Featured
Bancos burlam Lei e emitem boletos para cobrar servidores públicos de Cuiabá

O Procon Municipal de Cuiabá emitiu um alerta aos servidores públicos da Prefeitura que contrataram empréstimos consignados. A orientação é clara: não efetuar o pagamento de parcelas por meio de boletos bancários, uma prática irregular que tem sido denunciada por trabalhadores.
“Caso o servidor público municipal tenha sido contatado pelo banco solicitando o pagamento via boleto, não deve aceitar. Essa prática é ilegal. Nossa orientação é que ele procure o Procon e registre sua denúncia para que possamos responsabilizar as instituições que agirem dessa forma”, reforçou a secretária-adjunta do Procon, Mariana Borges.
Segundo o órgão, as reclamações vêm aumentando, e os casos estão sendo formalmente apurados. A recomendação é que qualquer tentativa de alteração na forma de pagamento seja imediatamente comunicada ao Procon pelos canais de atendimento presenciais ou digitais.
Procon em ação
Na primeira quinzena do mês, o Procon atendeu servidores municipais com reclamações relacionadas a empréstimos consignados. O levantamento resultará em um relatório a ser encaminhado ao Ministério Público Estadual, reunindo os principais indícios de irregularidades identificadas. Caberá ao MPE adotar as medidas legais e aplicar as sanções cabíveis às instituições responsáveis.
O Procon Municipal de Cuiabá é ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp).
Featured
Operação apreende 248 kg de cocaína e causa prejuízo de R$ 4 milhões ao crime na fronteira

Uma operação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Força Tática resultou na apreensão de 248 quilos de cloridrato de cocaína, nesta segunda-feira (15.6), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). A ação provocou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às facções criminosas.
Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados para o transporte dos entorpecentes.
Após receber a informação de que dois veículos estariam transportando entorpecentes da Bolívia com destino a Pontes e Lacerda, equipes do Gefron e da Força Tática, da Polícia Militar, realizaram um bloqueio na MT-473.
Os veículos monitorados se aproximaram do bloqueio e foram abordados. Durante as buscas no Fiat Palio Adventure, os policiais encontraram um aparelho de comunicação via satélite. Já as drogas, armazenadas em diversos fardos, estavam em um VW Gol.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os veículos e os fardos de drogas, para a Polícia Federal.
Agro Mato Grosso
Vídeo: Incêndio atinge área de armazenagem de usina em MT

Fogo foi controlado com apoio de brigadistas da empresa; ninguém ficou ferido e a produção da unidade não foi afetada.
Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (16) mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e brigadistas de uma usina de etanol em Sinop, a 503 km de Cuiabá. As chamas atingiram um equipamento localizado no setor de armazenagem da unidade industrial.
Os bombeiros foram acionados por volta das 4h30 para atender à ocorrência. Segundo informações iniciais, o fogo se espalhou rapidamente na área afetada, exigindo uma operação conjunta para impedir que as chamas alcançassem outros pontos do local. (Video abaixo)

Durante o combate, as equipes concentraram esforços na contenção do incêndio e na proteção das estruturas vizinhas. A atuação integrada entre os bombeiros e a brigada interna evitou que o incidente provocasse danos em outros setores considerados estratégicos para o funcionamento da unidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/3/U/AtChdeSqaDGZo3JBKEqw/4e8a3-2023-02-07.jpg)
Unidade da Inpasa em Sinop – Mato Grosso — Foto: engedelta
Em nota, a Inpasa informou que a ocorrência foi identificada rapidamente e que os protocolos de segurança foram acionados imediatamente. A empresa destacou que o incêndio ficou restrito ao local atingido e não comprometeu as demais áreas nem a produção da usina.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas após a conclusão dos trabalhos no local.
VIDEO:
Ver essa foto no Instagram
Featured
Cuiabá vai trocar plantio de árvores por pacotes de figurinhas em ação de arborização

Mutirões ambientais devem percorrer parques e bairros da capital com meta de plantar 4 mil mudas e envolver famílias nas ações de preservação
_FUTEBOL E NATUREZA_
*Prefeitura de Cuiabá lança programa que troca plantio de árvores por pacotes de figurinhas*
A Prefeitura de Cuiabá prepara o lançamento de uma nova ação de incentivo à arborização urbana que vai unir educação ambiental, participação comunitária e diversão para as crianças. A iniciativa prevê a distribuição de pacotes de figurinhas para cada muda de árvore plantada durante os mutirões que serão realizados em diferentes regiões da capital, conforme anúncio feito pelo prefeito Abilio Brunini nesta segunda-feira (15).
A meta da gestão municipal é plantar 4 mil árvores ainda neste mês, com o apoio das secretarias municipais, da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de parceiros da iniciativa privada. A Prefeitura será responsável pelo fornecimento das mudas e pelo suporte técnico necessário ao plantio e acompanhamento das espécies.
Segundo o prefeito, a proposta busca estimular o envolvimento das famílias e das crianças nas ações de preservação ambiental, transformando o plantio de árvores em uma atividade educativa e atrativa. Como incentivo, empresas parceiras irão doar pacotes de figurinhas que serão entregues aos participantes dos mutirões.
Os primeiros locais previstos para receber a ação incluem o Córrego do Barbado, o Parque Tia Nair e o Parque das Águas. A Prefeitura também estuda ampliar os plantios para bairros como Nova Esperança, Pedra 90 e outras regiões da cidade. O cronograma completo das atividades será divulgado nos próximos dias pelos canais oficiais do município.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas durante o mês dedicado ao meio ambiente e reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação da cobertura vegetal urbana, a recuperação de áreas públicas e a conscientização da população. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, a ação busca aproximar os cidadãos das políticas de sustentabilidade desenvolvidas em Cuiabá.
“O objetivo é mobilizar a população para que participe ativamente do cuidado com a cidade. Vamos fornecer as mudas, orientação técnica e contar com o apoio dos empresários para transformar cada árvore plantada em um gesto de preservação e cidadania”, destacou o prefeito Abilio Brunini durante o anúncio da campanha.
Com Assessoria
Featured21 horas agoComo a biotecnologia ajudou a colocar o Brasil no topo da produção mundial de soja?
Sustentabilidade21 horas agoEl Niño 2026: clima, grãos e forragens elevam incertezas para a produção pecuária no Brasil – MAIS SOJA
Featured23 horas agoPolícia Civil resgata refém e prende trio após roubo a empresa em Pontes e Lacerda
Sustentabilidade22 horas agoControle biológico da mosca-da-haste em soja – MAIS SOJA
Business20 horas agoFrente fria avança e chuva pode passar dos 80 mm nos próximos dias; saiba onde
Sustentabilidade19 horas agoPreços da soja no Brasil e na Bolsa de Chicago: veja como o mercado iniciou a semana
Sustentabilidade22 horas ago‘Uma biotecnologia para a soja pode levar até 15 anos para chegar à lavoura devido a testes e etapas rigorosas de validação’, diz diretor da Bayer
Featured21 horas agoForça Tática cerca ponto de tráfico e prende mulher com maconha, cocaína e balança no centro de VG
















