Featured
Casal de onças-pintadas é flagrado por câmeras em trilha ecológica do IFMT

Além das onças, as câmeras já registraram outras espécies, como anta, jaguatirica, irara, veados, primatas e diversas aves.
Um casal de onças foi flagrado por uma câmera de monitoramento dentro da Fazenda Experimental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Sorriso. No vídeo que circula nas redes é possível ver as duas caminhando pelo local durante a noite (veja vídeo acima).
Apesar de parecer inusitado, a Fazenda Experimental é uma área familiar para animais silvestres. O local abriga uma trilha ecológica criada com foco em educação ambiental, preservação da fauna e incentivo ao ecoturismo. O percurso, de cerca de 1 quilômetro, fica em uma área de mata ciliar que acompanha um afluente do Rio da Ponte, que deságua no rio Teles Pires, formando um importante corredor ecológico.
Ao longo da trilha são utilizadas câmeras do tipo câmera trap, acionadas por movimento, para monitorar a presença de animais silvestres. As imagens são analisadas periodicamente por um servidor da fazenda, responsável pelo acompanhamento ambiental da área.
Durante a conferência recente dos registros, foi identificado um casal de onças-pintadas, um flagrante considerado raro, já que a espécie costuma ser solitária e só permanece em dupla durante o período de acasalamento. Além das onças, as câmeras já registraram outras espécies, como anta, jaguatirica, irara, veados, primatas e diversas aves (veja vídeo abaixo).
O engenheiro agrônomo e técnico administrativo do IFMT, Sandro Caravina, a criação da trilha teve como objetivo principal promover a educação ambiental e conscientizar a população sobre a importância da preservação das matas ciliares e da fauna silvestre. A presença da onça-pintada, que é um animal de topo da cadeia alimentar, indica equilíbrio ambiental e disponibilidade de alimento na região.
“Eu tinha certeza que tinha onça na trilha, mas ainda não tinha sido registrado. Eu fiquei muito feliz de ter visto um casal da espécie. Isso acontece pois a onça é um animal de topo de cadeia alimentar. Se ela esta aparecendo é porque está tendo uma boa alimentação, para que consiga se reproduzir. Isso é o que me deixa mais feliz”, comentou.
A trilha é aberta à visitação, desde que haja agendamento prévio, por estar localizada em área federal e exigir controle para garantir a segurança dos visitantes e a preservação do ambiente. O projeto também prevê parcerias com a prefeitura de Sorriso, a Secretaria Municipal de Turismo e entidades ambientais para transformar o local em um ponto de observação de aves e primatas.
As imagens captadas pelas câmeras devem, futuramente, ser reunidas em projetos educativos e divulgadas à comunidade, com foco em sustentabilidade, pesquisa e valorização da biodiversidade local.
Projetos futuros
A trilha ecológica integra três frentes de atuação: ensino, pesquisa e extensão. Os projetos estão em fase inicial e visam ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local, promover a educação ambiental e incentivar o turismo ecológico no município.
Atualmente, já foram catalogadas 82 espécies de aves ao longo do percurso, que reúne características do bioma amazônico e de áreas de transição.
Nós temos alguns animais que são rotineiros na vida dessa pequena trilha, né? Então é conhecer, registrar e divulgar. A nossa intenção é, com o tempo, ir disponibilizando essas imagens para a comunidade em geral”, comentou Sandro.
Na área de pesquisa, o IFMT pretende iniciar estudos científicos a partir dos registros feitos por câmeras do tipo câmera trap, usadas no monitoramento da fauna. Para ampliar o acompanhamento, o projeto depende de investimentos, como a aquisição de novas câmeras e parcerias institucionais, já que há limitação de recursos.
Já o projeto de ensino será incorporado às atividades regulares dos cursos ofertados no campus, permitindo que os estudantes tenham contato direto com a realidade ambiental da região. A trilha e a fazenda experimental também funcionam como espaços de aprendizagem prática, aliados às demais atividades agrícolas desenvolvidas no local.
VIDEO:
Ver essa foto no Instagram
Featured
Vai ao Conesv? Semob cria linha de ônibus saindo do Shopping Pantanal direto para o evento

Transporte temporário operará de hoje (24) até sexta-feira (26) com horários fixos de ida e volta para o Parque Novo Mato Grosso
Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com a disponibilização de uma linha especial até o Parque Novo Mato Grosso, entre os dias 24 e 26 de junho, onde acontece o evento.
A linha E01 fará o atendimento partindo do ponto de ônibus do Shopping Pantanal, passando pelos bairros até chegar ao destino, no Parque Novo Mato Grosso.
Os horários serão os mesmos nos três dias, com o ônibus da linha E01 saindo às 7h e chegando ao Parque às 7h50, onde permanece até as 12h.
Às 12h, retorna ao ponto de partida (Shopping Pantanal), oportunizando o retorno daqueles que desejarem voltar.
Às 13h, parte novamente para o Parque Novo Mato Grosso, onde permanece até as 18h. Nesse horário, realiza a última viagem, encerrando a atividade ao chegar ao Shopping Pantanal, por volta das 19h.
A parceria entre Município e Estado visa fortalecer o evento, oportunizando alternativas de transporte aos participantes, considerando a importância da programação.
Serão debatidas estratégias de prevenção de acidentes, redução da mortalidade nas vias e os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também estarão em pauta medidas para aprimorar o atendimento às vítimas. Participam desta edição profissionais de 23 estados e do Distrito Federal.
Com Assessoria
Agro Mato Grosso
TCE vê riscos aos serviços à população e veta transferência de hospital para consórcio de saúde

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a suspensão imediata da transferência da gestão do Hospital Regional de Sinop “Jorge de Abreu” para o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A tutela provisória de urgência foi concedida em decisão singular do conselheiro Guilherme Antonio Maluf e aponta fragilidades nos estudos técnicos, ausência de comprovação da capacidade operacional da entidade e riscos à continuidade dos serviços prestados à população.
A medida cautelar foi solicitada em denúncia que questiona a legalidade do procedimento adotado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para transferir a administração da unidade hospitalar, considerada referência para cerca de 35 municípios e aproximadamente 860 mil habitantes da região Norte do estado.
Ao analisar os autos, o relator identificou indícios de irregularidades relacionados à insuficiência dos estudos técnicos que embasaram a mudança do modelo de gestão, à ausência de demonstração objetiva da vantajosidade da medida e à falta de comprovação da capacidade técnica e operacional do consórcio para administrar uma unidade hospitalar de alta complexidade.
Segundo Guilherme Antonio Maluf, a transferência da gestão de um hospital regional exige planejamento detalhado, motivação técnica consistente e demonstração inequívoca de que a medida atende ao interesse público.
“A transferência da gestão de hospital regional de alta complexidade, sem a prévia demonstração integral da regularidade do procedimento administrativo, da efetiva publicidade dos atos preparatórios, da motivação técnica subjacente e da capacidade operacional da entidade destinatária, projeta risco concreto de comprometimento da continuidade assistencial, da segurança jurídica e da própria higidez do interesse público tutelado”, sustentou o conselheiro.
O relator observou ainda que o Estudo Técnico Preliminar apresentado pela administração estadual possui caráter predominantemente descritivo, sem apresentar análise comparativa consistente entre alternativas de gestão, demonstração robusta de viabilidade econômico-financeira ou comprovação dos ganhos de eficiência esperados com a mudança.
A decisão também leva em consideração estudo elaborado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, presidida por Maluf, que apontou fragilidades no processo de transferência da gestão hospitalar.
Entre os pontos destacados estão a ausência de estudos prévios robustos, a falta de demonstração da experiência do consórcio na administração integral de hospitais de porte semelhante e a inexistência de comprovação objetiva da qualificação técnica necessária para assumir a unidade.
Para o conselheiro, os elementos constantes nos autos demonstram a presença dos requisitos legais para a concessão da tutela provisória de urgência. Além dos indícios de irregularidades, a continuidade da execução contratual poderia gerar riscos tanto ao erário quanto à prestação dos serviços de saúde.
O relator destacou que o contrato firmado prevê movimentação financeira estimada em aproximadamente R$ 321 milhões e que a ausência de comprovação da vantajosidade econômica e operacional da medida pode resultar em prejuízos de difícil reparação. Também ressaltou que eventuais falhas no processo de transição poderiam comprometer a continuidade da assistência prestada à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro ponto considerado foi o fato de a SES-MT não ter encaminhado ao Tribunal informações complementares solicitadas sobre a comissão de transição e o cronograma de execução das ações previstas para a mudança de gestão do hospital.
Diante disso, o conselheiro determinou à Secretaria de Estado de Saúde e ao Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires a suspensão imediata da execução do Contrato de Gestão Especial nº 001/2026/SES-MT, bem como de todos os atos dele decorrentes, incluindo repasses financeiros.
Agro Mato Grosso
Governo de MT lança concurso para eleger os melhores cafés produzidos no Estado

O governo de Mato Grosso lançou o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso – “Valorizando Origens, Impulsionando Negócios”, iniciativa que busca reconhecer os melhores cafés produzidos no estado e fortalecer a cafeicultura como fonte de renda para as famílias rurais. O evento aconteceu em Colniza, reconhecida no estado como ‘Capital do Café’, neste final de semana.
O lançamento reuniu produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades da região noroeste do estado. Durante o evento, uma série de palestras orientou os participantes sobre todas as etapas da competição, desde os critérios de avaliação até os cuidados necessários na colheita e pós-colheita para garantir um café de alta qualidade.
Os produtores receberam orientações sobre o checklist diagnóstico que será avaliado pelo laboratório, a forma correta de embalar e enviar as amostras, a importância da ciência na produção cafeeira, além dos principais atributos analisados pelos especialistas, como aroma, sabor, acidez, corpo, finalização, uniformidade e ausência de defeitos.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que o concurso foi criado para dar visibilidade ao trabalho dos produtores e abrir novas oportunidades de mercado. Entre os anos de 2019 e 2025, o governo por meio da secretaria de Agricultura Familiar, investiu mais de R$ 4,4 milhões na cefeicutura do estado com insumos, mudas, máquinas e equipamentos.
“Os produtores já provaram que fazem acontecer. Chegaram nesta região, desbravaram essas terras com coragem e determinação e acreditaram que era possível produzir café de qualidade. Os resultados estão aí para todos verem. Nossa missão, enquanto Estado, é ajudar vocês a impulsionar esse mercado. Em parceria com o governador Otaviano Pivetta e com o Sebrae, criamos essa iniciativa para identificar e apoiar os produtores na missão de mostrar o melhor café de Mato Grosso e transformar sua produção em excelência”, afirmou.
Andreia também ressaltou os impactos sociais da valorização da cafeicultura. “Quanto mais valor vocês agregarem ao café produzido, mais renda terão e mais qualidade de vida poderão proporcionar às suas famílias. Vamos contribuir para reduzir o êxodo rural dos jovens, fortalecer a participação das mulheres e incentivar o desenvolvimento das comunidades. Este é apenas o primeiro de muitos concursos. Assumimos o compromisso de realizar o Concurso de Qualidade do Café todos os anos”, completou.
As inscrições seguem abertas até o dia 31 de julho. O resultado será divulgado durante evento na cidade de Juína, no dia 31 de outubro.
Business20 horas agoColheita do milho de inverno 2025/26 avança para 11% da área no Brasil
Business24 horas agoProdutor reduz ritmo das vendas de soja à espera por preços mais atrativos; confira as cotações
Business9 horas agoChuvas na maturação acendem alerta nas lavouras de algodão em Mato Grosso
Sustentabilidade23 horas agoTrapoeraba: características, desafios de controle e estratégias de manejo. – MAIS SOJA
Sustentabilidade9 horas agoPolítica de pisos mínimos eleva em 16% os custos do frete – MAIS SOJA
Business23 horas agoPreços do arroz cedem após meses de alta e exportações reagem depois de queda em abril
Business22 horas agoConheça o aplicativo que promete diagnóstico rápido de doenças na soja
Sustentabilidade8 horas agoEndividamento rural contrasta com a força produtiva de Mato Grosso evidenciada pelos dados do VBP – MAIS SOJA
















