Connect with us
24 de junho de 2026

Featured

PIB do RS registra recuo de 2,7%; quebra da safra de soja contribuiu para queda

Published

on

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou queda de 2,7% no segundo trimestre de 2025, tanto em relação ao trimestre anterior quanto na comparação com o mesmo período de 2024. Esse resultado se deve, principalmente, à quebra da safra de soja, principal produto agrícola do estado.

Dados divulgados nesta quarta-feira (24) pelo governo do estado, por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), mostram que, apesar do recuo trimestral, o setor de indústria e serviços sustentam o crescimento em 12 meses. Políticas emergenciais e de reconstrução iniciadas em 2024, como o Plano Rio Grande, fazem parte desse progresso.

A elevação da demanda brasileira e internacional por máquinas e equipamentos fabricados no Rio Grande do Sul se soma às iniciativas ligadas à infraestrutura, comércio e serviços para sustentar a recuperação da economia e apoiar a geração de empregos no estado.

As informações foram fornecidas com a participação do secretário-adjunto, Bruno Silveira, do subsecretário de Planejamento, Alessandro Martins, do diretor do DEE, Tomás Fiori, e dos pesquisadores, Martinho Lazzari e César Conceição, responsáveis pelo levantamento.

PIB impulsionado pela indústria

Na comparação com o trimestre anterior, a agropecuária caiu 21,4%. Em contrapartida, a indústria cresceu 0,8%, puxada pela indústria de transformação (2,1%), com destaque para a produção de máquinas e equipamentos agrícolas.

Os serviços avançaram 0,3%, sustentados por serviços de informação (0,7%) e outros segmentos (1%). O comércio, porém, recuou 0,9%, registrando a segunda retração consecutiva.

Comparação anual

Frente ao segundo trimestre de 2024, o PIB gaúcho também recuou 2,7%, com queda da agropecuária, que encolheu 23,9%. Entre os principais produtos, a soja apresentou redução de 25,2%, enquanto arroz (+20,1%) e milho (+17,3%) tiveram crescimento no período.

A indústria cresceu 4%, liderada pela transformação (7,6%), após a base referente às enchentes de 2024. Os serviços aumentaram 2,4%, com avanços em transportes, armazenagem e correio (4,8%), outros serviços (3,5%) e comércio (2,6%). Em sentido oposto, o setor de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana registrou queda de 16%, influenciado pela menor geração hidrelétrica.

Comparação do PIB em 2025

No acumulado de janeiro a junho, o PIB do estado caiu 0,5%. A agropecuária recuou 13,3%, enquanto a indústria cresceu 1,7% e os serviços, 2,5%. Já no acumulado em 12 meses, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou alta de 1,7%, resultado sustentado pelo crescimento da indústria (0,3%) e, sobretudo, dos serviços (3,5%).

Já o PIB nacional, segundo o IBGE, registrou crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2025 frente ao trimestre anterior e de 2,2% em relação ao mesmo período de 2024.

O pesquisador Martinho Lazzari ressaltou o papel o papel importante da indústria e serviços na sustentação da economia. “Apesar da quebra da safra da soja, cujas perdas se concentraram no segundo trimestre, a economia gaúcha teve crescimento no acumulado em 12 meses, com a indústria e os serviços apresentando desempenho positivo”, detalhou.

Continue Reading

Featured

Motorista acusado de matar empresário na MT-251 vai a júri popular nesta quinta

Published

on


Julgamento será aberto ao público e pode definir a condenação do réu por homicídio com dolo eventual

Cinco anos após o acidente que matou o empresário e motociclista Célio Marcos de Oliveira, o motorista Deocimar Silva da Guia será julgado pelo Tribunal do Júri nesta quinta-feira (25), às 9h, na Capital. O julgamento será aberto ao público e marcará mais um capítulo da busca por justiça da família da vítima, morta em um grave acidente registrado em abril de 2021, na MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

Deocimar responde por homicídio com dolo eventual, quando o autor assume o risco de provocar a morte. Em decisão anterior, a Justiça entendeu haver indícios de que o acusado dirigia embriagado, em alta velocidade e invadiu a pista contrária antes de atingir frontalmente a motocicleta conduzida por Célio. O réu também responde por embriaguez ao volante, omissão de socorro e fuga do local do acidente.

Às vésperas do julgamento, a defesa tentou obter um habeas corpus preventivo junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O pedido tinha como objetivo impedir uma eventual prisão imediata em caso de condenação pelo Conselho de Sentença. No entanto, o recurso foi negado pela Corte, que não identificou fundamentos para a concessão da medida.

A advogada Carla Rachel Fonseca da Silva, que atuou na assistência à acusação durante toda a fase de instrução processual até a pronúncia do réu, destaca que o júri representa um momento aguardado há anos pelos familiares. Segundo ela, após acompanhar o caso por quase quatro anos, a expectativa da família é que a sociedade possa analisar os fatos e que a Justiça seja feita. A atuação no Tribunal do Júri será acompanhada pela filha da vítima, a advogada Francielly Maria de Campos Oliveira, na condição de assistente de acusação.

O caso ganhou repercussão pela atuação da família de Célio, especialmente de Francielly, que participou ativamente da busca por provas, localização de testemunhas e acompanhamento do processo desde o início. Agora, ela também atuará como advogada assistente de acusação durante o Tribunal do Júri, auxiliando na representação dos interesses da família ao lado do Ministério Público.

“Desde o início, a família lutou para que a morte do Célio fosse analisada com a gravidade que o caso exige. Foram anos de espera, de dor e de busca por respostas. Agora esperamos que o Tribunal do Júri dê uma resposta à altura da perda sofrida”, acrescentou a dra.Carla.

O julgamento está marcado para começar às 9h desta quinta-feira (25) e será realizado de forma aberta ao público. Ao final da sessão, os jurados decidirão se Deocimar Silva da Guia é culpado ou inocente pelas acusações apresentadas pelo Ministério Público e pela assistência de acusação.

Continue Reading

Featured

Após alagamentos, Prefeitura limpa bueiro na Fernando Corrêa que não via manutenção há 20 anos

Published

on


Ação com caminhão hidrojato começou nesta terça-feira (23) logo após a descida do viaduto. Além da sujeira, lixo irregular é o principal vilão do entupimento

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Vai ao Conesv? Semob cria linha de ônibus saindo do Shopping Pantanal direto para o evento

Published

on


Transporte temporário operará de hoje (24) até sexta-feira (26) com horários fixos de ida e volta para o Parque Novo Mato Grosso

Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com a disponibilização de uma linha especial até o Parque Novo Mato Grosso, entre os dias 24 e 26 de junho, onde acontece o evento.

A linha E01 fará o atendimento partindo do ponto de ônibus do Shopping Pantanal, passando pelos bairros até chegar ao destino, no Parque Novo Mato Grosso.

Os horários serão os mesmos nos três dias, com o ônibus da linha E01 saindo às 7h e chegando ao Parque às 7h50, onde permanece até as 12h.

Às 12h, retorna ao ponto de partida (Shopping Pantanal), oportunizando o retorno daqueles que desejarem voltar.

Às 13h, parte novamente para o Parque Novo Mato Grosso, onde permanece até as 18h. Nesse horário, realiza a última viagem, encerrando a atividade ao chegar ao Shopping Pantanal, por volta das 19h.

A parceria entre Município e Estado visa fortalecer o evento, oportunizando alternativas de transporte aos participantes, considerando a importância da programação.

Serão debatidas estratégias de prevenção de acidentes, redução da mortalidade nas vias e os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também estarão em pauta medidas para aprimorar o atendimento às vítimas. Participam desta edição profissionais de 23 estados e do Distrito Federal.

Com Assessoria 

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT