Featured
Bombeiros aplicam R$ 25 milhões em multas e fazem 5 prisões por uso irregular do fogo

As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) já aplicou, neste ano, cerca de R$ 25 milhões em multas ambientais por uso irregular do fogo e prendeu cinco pessoas em flagrante por atearem fogo em áreas urbanas ou rurais, prática considerada crime ambiental.
As prisões e apreensões são resultado das fiscalizações realizadas em operações integradas de segurança pública, como parte da política de Tolerância Zero aos crimes ambientais, implementada pelo Governo de Mato Grosso.
A ação mais recente ocorreu nesta quinta-feira (14.8), quando um homem foi detido, acusado de provocar um incêndio em uma área próxima ao Parque Estadual do Cristalino, no município de Novo Mundo (a 746 km de Cuiabá). Ele recebeu voz de prisão em flagrante por crime ambiental e foi conduzido pelos policiais à Delegacia de Guarantã do Norte.
Em entrevista ao Jornal da Nova, da Rádio Nova FM, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, explicou que as multas e prisões são resultados de um trabalho robusto e contínuo realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que monitora remotamente os focos de calor, adota medidas preventivas e realiza fiscalizações rigorosas para coibir o uso irregular do fogo. As iniciativas contam ainda com o apoio de outras forças de segurança e secretarias de Estado.
Entre as principais frentes de atuação, destacam-se os trabalhos da Sala de Situação Central, em Cuiabá, e das oito salas descentralizadas distribuídas pelo Estado, além da Operação Infravermelho, conduzida pelo BEA, que cruza dados geoespaciais, imagens de satélite e informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para identificar focos de calor.
“Já é possível identificar, via satélite, os locais onde os focos de incêndio estão começando. Temos feito contato com os responsáveis e direcionado equipes para realizar a atuação imediata. Somente em 2025 já foram aplicados R$ 25 milhões em multas, além de realizadas cinco prisões em flagrante de pessoas que insistem em usar o fogo durante este período proibitivo”, afirmou o comandante.
Ainda segundo o coronel, o Estado tem investido fortemente em tecnologia, o que tem contribuído significativamente para a identificação de casos de uso irregular do fogo. Somente neste ano foram destinados cerca de R$ 125,2 milhões a iniciativas de preservação ambiental, com foco no combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.
Desse montante, R$ 78 milhões são investidos diretamente nas ações realizadas pela corporação, que contemplam, além das medidas de prevenção e fiscalização, a contratação de brigadistas, ampliação da estrutura da corporação, uso de máquinas pesadas, formalização de parcerias, entre outras ações estratégicas.
Apesar dos avanços, o comandante-geral ressaltou que o apoio da população continua sendo fundamental, especialmente no cumprimento do decreto que estabelece o período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso. Em caso de flagrante ou suspeita de incêndio criminoso, os cidadãos devem acionar imediatamente o número de emergência 193, para que equipes possam agir com rapidez e eficiência.
“O Estado é muito extenso, o que representa um grande desafio. Somos o terceiro maior Estado do país. Quando os incêndios se iniciam e ganham grandes proporções, o controle se torna bastante difícil. Por isso, é fundamental evitar que o fogo comece. É importante conscientizar a população para que não utilize o fogo durante este período de estiagem”, reforçou o comandante-geral.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
Leia mais
Featured
Trecho da Miguel Sutil será totalmente interditado a partir de quarta (24) para obras

Interdição em frente à Todimo vai durar cinco dias para concretagem de viaduto. Sinfra divulga rotas de desvio para quem vai ao Centro ou Coxipó
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.
A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.
A interdição é necessária porque será realizada a concretagem da laje do viaduto que está sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.
Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.
Rotas de desvio
A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.
Complexo Leblon
O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.
As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.
No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.
Com Assessoria
Featured
Senadora sai em defesa do Parque Novo Mato Grosso após críticas de Wellington Fagundes

A senadora Margareth Buzetti (PP) reagiu às declarações do senador Wellington Fagundes (PL) sobre a possibilidade de suspender as obras do Parque Novo Mato Grosso em um eventual governo estadual a partir de 2027. Para ela, projetos financiados com recursos públicos devem ser concluídos independentemente de mudanças na administração.
Ao comentar o assunto, Buzetti saiu em defesa do empreendimento e afirmou que a população da Baixada Cuiabana também tem direito a espaços voltados ao lazer e à convivência. A parlamentar ironizou as críticas ao projeto ao citar parques turísticos frequentados por brasileiros em viagens ao exterior.
“O senador Wellington Fagundes vai para a Disney para levar os netos para o parque. Deixa o povo cuiabano ter o seu parque e ter onde se divertir. Qual é o problema?”, questionou.
A senadora também rebateu a ideia de interromper obras iniciadas por governos anteriores. Segundo ela, cabe aos gestores dar sequência aos projetos em andamento, independentemente de posicionamentos políticos.
“Ele falou em paralisar obras. Eu acho que ele está equivocado. Não se paralisa obra nenhuma, nunca. Assumiu o governo? Siga em frente. Faça, termine o que tem que ser terminado”, afirmou.
Na avaliação da parlamentar, investimentos públicos precisam seguir um planejamento contínuo e não podem ficar sujeitos a disputas eleitorais ou trocas de comando no Executivo.
“Cada um acha que pode fazer o que quer no governo. Não. As coisas têm que ter continuidade”, acrescentou.
Buzetti também comentou a defesa feita pela deputada estadual Janaína Riva de que a obra continue, desde que seja acompanhada por fiscalização rigorosa. Para a senadora, o controle dos gastos é fundamental, mas não deve ser utilizado como argumento para interromper o empreendimento.
“A fiscalização tem que existir. Sempre teve que existir, tem que existir e tem que ser feita. Mas eu paralisar obra? Ele está desinformado. Não é possível”, concluiu.
Featured
Brasil encara Escócia nesta quarta-feira (24) em jogo decisivo pela liderança do Grupo C

Seleção de Carlo Ancelotti precisa da vitória em Miami para fugir de cruzamentos difíceis no primeiro mata-mata da Copa do Mundo
Depois de vencer o Haiti por 3 a 0 na última sexta-feira (19) com uma atuação convincente no primeiro tempo, a Seleção Brasileira já se prepara para o seu próximo desafio no Mundial. O Brasil voltará a campo na próxima quarta-feira, dia 24 de junho, para enfrentar a Escócia.
O confronto, válido pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, será realizado no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília).
O duelo contra os escoceses será decisivo para definir o futuro do Brasil no torneio. Atualmente, a equipe comandada por Carlo Ancelotti lidera o Grupo C com 4 pontos, empatada com o Marrocos, mas em vantagem no saldo de gols.
Uma vitória garante a classificação da Seleção Brasileira para as oitavas de final e consolida a liderança da chave, evitando cruzamentos teoricamente mais difíceis na primeira etapa de mata-mata.
Featured23 horas agoMax Russi fica sem fala em inauguração da ferrovia com Alckmin
Business4 horas agoMédio-norte lidera colheita do milho em MT, enquanto o sudeste engatinha
Agro Mato Grosso24 horas agoGoverno de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “MT é um exemplo do que o Brasil pode fazer”
Featured22 horas agoNissan Kicks cai em córrego e surpreende motoristas em Cuiabá
Featured19 horas agoQue feio! Mixto perde para o Gama e torcida protesta com fogo nas arquibancadas da Dutrinha
Featured18 horas agoHomem é preso com carga de 600 perfumes sem nota fiscal em ônibus
Featured19 horas agoVeja o que ele disse! Combatente de MT quebra silêncio e relata agressão durante curso na Ucrânia
Featured18 horas agoCorpo de Bombeiros e Sebrae discutem medidas para fortalecer pequenos negócios
















