Featured
Gergelim avança como ‘segunda safra’ estratégica e cresce 17% em Mato Grosso

O gergelim tem se consolidado como uma alternativa estratégica para os produtores rurais de Mato Grosso. Impulsionada pela abertura de mercados internacionais, pela adaptação às condições climáticas e pela possibilidade de diversificação da produção, a oleaginosa vem ganhando espaço como uma segunda opção de safra, em áreas antes ocupadas por outras culturas.
A produção de gergelim em Mato Grosso apresentou crescimento expressivo de uma safra para outra. Na safra 2023/2024, o estado registrou produção de 246,1 mil toneladas, volume que avançou para 288,9 mil toneladas na safra 2024/2025, representando um aumento de 17,3%. O desempenho positivo também foi impulsionado pelo ganho de produtividade, que passou de 579,06 quilos por hectare na safra 2023/2024 para 720,09 quilos por hectare na safra 2024/2025, evidenciando a evolução do manejo e o uso de tecnologias no campo.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o crescimento do gergelim está diretamente ligado às oportunidades abertas no mercado externo. “No ano passado, a China abriu o mercado para o gergelim brasileiro. Já credenciamos mais de 20 empresas em Mato Grosso, o que estimulou investimentos em pesquisa e melhoramento de sementes”, afirmou.
Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que Mato Grosso deve cultivar cerca de 400 mil hectares de gergelim na safra 2025/2026, dentro de um total de 22,3 milhões de hectares destinados à produção de grãos no Estado. A produção estimada é de aproximadamente 288 mil toneladas, com expectativa de crescimento tanto da área plantada quanto do volume produzido.
A tendência de expansão está associada, sobretudo, à substituição do milho em regiões onde a estiagem ocorre mais cedo, como o Araguaia. Nesses locais, o gergelim tem se mostrado uma opção viável, dependendo da janela de plantio. “Em regiões com menor índice de chuvas, o gergelim passa a ser uma alternativa importante ao milho, especialmente quando bem planejado dentro do calendário agrícola”, destacou o secretário.
A produtividade média da cultura em Mato Grosso é de cerca de 700 quilos por hectare, com potencial para alcançar até mil quilos por hectare. Para avançar nesse desempenho, produtores têm investido em ajustes no manejo e na adaptação de máquinas. “O produtor tem conseguido adaptar a mesma colheitadeira usada na soja para colher o gergelim, o que reduz custos e facilita a adoção da cultura”, explicou César Miranda.
No Estado, o plantio do gergelim ocorre geralmente entre o final de fevereiro e o início de março, após a colheita da soja, com ciclo produtivo de aproximadamente 120 dias. Atualmente, cerca de 99% da produção mato-grossense é destinada à exportação, reforçando o perfil da cultura voltado ao mercado internacional.
As características do mercado externo também influenciam a escolha das variedades. Em Mato Grosso, a mais utilizada é a K3, voltada à produção de óleo, enquanto o mercado asiático busca, principalmente, a variedade doce K2, que possui maior valor comercial. “Na China, por exemplo, o consumo de óleo de gergelim é muito maior do que o de óleo de soja, o que amplia a demanda pelo produto brasileiro”, afirmou o secretário.
O fortalecimento da cultura do gergelim também está inserido em uma estratégia mais ampla de diversificação e agregação de valor à produção estadual. “Além de ampliar as opções para o produtor rural, estamos trabalhando para abrir mercados e estimular a industrialização dentro do Estado, inclusive com a Zona de Processamento de Exportação, que cria um ambiente favorável para novos investimentos”, concluiu César Miranda.
O tema foi abordado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, em entrevista concedida ao programa Força do Agro, da Revista Oeste, exibido nesta terça-feira (3.1).
Com Assessoria
Featured
Mauro vê motivação política em investigação e denuncia vazamento seletivo

Ex-governador afirmou que houve uma seleção de dados que chegou à imprensa um dia após o lançamento de sua pré-candidatura ao Senado
O ex-governador Mauro Mendes afirmou que vê um “vazamento seletivo” nas informações sobre a investigação conduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura sua suposta relação com o empresário Daniel Vorcaro.
Em nota, Mauro disse enxergar uma “conspiração política” e afirmou que não considera coincidência o fato de as informações terem sido divulgadas um dia após o lançamento de sua pré-candidatura ao Senado.
“O vazamento dessa suposta investigação foi seletivo, jogando uma névoa de dúvidas sobre a minha reputação. Isso cheira a conspiração política, tendo em vista que a notícia circulou exatamente no dia seguinte à confirmação da minha pré-candidatura ao Senado”, declarou.
A existência da investigação foi divulgada pelo blog da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo a publicação, a apuração foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A investigação apura suspeitas de possível favorecimento, durante o período em que Mauro Mendes governava Mato Grosso, no credenciamento do Credcesta, cartão de benefício consignado ligado ao Banco Master.
As suspeitas envolvem a hipótese de que o Estado teria beneficiado o credenciamento do serviço. O Banco Master, ao qual o Credcesta é vinculado, é citado nas investigações relacionadas ao que autoridades apontam como um dos maiores casos de fraude financeira do país.
Featured
Jovem é morta com tiro na cabeça durante entrega de drogas; atirador de 18 anos é preso

Vítima e suspeito têm a mesma idade. Polícia investiga se celulares apreendidos revelam ordens de facção criminosa
Policiais militares do 15º Batalhão prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (23.6), um homem, de 18 anos, suspeito por homicídio contra uma mulher, da mesma idade, no município de Alto Araguaia (423 km de Cuiabá).
As equipes foram acionadas após a denúncia de disparos de arma de fogo na Avenida Contorno, esquina com a Alameda B. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o corpo da vítima. A mulher apresentava uma perfuração na região craniana. A morte foi constatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Os policiais militares se deslocaram até a residência da vítima, no bairro Gabiroba. No local, a mãe de uma testemunha relatou que seu filho havia saído com a jovem em uma motocicleta.
Os militares localizaram o homem, que relatou ter levado a vítima até o endereço para entregar entorpecentes a um suspeito. Segundo o depoimento, ao chegar ao local, a mulher desceu do veículo, caminhou em direção ao indivíduo e foi baleada.
Após ação criminosa, a testemunha ressaltou que correu a pé e foi perseguida pelo autor dos disparos, porém não ficou ferido. Diante dos fatos, os policiais militares reforçaram as ações de policiamento tático no município e localizaram o suspeito em uma residência às margens da MT-100.
Ao ser abordado e questionado sobre o crime, o homem apresentou versões contraditórias sobre a dinâmica dos fatos. Durante buscas na residência, os policiais apreenderam sete aparelhos celulares. Ele foi encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.
Com Assessoria
Featured
Brasil goleia Escócia por 3 a 0 e garante classificação antecipada na Copa do Mundo

Com dois gols de Vinicius Jr. e um de Matheus Cunha, Seleção domina a partida em Miami, mantém a liderança do Grupo C e celebra o retorno de Neymar após lesão
Brasil goleia Escócia por 3 a 0 e garante classificação antecipada na Copa do Mund
A Seleção Brasileira venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Hard Rock Stadium, em Miami, e confirmou de forma antecipada sua classificação para a próxima fase da Copa do Mundo. Com dois gols de Vinicius Jr. e um de Matheus Cunha, a equipe comandada por Dorival Júnior manteve a liderança do Grupo C.
O Brasil dominou completamente o primeiro tempo. Logo nos minutos iniciais, Vinicius Jr. aproveitou um erro da defesa escocesa para abrir o placar. Antes do intervalo, o atacante voltou a balançar as redes, desta vez de cabeça, ampliando a vantagem brasileira.
Sem conseguir reagir, a Escócia teve dificuldades para sair do campo de defesa e sofreu com a velocidade e a qualidade ofensiva da equipe brasileira.
Na etapa final, o ritmo da partida diminuiu, mas o controle seguiu com a Seleção. Matheus Cunha marcou o terceiro gol e fechou a goleada. Outro destaque foi o retorno de Neymar Jr., que entrou no segundo tempo para ganhar minutos após se recuperar de lesão.
A torcida brasileira presente em Miami fez festa nas arquibancadas e comemorou não apenas a vitória, mas também a classificação antecipada da equipe.
Com o resultado, o Brasil chega embalado para os próximos compromissos do torneio, aumentando a confiança dos torcedores que sonham com a conquista do hexacampeonato mundial.
Agro Mato Grosso22 horas agoMT alcança marca histórica e mantém liderança nacional em soja, milho e algodão
Business21 horas agoSafra paulista 2025/26 avança em milho, café e laranja
Sustentabilidade17 horas agoDoenças em soja: controle de fungos necrotróficos exige medidas integradas de manejo – MAIS SOJA
Featured15 horas agoMotorista acusado de matar empresário na MT-251 vai a júri popular nesta quinta
Agro Mato Grosso20 horas agoCom 13,6°C, Cuiabá registra dia mais frio do ano; veja lista de cidades com as menores temperaturas
Business23 horas agoExportações podem atingir novo recorde em junho MT
Business17 horas agoBrasil passa a vender tecnologia de medição de teor de óleo de girassol para a Ucrânia
Agro Mato Grosso22 horas agoMT supera 20% da colheita de milho e mantém avanço safra 25/26
















