Connect with us
24 de junho de 2026

Featured

Aneel reduz bandeira na conta de energia elétrica em outubro; veja o que muda

Published

on


Agência Brasil – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Continue Reading

Featured

Termômetros caem para 14°C a partir de hoje (24) e Defesa Civil emite alerta em Cuiabá

Published

on


Capital deve registrar os dias mais gelados do ano até o próximo sábado. Órgão pede atenção especial com idosos, crianças e proíbe aquecedores improvisados

Defesa Civil orienta população diante da queda de temperatura em Cuiabá

Com a massa de ar frio avançando sobre a região Centro-Oeste e provocando queda acentuada das temperaturas em Cuiabá, a Defesa Civil Municipal reforçou as orientações à população e segue monitorando as condições meteorológicas na capital. A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) indica mínimas de até 14°C entre esta terça-feira (23) e sábado (27), período que deve registrar os dias mais frios do ano até o momento.

De acordo com o boletim, esta terça-feira (23) terá temperatura variando entre 19°C e 26°C, com predomínio de céu parcialmente nublado. A mudança mais significativa ocorre a partir de quarta-feira (24), quando os termômetros devem registrar mínima de 14°C e máxima de 20°C, com possibilidade de chuva isolada. Na quinta-feira (25), a mínima permanece em 14°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar 22°C.

Na sexta-feira (26), o tempo segue com predominância de nebulosidade, com temperaturas entre 16°C e 26°C. Já no sábado (27), a tendência é de elevação gradual das temperaturas, com mínima de 18°C e máxima de 30°C, além de períodos de sol entre nuvens.

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou que o órgão acompanha continuamente os boletins meteorológicos e reforça a importância da adoção de medidas preventivas durante os dias mais frios.

“Embora Cuiabá seja conhecida pelas altas temperaturas, a chegada dessa massa de ar frio exige atenção, especialmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A orientação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e adote os cuidados necessários para preservar a saúde e a segurança de todos”, afirmou.

Entre as recomendações da Defesa Civil estão a revisão de telhados, calhas e ralos para evitar infiltrações, a separação prévia de agasalhos e cobertores e a atenção especial às pessoas mais sensíveis às mudanças climáticas. Durante o período de frio, também é recomendado manter o corpo aquecido, hidratar-se adequadamente e evitar o uso de fogueiras, braseiros ou aquecedores improvisados em ambientes fechados.

Após a passagem da frente fria, a expectativa é de dias mais secos e ensolarados, com redução da umidade relativa do ar. Nesse cenário, a Defesa Civil orienta a população a reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada à fumaça e à poeira e não realizar queimadas, prática que configura crime ambiental.

O novo boletim reforça a sequência de mudanças climáticas registradas neste mês. No último dia 10 de junho, Cuiabá esteve entre os municípios mato-grossenses incluídos em alerta amarelo de tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Agora, o destaque é a chegada da massa de ar frio, que deve provocar uma das quedas mais expressivas de temperatura do ano na capital.

A Defesa Civil Municipal segue acompanhando a evolução das condições meteorológicas e orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Defesa Civil pelo número 199.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Novo sistema da Prefeitura de Cuiabá vai detalhar custos e andamento de toda a gestão

Published

on


Geral

Programa Integra Cuiabá teve seu primeiro encontro orientativo nesta terça (23). População poderá acompanhar o calendário anual de licitações com mais clareza



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, avança na implantação do programa Integra Cuiabá, sistema integrado de governança que conecta planejamento estratégico, orçamento e contratações para modernizar a gestão pública. O 1º Encontro Orientativo sobre a iniciativa foi realizado nesta terça-feira (23), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.



Desenvolvido pela Diretoria Técnica de Governança da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, o projeto utiliza ferramentas digitais para ampliar a eficiência administrativa, fortalecer a transparência e melhorar o controle de resultados.



O Integra Cuiabá foi estruturado em etapas, com as primeiras tratativas sob coordenação do secretário Murilo Bianchini e, nesta fase de implantação, sob liderança do secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Rafael Alvarez Paulino Iacovacci, com aprovação do prefeito Abilio Brunini. Novas etapas estão previstas para o segundo semestre de 2026 e ao longo de 2027.



Segundo Rafael, um dos principais desafios identificados foi a falta de integração entre as áreas de planejamento, orçamento e contratações. “Os processos existiam e funcionavam, mas de forma isolada. O que estamos fazendo agora é conectar essas áreas dentro de uma lógica única de gestão. Hoje é um divisor de águas para o município, porque estamos integrando duas linguagens distintas, a área contábil e a área de planejamento, colocando ambas no mesmo plano”, afirmou.



De acordo com o secretário, essa integração abrange desde o planejamento estratégico até os níveis tático e operacional, envolvendo instrumentos como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Contratações Anual (PCA).



“Estamos conectando instrumentos fundamentais para que tudo converse dentro de uma mesma estrutura. Isso permite que os secretários visualizem com mais clareza o projeto de governo e planejem melhor suas entregas ao longo dos quatro anos de mandato”, explicou.



Na prática, a nova metodologia permitirá relacionar diretamente os projetos e metas do governo aos seus respectivos custos e indicadores. “O Plano de Contratações Anual, previsto na Lei 14.133/2021, reúne de forma antecipada todas as compras, contratações de serviços, obras e soluções que cada órgão pretende executar ao longo do ano. Com esse novo modelo, além de visualizar a atividade e o programa, também será possível enxergar a parte contábil, ou seja, o custo de cada ação”, detalhou.



Rafael exemplificou como o sistema dará mais precisão ao planejamento da gestão. “Se a proposta é construir um centro para o autismo, por exemplo, será possível identificar não apenas o projeto, mas também o valor do investimento e os custos de manutenção. Com isso, conseguimos ter uma visão mais clara de cada projeto, melhorar o planejamento e aumentar as chances de êxito”, ressaltou.



Segundo o secretário, a proposta também busca garantir continuidade administrativa entre gestões. “A ideia é deixar uma base estruturada para o município, preservando histórico, processos e informações para que as próximas gestões tenham mais segurança na tomada de decisão. Não estamos pensando apenas no presente, mas construindo um legado administrativo para Cuiabá”, disse.



Sobre a implementação da nova sistemática, Rafael informou que o processo terá início já no próximo mês e contará com novos treinamentos, respeitando os prazos legais exigidos para elaboração da LDO e da Lei Orçamentária Anual (LOA).



“Estamos promovendo essa inovação dentro do calendário legal do município. É um período mais corrido para a equipe, mas sem atraso em nenhum marco legal. A expectativa é que o próximo ano ainda seja de transição, mas, superada essa fase, os processos serão muito mais rápidos e simples”, concluiu.



Para o procurador do município e secretário adjunto especial de Licitações e Contratos da Prefeitura de Cuiabá, Evandro Marcus Paiva Machado, o projeto fortalece especialmente a previsibilidade e a segurança jurídica dos processos de contratação.



“O PCA é um referencial importante para que cada secretaria execute suas ações com planejamento e segurança. Em Cuiabá, esse instrumento começou a ser implementado apenas no fim de 2025, então estamos avançando em uma estrutura ainda recente”, destacou.



Segundo Evandro, a consolidação do Integra Cuiabá também permitirá a implantação do PCA corporativo, com um calendário anual de licitações mais organizado e transparente.



“Isso dará previsibilidade para a administração e também para a sociedade, que poderá acompanhar com mais clareza o que será contratado pela Prefeitura. Esse alinhamento melhora a governança, racionaliza o gasto público e fortalece a entrega de obras e serviços”, frisou.



Durante o 1º Encontro, os participantes acompanharam palestras sobre noções técnicas de planejamento estratégico, orçamento público, PCA, legislação, histórico do PCA na Prefeitura de Cuiabá, novos fluxos e procedimentos, sistema Integra Cuiabá em ação e técnicas de levantamento de custos. Ao final, os palestrantes receberam certificados.



Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Brasil x Escócia: Prefeitura anuncia novas ruas que vão ganhar telão para o jogo de hoje (24)

Published

on


Esportes

Bairros Ribeirão do Lipa e CPA 1 venceram a votação no Instagram. Ao todo, seis ruas terão megaestrutura com cadeiras e tendas para a partida das 18h



A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.



As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.



Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.



As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.



Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.



Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.



Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.



Com Assessoria

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT