Connect with us
24 de junho de 2026

Featured

FIT Pantanal 2026 é lançada no 9º Salão Nacional do Turismo em Brasília

Published

on

Evento busca projeção nacional e internacional e promete consolidar Mato Grosso como referência em turismo e hospitalidade

Mato Grosso lançou oficialmente a FIT Pantanal 2026 – Feira Internacional do Turismo durante o 9º Salão Nacional do Turismo, realizado em São Paulo. O anúncio foi feito no estande do Estado, no fim da tarde de sexta-feira (22.8). O evento será realizado numa parceria entre a Fecomércio-MT e o Governo do Estado.

O vice-presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT, Jayme Okamura, destacou que a escolha de anunciar a feira neste espaço estratégico tem relação direta com o planejamento do setor.

“Quando antecipamos a divulgação, damos tempo para que empresas, entidades e governos se organizem. No setor de eventos, quem chega primeiro bebe água limpa. A partir de agora, a FIT Pantanal 2026 já entra no calendário de todo o Brasil”, disse.

Com o tema “FIT Pantanal 2026 – Para o Brasil e o Mundo”, a próxima edição será marcada pela internacionalização. A programação terá quatro fóruns: um internacional, dois nacionais e um estadual, com debates sobre desafios globais e locais do turismo.

Entre os temas, estarão em pauta a crise do transporte aéreo, o fortalecimento do turismo de base comunitária e da agricultura familiar, além da integração regional entre Amazônia e Centro-Oeste.

Outra novidade será a Aldeia do Conhecimento, espaço voltado para oficinas, palestras e encontros de negócios, permitindo maior participação de entidades e empresários.

“A FIT já mostrou que é referência no Brasil. Agora é hora de ampliar, atrair novos mercados e consolidar Mato Grosso como destino estratégico também no cenário internacional”, ressaltou Okamura.

A secretária adjunta de Turismo, Maria Leticia Arruda, reforçou que a parceria entre o Governo do Estado e a Fecomércio-MT tem sido decisiva para a consolidação da feira.

“A FIT Pantanal já é um evento consolidado. Ao lançá-la em espaços como o Salão Nacional do Turismo, ampliamos a divulgação, fortalecemos o networking e mostramos como Mato Grosso trabalha de forma integrada para crescer no setor. Já há, inclusive, interesse de outros estados em participar da próxima edição”, destacou.

Na última edição, realizada em 2025, a feira atraiu 70 mil visitantes em Cuiabá, número que representa cerca de 10% da população da capital mato-grossense. O resultado surpreendeu lideranças nacionais do setor.

“O que vocês alcançaram em Mato Grosso é algo único no Brasil. A FIT Pantanal virou exemplo de união e mobilização. Espero que esse modelo inspire o Norte a também criar grandes feiras”, afirmou o vice-presidente da Fecomércio Amazonas, Paulo Tadros.

No estande de Mato Grosso também teve o lançamento do livro “Como desenvolver o turismo no seu município”, de Nelson Eduardo Pereira da Costa, apresentações do grupo Flor Ribeirinha, que atraiu a atenção dos visitantes com as cores, alegrias e os batuques pantaneiros. O chef Marcelo Cotrim também serviu aperitivos com paçoca de pilão com tartar de banana e canapés com o premiado queijo Diamante Cartucheira, de Nossa Senhora do Livramento.

Continue Reading

Featured

Motorista acusado de matar empresário na MT-251 vai a júri popular nesta quinta

Published

on


Julgamento será aberto ao público e pode definir a condenação do réu por homicídio com dolo eventual

Cinco anos após o acidente que matou o empresário e motociclista Célio Marcos de Oliveira, o motorista Deocimar Silva da Guia será julgado pelo Tribunal do Júri nesta quinta-feira (25), às 9h, na Capital. O julgamento será aberto ao público e marcará mais um capítulo da busca por justiça da família da vítima, morta em um grave acidente registrado em abril de 2021, na MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

Deocimar responde por homicídio com dolo eventual, quando o autor assume o risco de provocar a morte. Em decisão anterior, a Justiça entendeu haver indícios de que o acusado dirigia embriagado, em alta velocidade e invadiu a pista contrária antes de atingir frontalmente a motocicleta conduzida por Célio. O réu também responde por embriaguez ao volante, omissão de socorro e fuga do local do acidente.

Às vésperas do julgamento, a defesa tentou obter um habeas corpus preventivo junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O pedido tinha como objetivo impedir uma eventual prisão imediata em caso de condenação pelo Conselho de Sentença. No entanto, o recurso foi negado pela Corte, que não identificou fundamentos para a concessão da medida.

A advogada Carla Rachel Fonseca da Silva, que atuou na assistência à acusação durante toda a fase de instrução processual até a pronúncia do réu, destaca que o júri representa um momento aguardado há anos pelos familiares. Segundo ela, após acompanhar o caso por quase quatro anos, a expectativa da família é que a sociedade possa analisar os fatos e que a Justiça seja feita. A atuação no Tribunal do Júri será acompanhada pela filha da vítima, a advogada Francielly Maria de Campos Oliveira, na condição de assistente de acusação.

O caso ganhou repercussão pela atuação da família de Célio, especialmente de Francielly, que participou ativamente da busca por provas, localização de testemunhas e acompanhamento do processo desde o início. Agora, ela também atuará como advogada assistente de acusação durante o Tribunal do Júri, auxiliando na representação dos interesses da família ao lado do Ministério Público.

“Desde o início, a família lutou para que a morte do Célio fosse analisada com a gravidade que o caso exige. Foram anos de espera, de dor e de busca por respostas. Agora esperamos que o Tribunal do Júri dê uma resposta à altura da perda sofrida”, acrescentou a dra.Carla.

O julgamento está marcado para começar às 9h desta quinta-feira (25) e será realizado de forma aberta ao público. Ao final da sessão, os jurados decidirão se Deocimar Silva da Guia é culpado ou inocente pelas acusações apresentadas pelo Ministério Público e pela assistência de acusação.

Continue Reading

Featured

Após alagamentos, Prefeitura limpa bueiro na Fernando Corrêa que não via manutenção há 20 anos

Published

on


Ação com caminhão hidrojato começou nesta terça-feira (23) logo após a descida do viaduto. Além da sujeira, lixo irregular é o principal vilão do entupimento

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Vai ao Conesv? Semob cria linha de ônibus saindo do Shopping Pantanal direto para o evento

Published

on


Transporte temporário operará de hoje (24) até sexta-feira (26) com horários fixos de ida e volta para o Parque Novo Mato Grosso

Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com a disponibilização de uma linha especial até o Parque Novo Mato Grosso, entre os dias 24 e 26 de junho, onde acontece o evento.

A linha E01 fará o atendimento partindo do ponto de ônibus do Shopping Pantanal, passando pelos bairros até chegar ao destino, no Parque Novo Mato Grosso.

Os horários serão os mesmos nos três dias, com o ônibus da linha E01 saindo às 7h e chegando ao Parque às 7h50, onde permanece até as 12h.

Às 12h, retorna ao ponto de partida (Shopping Pantanal), oportunizando o retorno daqueles que desejarem voltar.

Às 13h, parte novamente para o Parque Novo Mato Grosso, onde permanece até as 18h. Nesse horário, realiza a última viagem, encerrando a atividade ao chegar ao Shopping Pantanal, por volta das 19h.

A parceria entre Município e Estado visa fortalecer o evento, oportunizando alternativas de transporte aos participantes, considerando a importância da programação.

Serão debatidas estratégias de prevenção de acidentes, redução da mortalidade nas vias e os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também estarão em pauta medidas para aprimorar o atendimento às vítimas. Participam desta edição profissionais de 23 estados e do Distrito Federal.

Com Assessoria 

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT