Connect with us
22 de junho de 2026

Agro Mato Grosso

Vitrine de inovação para o agro; evento terá mais de 100 marcas expositoras em Cuiabá

Published

on

A GreenFarm 2025 se consolida como um importante evento de inovação e negócios do agro na região Centro-Oeste e projeta reunir mais de 100 marcas expositoras em sua segunda edição. A feira será realizada de 17 a 20 de setembro, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, tendo foco na geração de oportunidades para empresas, produtores, investidores e lideranças rurais.

A proposta é oferecer uma ampla vitrine de soluções, networking e conexões estratégicas. Um cenário favorecido pela localização do evento, já que Cuiabá está no coração da América do Sul, é considerada a capital do estado mais agro do país e tem se destacado por seu papel estratégico no desenvolvimento e na atração de investimentos para Mato Grosso.

Além de ocupar o maior parque multieventos da América Latina, a GreenFarm 2025 foi planejada com uma estrutura versátil que possibilita a instalação de estandes próprios de expositores, em áreas externas localizadas dentro do espaço da feira ou ainda, o uso de estandes prontos, que são oferecidos pela organização, o que reduz os custos de montagens independentes.

Para Randala Lopes, realizadora da GreenFarm, participar como expositor é uma escolha estratégica. Randala destaca o caráter inclusivo e a diversidade de expositores que participam da GreenFarm. “Estar presente com um stand é associar a marca da sua empresa à inovação, à força do agro brasileiro e às soluções mais modernas do setor”, afirma a empresária.

“Acreditamos que o crescimento do agro passa por mais inclusão. Grandes marcas e novos empreendedores dividindo o mesmo espaço, o que potencializa conexões e gera negócios concretos. A GreenFarm 2025 terá agentes do mercado financeiro, político e econômico, além da exposição de produtos, máquinas e serviços que movimentam a agropecuária”, completa Randala.

A organização da GreenFarm destaca ainda os investimentos na estrutura de comunicação e divulgação que traz resultados e valoriza cada expositor. As marcas parceiras ganham visibilidade por meio de campanhas publicitárias, ações de marketing digital, reportagens em veículos especializados e presença nas redes sociais do evento. “Além disso, a programação realizada durante os quatro dias de feira será transmitida ao vivo pelo site oficial da GreenFarm, ampliando o alcance das divulgações e a repercussão nacional”, explica Randala.

Na edição de 2024, a feira movimentou mais de R$ 100 milhões, recebeu 60 marcas expositoras, atraiu visitantes de seis países e contabilizou R$ 15 milhões em leilões de genética animal. O público total foi de 10 mil pessoas em três dias de evento. Para 2025, a meta é ir além: ampliar números, consolidar a qualidade e segmentar ainda mais a programação.

Parcerias renovadas

Entre os expositores confirmados está a House Pantaneira, loja especializada em móveis rústicos. A marca retorna ao evento após uma participação bem-sucedida em 2024. “Tivemos ótimo networking e visibilidade. Este ano, queremos consolidar ainda mais nosso posicionamento no agro”, diz o proprietário Jhonathan Arantes dos Santos. No stand, a empresa vai expor peças como mesas, cadeiras, aparadores, tábuas e facas artesanais.

Também já confirmou presença a Concessionária Vegrande, representante da marca de máquinas e implementos da New Holland, em Várzea Grande (MT). Para Walter Zacarkim, diretor comercial, a feira é uma excelente oportunidade de relacionamento com o público agro. “A Vegrande participou da edição de 2024 e já estamos com os preparativos para 2025. Vamos preparar o nosso stand para receber os produtores e ofertar tudo que é necessário, desde o preparo do solo até a colheita, incluindo tratores, implementos agrícolas e colheitadeiras”, ressalta.

A Rede de Hotéis Amazon também volta a ser expositora em 2025 depois de uma participação positiva na edição anterior. “A GreenFarm proporcionou networking, fortalecimento da marca e geração de novos contatos comerciais”, afirma Karine Reis, especialista em marketing da rede Amazon. Ainda de acordo com Karine, o evento também ampliou a visibilidade da marca entre empresas do agronegócio e gerou novas reservas corporativas. Com a feira maior este ano, a expectativa é fortalecer ainda mais a presença no setor. “Estamos entusiasmados em participar de uma feira que cresce junto com a força do agro mato-grossense, um dos setores que mais movimentam a economia do estado e do país.”

“A GreenFarm foi projetada para integrar todo o ecossistema do agronegócio e abre espaço tanto para empresas consolidadas quanto para novos negócios, que poderão apresentar soluções, lançar produtos e fortalecer o próprio posicionamento no setor agropecuário”, reforça Randala.

Programação ampla e variada – Entre os destaques da edição deste ano estão o Hackathon “Celeiro de Campeões”, promovido pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, exposição de animais, leilões de equinos e bovinos, painéis e palestras, além do encerramento do Circuito Fazenda Rosa com mais de 1.500 mulheres do agro. A piscicultura também terá espaço garantido, com programação em parceria com a AQUAMAT. O evento termina com o Festival Rústico, no dia 20 de setembro, em que o público vai aproveitar mais de seis horas de open food e um show nacional com o cantor Ralf.

GreenFarm 2025
Data: 17 a 20 de setembro
Local: Parque Novo Mato Grosso – Cuiabá/MT
Contato para expositores: (65) 98147-3309 / (65) 98126-0034
Transmissão ao vivo: www.greenfarmbrasil.com.br

 

Continue Reading

Agro Mato Grosso

Governo de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “MT é um exemplo do que o Brasil pode fazer”

Published

on

Primeiro trecho da Ferrovia Estadual foi entregue em Dom Aquino e avança na integração logística da produção de Mato Grosso ao país

O Governo de Mato Grosso e a Rumo inauguraram, neste sábado (20), o primeiro trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. São 162 quilômetros de extensão, ligando Rondonópolis ao novo terminal ferroviário instalado na BR-070, em Dom Aquino, com investimento de R$ 5 bilhões nesta primeira etapa.

Considerada a maior ferrovia em execução no Brasil, o projeto terá 740 quilômetros de extensão quando concluído, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses e com ramal previsto para Cuiabá.

Durante a entrega, o governador Otaviano Pivetta destacou o papel do Governo de Mato Grosso na criação das condições para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer. Enquanto a Rumo construiu 162 quilômetros de ferrovia, nós vamos concluir mais de 7 mil quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais até o final do ano. Investimos R$ 28 bilhões em infraestrutura para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.

Ele também ressaltou os avanços fiscais e institucionais do Estado nos últimos anos. “Recebemos um Estado considerado insolvente e hoje Mato Grosso tem nota triplo A há três anos. Saímos das últimas posições na educação e hoje estamos entre os melhores do país. Quando o governo faz o dever de casa, o desenvolvimento acontece”, completou.

O presidente da Rumo, Pedro Palma, destacou a construção conjunta do projeto. “A visão de futuro é importante, mas ela não basta. É preciso conhecimento, parceria e coragem para transformar projetos em realidade. O modelo criado por Mato Grosso foi fundamental para que esse investimento saísse do papel e chegasse até aqui”, destacou.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a importância da ferrovia para a competitividade da produção brasileira. “Essa ferrovia liga Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da produção brasileira. A ferrovia melhora o transporte, ajuda o meio ambiente, reduz custos e impulsiona o desenvolvimento econômico do país”, disse.

O presidente do conselho de administração da Cosan, Rubens Ometto, ressaltou o impacto da integração logística. “É uma parceria que mostra o que o Brasil é capaz de fazer quando iniciativa privada e poder público trabalham juntos. Esse projeto conecta a produção de Mato Grosso ao Porto de Santos e ao mundo. É a verdadeira ferrovia do grão, que também traz fertilizantes, exporta algodão e movimenta a indústria do etanol. Essa entrega representa muito mais do que novos trilhos, gera empregos e cria condições para que as pessoas construam aqui as suas vidas”, pontuou.

O ministro dos Transportes, George Santoro, parabenizou os envolvidos. “Essa obra representa um avanço importante para a logística do país e para o setor produtivo”, disse.

Terminal Ferroviário

As obras tiveram início em novembro de 2022 e mobilizaram mais de 65 empresas contratadas e cerca de 5 mil trabalhadores. Somente na construção do terminal, foram gerados mais de 800 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito de Dom Aquino, Carlim Amarelo, a chegada da ferrovia representa uma transformação regional. “Estamos diante de uma obra que fortalece Mato Grosso e muda a história da nossa região. Dom Aquino passa a integrar uma importante rota logística nacional, ampliando oportunidades para produtores, empresas e para toda a população”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos da região, empresários, representantes do setor produtivo e outras lideranças.

 

Continue Reading

Agro Mato Grosso

Elefanta Baby chega a santuário em MT após dois anos de espera 

Published

on

A elefanta Baby chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, marcando o fim de uma longa espera iniciada após o encerramento das atividades do zoológico do Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina.

O transporte do animal foi realizado por uma equipe especializada e acompanhado por veterinários e tratadores ao longo de todo o percurso. A chegada representa um novo capítulo na vida da elefanta, que agora passará por um período de adaptação antes de explorar áreas maiores do santuário.

Baby passou anos da vida vivendo em um circo e agora chega ao Santuário. — Foto: Santuário dos Elefantes Brasil

Baby viveu grande parte da vida em cativeiro e foi transferida para o espaço de conservação após anos sob cuidados humanos. Desde o fechamento do zoológico, em 2024, instituições e especialistas trabalhavam para viabilizar sua mudança para um local mais adequado às necessidades da espécie.

De acordo com o santuário, a elefanta permanecerá inicialmente em uma área preparada para recebê-la com segurança. Durante os primeiros dias, a equipe técnica acompanhará seu comportamento, alimentação e condições de saúde para garantir uma transição tranquila.

O que é o Santuário de Elefantes Brasil?

O Santuário de Elefantes Brasil é o único da América Latina dedicado exclusivamente ao acolhimento de elefantes que viveram em zoológicos, circos ou outras situações de cativeiro. O local oferece amplas áreas naturais para que os animais recuperem comportamentos típicos da espécie e tenham mais autonomia.

A expectativa dos responsáveis é que, gradualmente, Baby se adapte ao novo ambiente e possa desfrutar de uma rotina mais próxima daquela encontrada na natureza. O processo, no entanto, será conduzido respeitando o ritmo do animal.

Com a chegada da elefanta, o santuário amplia o grupo de animais acolhidos e reforça seu trabalho voltado ao bem-estar e à recuperação física e emocional de elefantes resgatados em diferentes regiões do país.

Continue Reading

Agro Mato Grosso

Gasolina com 32% de etanol será aprovada na quarta-feira (24), diz Alckmin

Published

on

mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% (E30) para 32% (E32) a partir da próxima quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin em visita a Mato Grosso, neste sábado (20).

De acordo com Alckmin, o aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, além de trazer benefícios ambientais e estimular o setor agroindustrial brasileiro.

“Tem muito etanol de milho. [O país] produz o etanol e produz o DDG (Grãos Secos de Destilaria). Então, quarta-feira passa a gasolina que tinha 27,5% de etanol e passou para 30%, agora passa para 32%. Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria que vai fazer etanol combustível e vai fazer para ração animal”, disse.

Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.

A medida integra as diretrizes da Lei do Combustível do Futuro, marco regulatório voltado à ampliação do uso de energias renováveis e à redução das emissões no setor de transportes. Em agosto de 2025, a mesma política elevou o percentual de etanol na gasolina de 27,5% para os atuais 30%.

Produção de etanol de milho

A produção de etanol de milho no Brasil é um dos pilares da expansão dos biocombustíveis no país. A perspectiva de produção é de aproximadamente 9 bilhões de litros, representando mais de 25% do total de etanol produzido no Brasil, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

O Centro-Oeste é o grande motor da produção, com destaque para Mato Grosso que é o maior produtor de etanol de milho do Brasil, concentrando sozinho cerca de 70% de toda a oferta nacional. Em seguida está Goiás e Mato Grosso do Sul.

Na safra mais recente, a produção estadual atingiu a marca histórica de 5,6 bilhões de litros de etanol, com projeções apontando para um salto superior a 16% em novos ciclos.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT