Featured
Palestra destaca liderança feminina e protagonismo nas Unimeds de MT

Encontro reuniu médicas cooperadas e reforçou a importância da participação feminina na gestão, no cooperativismo e na formação de novas lideranças.
Fortalecer a participação das mulheres nos espaços de decisão e preparar novas lideranças para os desafios do cooperativismo. Esse foi o tema da palestra online “O Futuro é Coop e Precisa de Lideranças Femininas” que reuniu cooperadas das Unimeds de Mato Grosso, na noite dessa terça-feira (23).
O encontro, promovido pelo Sistema OCB/MT (Sescoop-MT) em parceria com a Federação Mato Grosso, reuniu médicas cooperadas de diversas Unimeds do Estado para uma reflexão sobre liderança, governança e o futuro do cooperativismo médico.
A palestra foi realizada pela relações-públicas e doutora em Estudos da Linguagem, Dra. Thaís Jerônimo, consultora da Unimed Brasil responsável pelo Programa de Gestão e Relacionamento com Cooperados. Com mais de 20 anos de experiência no cooperativismo, a especialista destacou a importância de desenvolver competências de liderança e ampliar a participação feminina nos espaços estratégicos das cooperativas.
Durante a palestra, Thaís apresentou dados sobre a evolução da medicina e do cooperativismo no Brasil, mostrando que a presença feminina na profissão médica cresce de forma consistente e deverá se tornar maioria nos próximos anos. Segundo ela, esse movimento torna ainda mais necessária a formação de lideranças femininas preparadas para atuar na gestão das cooperativas
A consultora também destacou que liderança não depende de cargo, mas da capacidade de influenciar pessoas e gerar transformação.
“Liderança é uma ação, não uma posição. Você não precisa esperar ter um cargo para exercer um papel de líder”, enfatizou.
A diretora financeira da Federação Mato Grosso e presidente da Unimed Araguaia, Dra. Darcyane Faria, ressaltou a contribuição das mulheres para a gestão cooperativista.
“Reconhecemos que as mulheres, quando dotadas de perfil de liderança e vontade de aprender, têm muito a acrescentar na gestão das nossas cooperativas. Temos certeza de que este será um momento de grande aprendizado”, afirmou.
Durante o encontro, a integrante do Comitê Educativo da Unimed Cuiabá, Dra. Andrea Minossi, destacou a relevância de iniciativas voltadas ao fortalecimento da liderança feminina dentro do cooperativismo, ressaltando que espaços de formação e diálogo são fundamentais para ampliar a participação das mulheres nos processos de decisão.
A conselheira de administração da Unimed Cuiabá, Dra. Lia Pelloso, também compartilhou sua experiência na gestão da cooperativa e ressaltou a importância da participação ativa dos cooperados
“Sempre participei das assembleias, mas foi quando me envolvi diretamente na administração que compreendi a complexidade da gestão de uma cooperativa. Precisamos participar, entender os números e contribuir para as decisões. Esse
processo foi um grande aprendizado e mostrou o quanto é importante preparar novas lideranças”, afirmou.
Também integrante do Conselho de Administração da Unimed Cuiabá, Dra. Fabiany Bertaglia da Silva ressaltou o papel transformador das mulheres dentro do cooperativismo.
“A mulher, dentro do cooperativismo, inspira pessoas e fortalece os princípios da cooperação, promovendo um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, afirmou.
A palestra também evidenciou o protagonismo de Mato Grosso no cenário nacional, destacando que a Federação Mato Grosso possui uma das maiores participações femininas em cargos de direção do Sistema Unimed, sendo referência para outras regiões do país.
Ao final do evento, as participantes compartilharam experiências sobre atuação em conselhos de administração, sucessão de lideranças e desafios geracionais, reforçando a importância da capacitação contínua para ampliar a presença feminina nos espaços de decisão. A iniciativa integra as ações de desenvolvimento promovidas pelo cooperativismo para fortalecer a governança e preparar as lideranças do futuro.
Featured
Homem usava família como fachada para furtar supermercado atacadista em Várzea Grande

Suspeito confessou ter convidado o cunhado e um menor de idade para o esquema nos caixas rápidos. Polícia Civil rastreou veículo usado na fuga
Três pessoas, envolvidas em um furto qualificado em um supermercado atacadista em Várzea Grande, foram identificadas e detidas pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (25.6), em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
A ação resultou na prisão em flagrante de dois homens pelos crimes de furto qualificado pela fraude e concurso de pessoas e também corrupção de menores e na apreensão de uma adolescente pelo ato infracional de furto com as mesmas qualificadoras.
O crime ocorreu na noite de terça-feira (23), quando os suspeitos utilizaram um esquema fraudulento para subtrair aproximadamente R$ 1 mil em mercadorias do estabelecimento. Conforme apurado, o grupo se dividiu em equipes, encheu dois carrinhos com produtos diversos e se dirigiu aos caixas de autoatendimento.
No local, efetuaram o pagamento apenas de alguns itens de baixo valor para gerar o QR Code que libera a catraca de saída, deixando o estabelecimento com a maior parte dos produtos sem efetuar o pagamento. Assim que acionada, a equipe da Derf-VG iniciou diligências e analisou imagens do sistema de monitoramento do supermercado, identificando um veículo, Fiat Uno, utilizado pelos suspeitos na ação criminosa.
Com base nas informações levantadas, os policiais realizaram diligências e conseguiram localizar e prender os dois suspeitos maiores de idade além de apreender o adolescente de 16 anos envolvido na ação. O veículo utilizado no crime também foi apreendido.
Durante as investigações, representantes do estabelecimento relataram que o principal suspeito já havia praticado furtos anteriores no mesmo supermercado utilizando método semelhante. Segundo o relato, ele costumava entrar no local acompanhado de mulher e crianças para simular uma situação comum de compras em família e dificultar a percepção da ação criminosa.
Em depoimento, um dos conduzidos confessou ter participado do furto a convite do cunhado, acreditando que não haveria consequências, uma vez que o comparsa já teria praticado ações semelhantes anteriormente. O adolescente também confirmou a participação no crime e afirmou que não era a primeira vez que auxiliava o investigado.
Diante das evidências, os suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde após serem interrogados pela delegada Elaine Fernandes, foram autuados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e concurso de pessoas, corrupção de menores, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Segundo a delegado, os três suspeitos são contumazes nas práticas de crimes. “Um deles possui registro de roubo e tráfico de drogas e o outro por furto qualificado e receptação”, disse a delegada.
A Polícia Civil segue com as investigações para apurar o envolvimento dos conduzidos em outros furtos registrados na região.
Com Assessoria
Featured
Várzea Grande realiza novo mutirão de cirurgias de catarata para reduzir fila de espera

Ao todo, 90 pacientes serão atendidos nesta semana; Secretaria de Saúde orienta população a manter dados atualizados para não perder agendamentos
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande promove mais um mutirão de cirurgias de catarata, reforçando o compromisso da gestão municipal com a redução da fila de espera e a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde. Nessa nova etapa, os serviços serão realizados hoje (25) e no sábado, dia 27.
Os procedimentos serão realizados no Centro Mato-Grossense de Oftalmologia (CMO). Hoje deverão ser atendidos 40 pacientes, previamente agendados pela prestadora de serviço. Já no sábado, outras 50 pessoas passarão pelo procedimento.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que os mutirões têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir as filas e garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos especializados em tempo oportuno. A cirurgia de catarata devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas, especialmente aos idosos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para atender quem mais precisa”, afirmou a secretária.
A superintendente da Atenção Terciária e responsável pela Regulação Municipal, Ângela Sabóia, reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Temos encontrado dificuldades para localizar muitos pacientes que aguardam atendimento, pois os números de telefone cadastrados estão desatualizados, não completam as chamadas ou não pertencem mais ao usuário. É fundamental que a população mantenha seus dados atualizados para não perder a oportunidade de realizar consultas e procedimentos”, explicou.
Conforme protocolo estabelecido pelo SUS, os prestadores de serviço realizam até três tentativas de contato com o paciente. Caso não haja retorno ou atendimento após essas tentativas, o usuário retorna ao final da fila de espera.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias a ficarem atentos às ligações telefônicas, inclusive de números desconhecidos, pois o contato para confirmação e agendamento dos procedimentos pode ser realizado pelos prestadores credenciados ao município.
Com Assessoria
Featured
Cacique Raoni apresenta melhora clínica e segue com evolução favorável, diz boletim médico

Líder indígena de 94 anos oi internado no Hospital São Paulo no dia 19 de junho com obstrução intestinal alta e pneumonia aspirativa.
O Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) informou, em atualização divulgada nesta quinta-feira (25), que o líder indígena Raoni Metuktire, de 94 anos, apresenta evolução clínica favorável após passar por cirurgia para desobstrução intestinal.
Segundo o boletim médico, Raoni deu entrada na instituição no dia 19 de junho com quadro de obstrução intestinal alta e pneumonia aspirativa. No dia 20, ele foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal.
Após o procedimento, permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no pós-operatório e foi transferido para o quarto na noite de 23 de junho.
De acordo com o hospital, Raoni está aceitando bem a alimentação por via oral e realiza exercícios respiratórios sob os cuidados do serviço de Fisioterapia.
Ainda segundo o boletim, ele”está sem febre, com abdome flácido, função renal normal e respira em ar ambiente”.
Featured10 horas agoFacção lavava dinheiro de drogas em supermercado de MT; polícia bloqueia R$ 9,3 milhões
Agro Mato Grosso9 horas agoCapacitação do TCE-MT reúne especialistas de todo país e ganha destaque nacional
Featured24 horas agoBrasil goleia Escócia por 3 a 0 e garante classificação antecipada na Copa do Mundo
Sustentabilidade7 horas agoAgro contesta impacto fiscal da renegociação de dívidas – MAIS SOJA
Featured6 horas agoMichelle Bolsonaro nega briga com Flávio e pede união da Direita
Agro Mato Grosso9 horas agoMT é nova fronteira para a exploração das terras raras
Business5 horas agoCanola avança no RS e área deve mais que dobrar na safra 2026
Sustentabilidade6 horas agoMilho brasileiro atinge novo patamar de produtividade e supera 369 sacas por hectare – MAIS SOJA


/s2-g1.glbimg.com/YiYa0gtYt7VJTbgXqRJ7yfpRDmw%3D/600x0/filters%3Aquality%2850%29/https%3A//i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/a/w/kogR8KQRGEP0GTF0u2Aw/150x150px-6-.jpg)














