Featured
FIT Pantanal 2026 é lançada no 9º Salão Nacional do Turismo em Brasília

Mato Grosso lançou oficialmente a FIT Pantanal 2026 – Feira Internacional do Turismo durante o 9º Salão Nacional do Turismo, realizado em São Paulo. O anúncio foi feito no estande do Estado, no fim da tarde de sexta-feira (22.8). O evento será realizado numa parceria entre a Fecomércio-MT e o Governo do Estado.
O vice-presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT, Jayme Okamura, destacou que a escolha de anunciar a feira neste espaço estratégico tem relação direta com o planejamento do setor.
“Quando antecipamos a divulgação, damos tempo para que empresas, entidades e governos se organizem. No setor de eventos, quem chega primeiro bebe água limpa. A partir de agora, a FIT Pantanal 2026 já entra no calendário de todo o Brasil”, disse.
Com o tema “FIT Pantanal 2026 – Para o Brasil e o Mundo”, a próxima edição será marcada pela internacionalização. A programação terá quatro fóruns: um internacional, dois nacionais e um estadual, com debates sobre desafios globais e locais do turismo.
Entre os temas, estarão em pauta a crise do transporte aéreo, o fortalecimento do turismo de base comunitária e da agricultura familiar, além da integração regional entre Amazônia e Centro-Oeste.
Outra novidade será a Aldeia do Conhecimento, espaço voltado para oficinas, palestras e encontros de negócios, permitindo maior participação de entidades e empresários.
“A FIT já mostrou que é referência no Brasil. Agora é hora de ampliar, atrair novos mercados e consolidar Mato Grosso como destino estratégico também no cenário internacional”, ressaltou Okamura.
A secretária adjunta de Turismo, Maria Leticia Arruda, reforçou que a parceria entre o Governo do Estado e a Fecomércio-MT tem sido decisiva para a consolidação da feira.
“A FIT Pantanal já é um evento consolidado. Ao lançá-la em espaços como o Salão Nacional do Turismo, ampliamos a divulgação, fortalecemos o networking e mostramos como Mato Grosso trabalha de forma integrada para crescer no setor. Já há, inclusive, interesse de outros estados em participar da próxima edição”, destacou.
Na última edição, realizada em 2025, a feira atraiu 70 mil visitantes em Cuiabá, número que representa cerca de 10% da população da capital mato-grossense. O resultado surpreendeu lideranças nacionais do setor.
“O que vocês alcançaram em Mato Grosso é algo único no Brasil. A FIT Pantanal virou exemplo de união e mobilização. Espero que esse modelo inspire o Norte a também criar grandes feiras”, afirmou o vice-presidente da Fecomércio Amazonas, Paulo Tadros.
No estande de Mato Grosso também teve o lançamento do livro “Como desenvolver o turismo no seu município”, de Nelson Eduardo Pereira da Costa, apresentações do grupo Flor Ribeirinha, que atraiu a atenção dos visitantes com as cores, alegrias e os batuques pantaneiros. O chef Marcelo Cotrim também serviu aperitivos com paçoca de pilão com tartar de banana e canapés com o premiado queijo Diamante Cartucheira, de Nossa Senhora do Livramento.
Featured
Acusado de matar empresário na Estrada da Chapada é condenado a 16 anos de prisão em regime fechado

Júri reconheceu que o réu assumiu o risco de matar ao dirigir embriagado, em alta velocidade e na contramão; sentença também suspendeu o direito de dirigir por três anos
O Tribunal do Júri de Cuiabá condenou, nesta quinta-feira (25), Deocimar Silva da Guia pela morte do empresário Célio Marcos de Oliveira, ocorrida em abril de 2021, na Rodovia MT-251, conhecida como Estrada da Chapada. A pena fixada foi de 16 anos de reclusão e 6 meses de detenção, em regime inicialmente fechado, além da suspensão do direito de dirigir veículo automotor pelo prazo de três anos.
De acordo com a sentença proferida pela juíza Mônica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, o Conselho de Sentença reconheceu que o acusado assumiu o risco de produzir o resultado morte ao conduzir o veículo em estado de embriaguez alcoólica, em velocidade acima da permitida e na contramão de direção, em rodovia de tráfego intenso.
O crime aconteceu na manhã do dia 18 de abril de 2021, por volta das 8h, no km 23 da MT-251. Conforme a denúncia, Célio Marcos de Oliveira trafegava regularmente em uma motocicleta BMW-S1000RR quando foi atingido por um Honda Civic conduzido pelo acusado. A vítima sofreu lesões graves e morreu em decorrência da colisão.
Ainda segundo os autos, o réu teria passado a noite em Chapada dos Guimarães e, mesmo após ingerir bebida alcoólica, dirigiu por mais de 40 quilômetros. A velocidade estimada do veículo era de 115 km/h. Após o acidente, ele teria deixado o local a pé, se embrenhado em uma área de mata e se apresentado à Delegacia de Polícia apenas quatro dias depois.
Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese de homicídio com dolo eventual qualificado pelo perigo comum. Ou seja, entenderam que, embora o acusado não tenha tido a intenção direta de matar, assumiu o risco de causar a morte ao dirigir embriagado, em alta velocidade e pela contramão.
Além do homicídio, Deocimar também foi condenado pelo crime de embriaguez ao volante, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Por outro lado, o Conselho de Sentença absolveu o acusado das imputações de omissão de socorro e fuga do local do acidente.
Na dosimetria da pena, a magistrada destacou que a conduta ultrapassou um simples descuido no trânsito. A sentença pontuou que o acusado conduziu o veículo em condições extremamente perigosas e que possuía registros anteriores de infrações de trânsito na mesma rodovia, o que demonstraria consciência sobre o risco da conduta.
A juíza também considerou graves as consequências do crime para a família da vítima. Conforme relatado em plenário, Célio era provedor do lar e deixou esposa e três filhos. A decisão menciona impactos financeiros e psicológicos sofridos pelos familiares, inclusive a necessidade de acompanhamento psicológico e uso de medicação controlada.
Com a condenação superior a 15 anos e com fundamento na soberania dos veredictos do Tribunal do Júri, a magistrada determinou a execução imediata da pena. Por isso, foi decretada a prisão do acusado, com expedição de mandado de prisão para cumprimento imediato.
A sentença foi publicada em plenário ao final do julgamento, no Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá. As partes foram intimadas para fins recursais.
Featured
Dupla é presa com arma falsa após polícia flagrar cães em situação de abandono

Animais foram recolhidos pelo setor de Bem-Estar Animal da prefeitura de Barra do Garças nesta quinta-feira (25). Denúncia anônima motivou a operaçã
Policiais militares do 5º Batalhão, em ação conjunta da Prefeitura de Barra do Garças, resgataram, nesta quinta-feira (25.6), quatro cães vítimas de maus-tratos, no bairro Nova Barra. Na ação, dois homens foram presos em flagrante. As equipes apreenderam um simulacro de arma de fogo.
A ação teve início por volta das 14h02, após denúncias recebidas pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) informando que animais estariam sendo mantidos em situação de abandono e sob condições inadequadas em uma residência do bairro Nova Barra.
No local, a equipe policial contou com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do setor de Bem-Estar Animal, que já averiguavam a denúncia.
Durante a fiscalização, foram constatadas condições precárias de sobrevivência dos animais, caracterizando indícios de maus-tratos. Além disso, um simulacro de arma de fogo também foi apreendido no local.
Diante da situação, quatro cães foram resgatados, sendo dois de pequeno porte e dois de grande porte. Os animais ficaram sob responsabilidade dos agentes ambientais, que adotaram as medidas necessárias para garantir a proteção e os cuidados adequados.
Os responsáveis pelo imóvel foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Featured
Cuiabá volta a registrar recuo na Intenção de Consumo das Famílias em junho

Após dois meses de melhora no índice que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá, o levantamento de junho registrou forte queda de 4,1%, passando de 114,4 pontos, em maio, para 109,7 pontos em junho. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e foram analisados pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).
Apesar de o indicador permanecer na zona de satisfação, acima dos 100 pontos, a queda pode indicar maior cautela por parte das famílias, visto que, desde dezembro do ano passado, o índice não ficava abaixo dos 110 pontos.
O presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, afirmou que o cenário atual exige atenção às condições econômicas e ao orçamento doméstico.
“O forte recuo observado no mês de junho, mesmo que o indicador permaneça em zona de satisfação, demonstra uma postura de atenção por parte das famílias diante das incertezas relacionadas ao mercado de trabalho, à disponibilidade de crédito e ao orçamento doméstico.”
O movimento de cautela pode ser observado nos componentes da pesquisa, que apresentaram piora em todos os indicadores. O destaque ficou para a Perspectiva Profissional, que recuou 7,3% em relação ao mês anterior. A Disponibilidade de Crédito também caiu (-4,7%), mesmo percentual registrado pelo Nível de Consumo Atual. Em seguida, aparecem a Perspectiva de Consumo (-4,0%), o Momento para Duráveis (-3,9%) e a Renda Atual (-3,8%). Já a percepção sobre a situação atual do emprego apresentou variação negativa de 0,8%.
No entanto, conforme análise do instituto da Fecomércio-MT, ainda há percepções positivas em alguns quesitos. Entre os entrevistados, 45,5% afirmaram sentir-se mais seguros em relação ao emprego atual do que no mesmo período do ano passado. Além disso, 54,7% avaliaram que a renda familiar está melhor quando comparada ao mesmo período de 2025.
Wenceslau Júnior também reforçou que “mesmo com a baixa dos indicadores, a percepção positiva sobre emprego e renda em comparação ao ano anterior demonstra que o mercado de trabalho continua sendo um importante fator de sustentação da confiança das famílias”.
Sobre o Nível de Consumo Atual, de acordo com a análise do IPF-MT, 44,0% dos entrevistados afirmaram estar comprando menos em comparação ao ano passado, enquanto 41,8% disseram consumir mais.
Apesar desse cenário, as expectativas permanecem positivas: 47,7% acreditam que o consumo tende a aumentar nos próximos meses, enquanto 42,0% esperam uma redução. Isso demonstra que, embora o consumidor esteja mais atento aos gastos, mantém expectativas de melhora profissional e de estabilidade financeira.
Com isso, o presidente da federação concluiu: “As expectativas de crescimento do consumo permanecem superiores às de retração, indicando que as famílias mantêm perspectivas favoráveis para os próximos meses, apesar da cautela observada no momento atual”, afirmou Wenceslau Júnior.
Business23 horas agoCanola avança no RS e área deve mais que dobrar na safra 2026
Featured19 horas agoVárzea Grande realiza novo mutirão de cirurgias de catarata para reduzir fila de espera
Sustentabilidade21 horas agoSoja apresenta movimentação nesta quinta-feira; confira como ficaram os preços da oleaginosa
Sustentabilidade24 horas agoEntendendo os componentes de produtividade na soja, visando altas produtividades – MAIS SOJA
Business22 horas agoAgroconsult projeta 115,8 milhões de toneladas para a 2ª safra de milho
Featured20 horas agoPalestra destaca liderança feminina e protagonismo nas Unimeds de MT
Featured23 horas agoSoja: vazio sanitário no estado de Tocantins começa dia 1º de julho
Business19 horas agoO agro ganhou uma trégua, não uma garantia
















