Agro Mato Grosso
Patrulha Rural impede 62ª invasão de terra na zona rural de Mato Grosso

Suspeitos montaram acampamento clandestino com diversas placas solares, às margens do Rio Alegre
Policiais militares da Patrulha Rural do 12º Comando Regional prenderam dois homens, nesta quarta-feira (10.12), suspeitos de invadir uma propriedade rural localizada na zona rural de Pontes e Lacerda (a 445 km de Cuiabá). As equipes apreenderam diversas placas solares já instaladas em estruturas montadas pelos envolvidos. Essa é a 62ª ação de invasão de terra impedida pelas Forças de Segurança do Estado.
Os policiais militares receberam informações de que um grupo havia invadido uma fazenda no município e instalado um acampamento ilegal às margens do Rio Alegre. Segundo a denúncia, o número de indivíduos aumentava diariamente e já havia sinais de degradação ambiental na área de pastagem e na vegetação nativa.
No âmbito do programa Tolerância Zero Contra as Invasões de Terras, as equipes reforçaram o policiamento na região e se deslocaram até o ponto informado. Durante o patrulhamento, foram visualizados cerca de oito suspeitos, que fugiram em meio à mata.
Durante as buscas, os militares localizaram dois suspeitos no interior de um grande acampamento clandestino montado em área de mata fechada. No local, havia uma extensa estrutura logística utilizada pelos invasores, incluindo placas solares, baterias e geradores a combustão.
Além disso, as equipes apreenderam eletrodomésticos, nove barracos de lona e uma espingarda calibre .22 com 25 munições. O acampamento clandestino foi destruído e os equipamentos foram inutilizados. Um dos suspeitos possui passagem por receptação. A dupla e os demais equipamentos recolhidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
![]()
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Agro Mato Grosso
MT tem a 7ª maior média salarial do Brasil, aponta IBGE

Apesar de estar no top 10 do ranking, o valor médio pago no estado está abaixo da média nacional, segundo dados do IBGE.
Mato Grosso aparece entre os estados brasileiros com as maiores médias salariais do país, segundo o relatório de Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, o estado ocupa a 7ª posição no ranking nacional, com salário médio de R$ 3.701,29 pago aos trabalhadores formais. Apesar de estar no top 10 do ranking, o valor médio pago no estado está abaixo da média nacional, que ficou em R$ 3.932,45 (veja ranking completo abaixo).
O Distrito Federal lidera a lista com uma remuneração média de R$ 6.845,13. Na sequência aparecem São Paulo, com salário médio de R$ 4.423,04 e Mato Grosso do Sul, com R$ 3.798,16.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/o/3/dp3S1vRyiFhRMpc3FP4Q/260527-info-cempre-ibge-mapa.png)
Ranking dos estados com maiores salários médios
- Distrito Federal — R$ 6.845,13
- Rio de Janeiro — R$ 4.501,35
- São Paulo — R$ 4.423,04
- Mato Grosso do Sul — R$ 3.798,16
- Santa Catarina — R$ 3.777,55
- Paraná — R$ 3.731,30
- Mato Grosso — R$ 3.701,29
- Amazonas — R$ 3.627,07
- Rondônia — R$ 3.615,15
- Roraima — R$ 3.565,09
- Acre — R$ 3.464,80
- Tocantins — R$ 3.397,52
- Amapá — R$ 3.390,20
- Minas Gerais — R$ 3.387,03
- Espírito Santo — R$ 3.380,06
Feira de empregos oferece mais de 750 vagas em Várzea Grande
Geração de empregos
Em fevereiro, no último dado consolidado, o estado registrou um saldo positivo de 4.749 novas vagas de empregos formais. Os setores que mais impulsionam a abertura de vagas no estado são serviços, (liderando o ranking de contratações, seguidos pela construção Civil, comércio, indústria e agropecuária.
- Seis dos 10 setores que mais empregam pagam abaixo da média nacional:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/R/F/bHJbNMSd27oNTzzEhoCA/260527-info-cempre-ibge-setor.png)
Setores que mais empregam e pagam o melhor salário médio. — Foto: Arte/g1
Agro Mato Grosso
Cuiabá registra 13,4°C e bate novo recorde de frio em 24h I MT

Temperaturas devem começar a subir na capital a partir de domingo (28), quando a mínima prevista é de 21°C.
🥶Cuiabá registrou um novo recorde de frio na madrugada desta quinta-feira (25). Os termômetros marcaram 13,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A nova mínima foi registrada um dia após a capital bater o recorde de temperatura mais baixa do ano, com 13,6°C na manhã de quarta-feira (24). Até então, a menor temperatura do ano em Cuiabá era de 14°C, registrada em 11 de maio.
No estado, Chapada dos Guimarães continuou com a menor temperatura entre os municípios monitorados pelo Inmet, com mínima de 10,2°C.
De acordo com a previsão do instituto, as temperaturas devem começar a subir em Cuiabá a partir de domingo (28), quando a mínima prevista é de 21°C e a máxima pode chegar a 34°C.
Outras cidades de Mato Grosso afetadas pela frente fria nesta quarta-feira foram:
- Tangará da Serra – mínima: 12 °C
- Campo Verde – mínima: 12,2 °C
- Salto do Céu – mínima: 12,5 °C
- Santo Antônio de Leverger – mínima: 13,7 °C
- Primavera do Leste – mínima: 12,9 °C
- Mirassol D’Oeste – mínima: 12,5 °C
- Pontes e Lacerda – mínima: 12,7 °C
- Salto do Céu – mínima: 12,5 °C
- Barra do Bugres – mínima: 13,8 °C
🔥’Cuiabrasa’
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/p/S/Cz9P8DRBGN1xbeyzqynw/whatsapp-image-2024-05-06-at-18.34.00.jpeg)
Cuiabá, capital de Mato Grosso — Foto: Wesllen Ortiz
Os recordes das quedas de temperaturas em Cuiabá chamam atenção pelo fato da capital ser conhecida como uma das cidades mais quentes do país. Em outubro de 2023, Cuiabá entrou para a lista das 10 maiores temperaturas já registradas no Brasil, ao atingir 44,2°C, a maior temperatura da história do município.
Desde a década de 40, a temperatura máxima da cidade subiu 3 ºC , conforme registros feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e avaliados pelo climatologista e doutor em meteorologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques.
Ao g1, Rodrigo explicou que o histórico de Cuiabá sempre foi de temperaturas elevadas, mesmo com uma média de temperatura na casa dos 26ºC. O professor explica que o motivo deste calor extremo é uma combinação de fatores: aquecimento global, localização e falta de vegetação na capital.
Agro Mato Grosso
TCE-MT capacita conselheiros de saúde para fortalecer controle social nos municípios

Realizado pela Comissão de Saúde do TCE, o encontro visa qualificar a atuação dos Conselhos de Saúde nos 142 municípios de Mato Grosso
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) iniciou, nesta terça-feira (23), a “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”. Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro visa qualificar a atuação dos Conselhos de Saúde nos 142 municípios de Mato Grosso, resultando no fortalecimento do Controle Social.
Em sua fala de abertura, o coordenador-geral do evento, presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, destacou o desafio constatado em estudo de campo do Observatório de Dados de Saúde, que indica a necessidade de ampliação da participação dos conselheiros municipais de saúde desde as etapas iniciais do planejamento da Programação Anual de Saúde, bem como o fortalecimento do acompanhamento dos Planos Municipais de Saúde.
“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal, deve ser um instrumento de gestão capaz de refletir a realidade local, orientar prioridades, organizar metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados para corrigir rumos em tempo oportuno, qualificar decisões e garantir maior transparência no uso dos recursos públicos.”, declarou o conselheiro.
Para Maluf, a capacitação representa um passo importante para fortalecer a autonomia, a capacidade de análise e o protagonismo dos conselheiros de saúde no acompanhamento da política pública. “Os conselheiros de saúde exercem um papel fundamental. Não são apenas fiscais ou validadores formais de documentos, mas protagonistas da política pública, representantes da sociedade e parceiros indispensáveis no acompanhamento das ações, das metas e dos resultados”.
O anfitrião destacou ainda o Painel Nacional dos Planos Municipais de Saúde, uma ferramenta de monitoramento desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo em uma iniciativa alinhada entre o Ministério da Saúde, a Atricon, o Instituto Rui Barbosa e o TCE-MT. “Essa ferramenta contribuirá para um acompanhamento mais organizado, integrado e transparente dos planos, fortalecendo tanto a atuação dos Tribunais de Contas quanto o trabalho dos conselhos de saúde no monitoramento das metas e dos compromissos assumidos pela gestão.”
Entre as ações estratégicas conduzidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, sob a presidência de Sérgio Ricardo, o encontro tem foco no aperfeiçoamento da governança pública e na qualificação dos mecanismos de controle social. Nesse contexto, contribui para o fortalecimento da atuação dos conselhos municipais no acompanhamento e na fiscalização das políticas de saúde.
Ouvidor-geral do TCE-MT e vice-presidente da Copspas, o conselheiro Antonio Joaquim reforçou a importância da capacitação dos conselhos municipais. “Nós não temos capacidade de absorver todas as demandas de fiscalização. Quem tem todos os instrumentos para poder ajudar de forma muito mais completa é a população, que denuncia na ouvidoria ou para qualquer conselheiro. Então, uma capacitação como essa acaba trazendo retorno nas políticas públicas”.
Já o conselheiro Campos Neto declarou estar muito contente com a atuação do Tribunal de Contas de Mato Grosso. “Estamos indo lá na ponta fiscalizar os jurisdicionados. Desejo um feliz curso a todos os participantes”, disse.
Presente na cerimônia de abertura, o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Mato Grosso, René Oliveira Neuenschwander Júnior, ressaltou as frequentes capacitações realizadas pelo TCE-MT. “É fundamental não só o relacionamento entre instituições, mas o relacionamento com o cidadão, que às vezes está carente de ferramentas para o controle social. Não adianta ter boas intenções se não tiver um servidor e um conselheiro capacitados, e é por isso que os cursos do TCE, com esse contato com as prefeituras, são fundamentais.”
Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto Felipe, o evento representa uma nova parceria estratégica entre o Tribunal de Contas e a gestão pública. “É uma capacitação que vai trazer muito benefício a todos os municípios do estado, principalmente nesse momento em que estamos discutindo os Planos Municipais de Saúde. Não tem como fazer saúde pública sem planejamento, porque o Mato Grosso é um estado continental, cada região tem a sua especificidade e seus desafios. Ainda temos muito a avançar, mas eu acho que estamos no caminho certo.”
Representando o Legislativo Estadual, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. Eugênio, relembrou o papel dos conselhos municipais de saúde, que recentemente passam a atuar como órgãos deliberativos, com capacidade e autonomia para tomar decisões em seus municípios. “Essa capacitação dá aos conselheiros municipais de saúde uma visão muito mais profunda da sua importância no seu município. Eles voltarão para a casa com uma responsabilidade ainda maior de dar continuidade ao aprendizado”, pontuou.
Em sua fala, o procurador-geral interino do Ministério Público de Contas (MPC-MT), William Brito Júnior, ressaltou a atuação formadora do TCE-MT. “O Tribunal de Contas virou a chave na sua atuação. Ele continua auditando, fiscalizando e julgando as contas de todos os gestores, mas hoje percebeu que é muito mais eficiente trabalhar no preventivo com capacitações, orientações e, nesse caso, uma capacitação específica dos conselheiros municipais de saúde.”
Durante os três dias de curso, os participantes terão acesso a palestras e a nove módulos temáticos ministrados pela auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal Tarsila Firmino Ely, e pelo chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, AB-Diel Nunes de Andrade.
Participaram ainda da abertura da capacitação o secretário-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e coordenador do Comitê Estadual de Saúde, Agamenon Alcântara Moreno Junior; a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Januária Dorilêo; a chefe substituta do serviço de articulação no Ministério da Saúde, Gleide de Miranda; a assessora do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Gisele de Souza Cruz e o superintendente de Avaliação e Consultoria de Saúde, Previdência e Assistência Social da Controladoria Geral do Estado (CGE), Marcos Vinicios Santos.
Featured11 horas agoFacção lavava dinheiro de drogas em supermercado de MT; polícia bloqueia R$ 9,3 milhões
Agro Mato Grosso10 horas agoCapacitação do TCE-MT reúne especialistas de todo país e ganha destaque nacional
Sustentabilidade8 horas agoAgro contesta impacto fiscal da renegociação de dívidas – MAIS SOJA
Featured7 horas agoMichelle Bolsonaro nega briga com Flávio e pede união da Direita
Business6 horas agoCanola avança no RS e área deve mais que dobrar na safra 2026
Agro Mato Grosso10 horas agoMT é nova fronteira para a exploração das terras raras
Sustentabilidade7 horas agoMilho brasileiro atinge novo patamar de produtividade e supera 369 sacas por hectare – MAIS SOJA
Sustentabilidade13 horas agoChuva atrasa o avanço da colheita do milho em Mato Grosso do Sul – MAIS SOJA
















