, inclusive de números desconhecidos, pois o contato para confirmação e agendamento dos procedimentos pode ser realizado pelos prestadores credenciados ao município.

 

Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Cacique Raoni apresenta melhora clínica e segue com evolução favorável, diz boletim médico

Published

on

Continue Reading

Featured

PM prende três faccionados e apreende drogas após denúncia de entrega perto de escola

Published

on


Ação da Força Tática começou após denúncia anônima; maconha, cocaína e materiais para comercialização foram apreendidos em dois imóveis

 

Os criminosos foram localizados após notificação anônima recebida pela Força Tática sobre a entrega de entorpecentes nas proximidades de uma escola. Ao chegar ao local, os militares flagraram dois homens em atitude suspeita e, após breve monitoramento, realizaram a abordagem da dupla próxima a uma motocicleta Honda Biz.

 

Na revista aos dois homens, ambos de 22 anos, os militares encontraram uma posição de cerca de 100 gramas de maconha e 138 pinos contendo cocaína. Para a PM, um dos detidos afirmou ser apenas usuário dos entorpecentes, enquanto o outro suspeito disse ser o responsável pelas drogas e que havia outros materiais guardados em uma residência.

 

Os policiais seguiram para a residência do suspeito e fizeram mais buscas, encontrando mais porções grandes e pequenas de maconha e sacolas com pinos com mais substância análoga a cocaína. Os suspeitos ainda indicaram um outro endereço, de onde foram adquiridas as drogas já encontradas.

 

A equipe se encaminhou até o local indicado e abordou uma mulher. Nas buscas na casa dela, foram encontrados os restos das apreensões de maconha e massa base de cocaína prontas para comercialização.

 

Todos os três suspeitos encontrados foram identificados como membros de facção e receberam voz de prisão, sendo prorrogados para a delegacia para registro de ocorrências e demais exceções.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT