Politica
Mauro diz que Abilio precisa parar de tratar Saúde via imprensa e assumir responsabilidade

Conteúdo/ODOC – O governador Mauro Mendes (União Brasil) reagiu com firmeza à intenção do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), de devolver ao Estado a gestão da média e alta complexidade da saúde na capital. Durante coletiva nesta sexta-feira (25), Mendes afirmou que o chefe do Executivo municipal precisa “parar de tratar o tema pela imprensa” e assumir as obrigações que o cargo exige.
“Abilio não pode simplesmente abrir mão da responsabilidade de cuidar da saúde. Foi eleito sabendo do tamanho da missão. Se não sabia, devia ter se informado. Nenhum outro prefeito tentou essa saída”, disse o governador.
A crítica foi motivada por declarações recentes de Abilio, que alegou que o atual modelo de gestão da saúde não favorece o município. Segundo ele, a centralização da regulação nas mãos do governo estadual esvaziou o poder de decisão da prefeitura sobre o fluxo dos pacientes nas unidades de média e alta complexidade, como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o São Benedito.
“O paciente da UPA depende do governo do Estado para conseguir vaga em hospitais. Perdemos a autonomia”, argumentou Abilio, ao defender que a prefeitura foque apenas em unidades básicas, UPAs e centros especializados.
Mauro Mendes, no entanto, contestou a tese. Para ele, a regulação centralizada é a forma mais eficiente de organizar os atendimentos em todo o Estado, permitindo remanejamento de pacientes entre os municípios conforme a demanda e a disponibilidade de leitos.
“Se quiser sair da regulação e bancar tudo sozinho, que arque com 100% dos custos da saúde da capital. Mas não é assim que funciona. Gestão plena é uma pactuação que envolve recursos da União, do Estado e do município. Cuiabá recebe dinheiro federal para isso”, ressaltou o governador.
Mendes, que também foi prefeito da capital, lembrou que enfrentou situações ainda mais adversas no passado, com menos estrutura hospitalar, mas sem abdicar de suas funções. “Na minha gestão não havia Santa Casa, Hospital Central estava parado, o Metropolitano era pequeno. E nem por isso deixei de cuidar da saúde”, lembrou.
O governador também respondeu às queixas do prefeito sobre atrasos nos repasses estaduais. Abilio afirmou que, embora esteja pactuado o envio mensal de R$ 5 milhões, o município estaria recebendo apenas R$ 2,5 milhões. Ele disse ainda que só os hospitais HMC e São Benedito consomem cerca de R$ 30 milhões por mês.
Mesmo com as divergências, Mauro Mendes disse estar disposto a dialogar, desde que o debate seja técnico e responsável. “Precisamos sentar com os técnicos e tratar disso com seriedade. Um assunto dessa gravidade não pode virar discurso de palanque ou manchete de jornal. Vamos conversar, mas da forma correta”, finalizou.
Featured
Vereadora Dra. Mara convoca Assistência Social para esclarecer políticas voltadas à população em situação de rua na Capital

A vereadora Dra. Mara protocolou na Câmara Municipal de Cuiabá um requerimento de convocação da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela de Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre as políticas públicas destinadas à população em situação de rua no município.
O requerimento, protocolado sob o Processo nº 21601/2026, solicita que a secretária compareça ao plenário da Câmara para apresentar dados oficiais, relatórios e informações atualizadas sobre as ações desenvolvidas pela pasta. Entre os pontos cobrados estão a quantidade estimada de pessoas em situação de rua em Cuiabá, programas de acolhimento, assistência social, reinserção social, estrutura de atendimento e aplicação de recursos públicos.
Segundo a parlamentar, a convocação busca ampliar a transparência e fortalecer o acompanhamento das ações do Poder Executivo diante do aumento da demanda social relacionada à população em vulnerabilidade.
“O Poder Legislativo tem o dever de fiscalizar e acompanhar de perto as políticas públicas executadas pelo município, especialmente em temas sensíveis como a assistência às pessoas em situação de rua”, destaca o documento apresentado pela vereadora.
Featured
Lideranças do agro destacam decisões de MT sobre Fethab I agro.mt

O presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Moisés Debastiani, afirmou que os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso têm chegado também a regiões mais afastadas dos principais eixos de desenvolvimento.
A fala ocorreu durante a abertura da Norte Show 2026, nesta terça-feira (21), em Sinop.
“Às vezes a gente não percebe o que está sendo feito nos rincões do Estado. Para quem está aqui no eixo da BR-163, a duplicação já é uma realidade, mas o trabalho chega também ao interior. Eu tenho propriedade em Feliz Natal e sei o quanto aquele asfalto até a linha fez diferença para nós”, afirmou.
Moisés também destacou a importância da atuação conjunta entre entidades e poder público para atender demandas da população e do setor produtivo.
“As associações têm o papel de levar as demandas para quem pode resolver. Muitas melhorias, como infraestrutura e serviços, passam pelas decisões políticas”, disse.
Já o presidente do Sindicato Rural do município, Ilson José Redivo, destacou medidas recentes do Governo do Estado voltadas ao setor produtivo, especialmente em um cenário de custos elevados e dificuldades econômicas.
“Quero agradecer ao governador Otaviano Pivetta pela decisão de congelar o Fethab neste ano e por não reeditar o Fethab 2. O setor está passando por um momento difícil, com custo alto de insumos e preços baixos dos produtos, e essa decisão mostra sensibilidade com quem está produzindo”, afirmou.
Segundo ele, o momento exige equilíbrio para garantir a continuidade da produção no campo. “A gente entende que é um cenário que vai se ajustar, mas essas medidas ajudam o produtor a seguir trabalhando”, completou Redivo.
Agro Mato Grosso
Abertura do Show Safra em Lucas do Rio Verde governador destaca a força do agro em MT

Com a presença do governador Mauro Mendes, do ministro Carlos Fávaro e outras autoridades, a abertura do Show Safra Mato Grosso ocorreu, ontem. O presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, agradeceu a participação de todas as autoridades presentes e destacou que o agro tem transformado o Estado de Mato Grosso. “O Agro transforma a educação, tem transformado toda a infraestrutura, mas é preciso enxergar o futuro, debate das potencialidades e aqui no Show Safra Mato Grosso é o lugar para isso”, destacou o presidente.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou a pujança da feira. “Aqui foi construída uma trajetória de muito trabalho, com muita competência por todos que aqui estão, todos que estiveram e por aqueles que estarão nos próximos anos. Essa feira é a grande demonstração da capacidade e determinação de um povo com objetivo.”
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou a importância da Fundação Rio Verde, que começou as pesquisas e desenvolver o Show Safra do zero. “Nós vimos essa fundação sair do zero, mas as ideias, as conexões, fizeram a feira chegar nesse maravilhoso momento e em toda essa magnitude”, afirmou o ministro.
O vice-governador e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, relembrou o início de sua trajetória política e empresarial na cidade e destacou o protagonismo econômico e agroindustrial do município. “Mato Grosso é um Estado relativamente novo, mas é um Estado que tem muita atração, tem muita energia, tem um povo trabalhador e tem o agronegócio que é o mais desenvolvido do mundo e Lucas do Rio Verde tem protagonizado um desenvolvimento incrível, por essa razão a usamos como exemplo, pois aqui é onde a política dá certo”, afirmou Pivetta.
Durante a cerimônia de abertura, as autoridades salientaram a relevância do agronegócio como motor da economia brasileira, ressaltando o papel estratégico de Mato Grosso na produção de alimentos e no fortalecimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em seus discursos, também enfatizaram a importância de eventos como o Show Safra para impulsionar a inovação, fomentar negócios e promover o desenvolvimento sustentável do setor.
A feira segue até a sexta-feira (27).
Sustentabilidade12 horas agoEl Niño pode prejudicar plantio da soja 2026/27, alerta meteorologista
Featured9 horas agoTrecho da Rua Comandante Costa será totalmente interditado a partir de amanhã (15) em Cuiabá
Featured12 horas agoObras do BRT avançam na Avenida do CPA e novo viaduto terá interdição total na Miguel Sutil
Business5 horas agoCompactação do solo reduz produtividade da soja e desafia lavouras em períodos de seca, diz estudo
Featured10 horas agoAbilio planta mudas no Parque Tia Nair e reforça meta de 200 mil novas árvores em Cuiabá
Featured7 horas agoProcon de MT alerta sobre cobranças abusivas em bares e proíbe fogos com barulho durante jogos
Business9 horas agoUnicamp cria calculadora que transforma resíduos do agro em créditos de carbono e energia
Featured9 horas agoGoverno de MT abre vagas de estágio para alunas do Ensino Médio com bolsa de quase R$ 1 mil















