Business
Dia Mundial da Fruta: Brasil ainda tem espaço para exportar mais, avalia Abrafrutas

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas ainda está longe de ocupar a mesma posição no comércio internacional. Apesar do avanço das exportações e do crescimento da demanda por alimentos saudáveis, o setor avalia que há espaço para ampliar a presença das frutas brasileiras no mercado externo.
A avaliação ganha destaque neste 1º de julho, quando é celebrado o Dia Mundial da Fruta. Além de reforçar a importância da alimentação saudável, a data chama atenção para o papel estratégico da fruticultura na economia brasileira.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A atividade ocupa cerca de 2,5 milhões de hectares, produz aproximadamente 45 milhões de toneladas de frutas por ano e gera em torno de 5 milhões de empregos diretos e indiretos. As condições climáticas, a diversidade de biomas e o investimento em tecnologia permitem ao país ofertar frutas frescas durante praticamente todo o ano.
No mercado externo, a fruticultura brasileira também vem avançando. Em 2025, o país exportou mais de 1,2 milhão de toneladas de frutas, com receita superior a US$ 1,4 bilhão — o maior valor já registrado pelo setor.
As frutas brasileiras chegam a mercados considerados exigentes, como União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Ainda assim, o Brasil ocupa posição inferior no ranking mundial de exportadores, o que, na avaliação do setor, demonstra o potencial de crescimento das vendas internacionais.
Entre os fatores apontados para ampliar essa participação estão a abertura de novos mercados, investimentos em logística e o fortalecimento das ações de promoção comercial.
Consumo de frutas acompanha busca por alimentação saudável
Além do mercado externo, a demanda interna também favorece a fruticultura. Segundo a pesquisa Tendências do Varejo 2026, apresentada durante a APAS Show, a saudabilidade passou a ser a principal tendência de consumo entre os brasileiros.
O levantamento mostra que os consumidores estão priorizando alimentos naturais e reduzindo a ingestão de produtos com alto teor de açúcar. Nesse cenário, as frutas ganham espaço por reunirem características valorizadas pelo mercado, como origem conhecida, qualidade nutricional e produção sustentável.
Frutas brasileiras chegam a mais de 100 mercados
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Brasil exporta frutas como manga, melão, limão, mamão, uva, melancia, abacate e outras espécies tropicais para mais de uma centena de mercados.
A entidade afirma que o crescimento das exportações reflete investimentos dos produtores em inovação, rastreabilidade, sustentabilidade e atendimento às exigências sanitárias dos compradores internacionais.
A Abrafrutas também destaca que o consumo regular de frutas é recomendado por organizações de saúde por contribuir para uma alimentação equilibrada, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de doenças crônicas e na oferta de nutrientes essenciais para diferentes fases da vida.
*Com informações da assessoria de imprensa
O post Dia Mundial da Fruta: Brasil ainda tem espaço para exportar mais, avalia Abrafrutas apareceu primeiro em Canal Rural.
Business
Análise de solo ajuda produtor a economizar com fertilizantes e aumentar a produtividade

A análise de solo é uma das tecnologias de foco da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que vem empregando esforços para disseminar o serviço. O órgão estima que a prática trouxe um benefício econômico de R$35,2 milhões para o estado de Santa Catarina em 2025.
A Epagri explica que a análise de solo é uma das tecnologias que têm impacto positivo em todas as cadeias produtiva, afinal, toda a produção de alimentos cultivados requer terra fértil e sadia. O trabalho começa após a colheita, quando se inicia o planejamento da próxima safra.
Como funciona?
O pesquisador da Epagri/Cepaf, Evandro Spagnollo, explica que para a terra se tornar apta para produzir é preciso identificar quais nutrientes são deficitários. Para grande parte dos solos agricultáveis do Oeste catarinense, por serem naturalmente pobres em nutrientes, é preciso suprir via adubação mineral com nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), e eventualmente, micronutrientes como boro e zinco – ou via adubação orgânica, oriunda de aviários, estábulos e pocilgas.
Ele recomenda que a análise de solo seja feita, pelo menos, a cada dois anos, para decidir a quantidade de fertilizantes de acordo com a expectativa de rendimento da cultura. O laboratório de solos do Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar (Cepaf), inaugurado em 1979, em Chapecó, foi a primeira unidade da Epagri a oferecer o serviço.
“Por ser uma região produtora de suínos e aves, muitas amostras chegam com excesso de potássio e fósforo devido ao intensivo uso de esterco. Nestes casos, o excesso de adubação pode causar efeito salino, que é bem prejudicial às plantas”, explica.
Para aproveitar os benefícios nutricionais dos dejetos, é importante que sejam analisados no laboratório ou através do densímetro, cujos parâmetros estão disponíveis no boletim técnico “Avaliação da qualidade de dejeto líquido de suíno”.
“Outra medida importante é fazer adubação verde na entressafra, que gera a palhada e a ciclagem de nutrientes. Além de nutrir o solo, as raízes dessas plantas deixam a terra mais fofa, pronta para receber a semente”, explica.
Evandro também é co-autor do Manual de Calagem e do boletim técnico “Qualidade do solo e da água surgente em áreas de uso intensivo e continuado de esterco de suínos como fertilizante”.
Exemplos na prática
Adriano Girardi voltou para o campo após um período no Mato Grosso, e queria fazer a diferença na propriedade de 36 hectares, no município de Santa Helena. Ele planta 25 hectares de milho e 6 hectares de pastagem, onde 25 vacas do rebanho produzem 56 mil litros de leite por mês.
A produtividade tem crescido ano a ano graças ao empenho em fertilizar o solo da forma mais natural possível, sem deixar de fazer a correção química. “A análise de solo é como uma receita de bolo. Ela aponta o que o solo precisa e a gente para de jogar dinheiro fora, comprando mais fertilizante do que a terra precisa”, acredita.
A boa produtividade de sua roça de milho – 170 sacas por ano – fez o produtor aumentar a área plantada em mais 15 hectares arrendados. A maior parte da produção vai para a alimentação das vacas, mas também abastece a indústria de fubá.
Para corrigir o solo com adubação orgânica, ele comprava cama de aves, e há dois anos investiu numa esterqueira. Tudo para que a terra continue produzindo por muitos e muitos anos. “A gente tem que pensar no amanhã, no que vai deixar para os filhos e netos. E uma terra bem nutrida produz mais porque a planta tem menos doença e menos ataque de praga”, garante.
Quem acompanha o desenvolvimento da roça de Adriano é o extensionista rural Marciano Frosi. Ele conta que outro manejo importante realizado pelo produtor é a rotação de culturas de plantas de cobertura durante a entressafra, como aveia, nabo, milheto e ervilhaca. Além de fazer o plantio em nível, o que evita a erosão.
“Por causa da vocação de nossa região, produtora de suínos, gado e aves, nosso trabalho é muito baseado na conservação do solo, já que o excesso de fertilização orgânica oriunda do esterco prejudica o solo. E Adriano se destaca não só por implementar as correções técnicas necessárias, como está sempre pesquisando alternativas para diminuir o uso de agrotóxicos”, elogia.
Outro exemplo de aplicação prática que gerou bons resultados é o da propriedade de do técnico agrícola André Balena no município de Águas Frias, que virou referência. Ele é produtor de leite e suínos e planta 5,6 hectares de milho para suplementação da alimentação bovina.
Além de analisar o solo com regularidade, ele implantou o sistema de fertirrigação para adubação orgânica e abriu as portas para a pesquisa e extensão avaliarem o ganho em fertilidade, durante três anos.
*Sob supervisão de Hildeberto Jr.
Business
Você viu? Cientistas encontram enzima que aumenta em 6 vezes a produção de açúcar

O Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas (Lafieco) da Universidade de São Paulo (USP) descobriu uma enzima na raiz da cana-de-açúcar que serve como uma chave para quebrar o bagaço e alavancar o rendimento da planta: a molécula ASD (α-L-arabinofuranosidase).
Esta reportagem, produzida pela Agência Fapesp, foi uma das mais lidas do site do Canal Rural ao longo da última semana.
Estudos divulgados nesta última semana revelam que o uso em laboratório aumentou a liberação de açúcar pelos resíduos da cana em até seis vezes, um passo essencial para acelerar a produção de etanol de segunda geração.
Uma das maiores barreiras para o aproveitamento pleno da cana sempre foi a rigidez no material que compõe o “esqueleto” da planta, a lignocelulose. Por conta dessa dificuldade, há anos, uma empresa dinamarquesa detém o monopólio de um coquetel enzimático capaz de quebrar essa barreira, e cientistas do mundo todo investigam alternativas.
A descoberta brasileira vem de uma pesquisa de 17 anos do Lafieco, que faz parte do Instituto de Biociências da USP. Ao mapear o desenvolvimento dos aerênquimas – estruturas porosas presentes nas raízes –, os pesquisadores identificaram um conjunto de enzimas usadas pela própria planta para remodelar suas fibras. Depois, conseguiram isolar a ASD e aplicá-la em coquetéis enzimáticos comerciais, que são capazes de quebrar a lignocelulose e aumentar a sacarificação.
Descoberta revolucionária
Marcos Silveira Buckeridge, coordenador do Lafieco e coautor do trabalho publicado no Journal of Experimental Botany, explica que os coquetéis enzimáticos já existentes são originados de microrganismos – em sua maioria, fungos. É a primeira vez que cientistas apontam uma molécula de origem vegetal com tal atributo. “E não é qualquer origem vegetal, é da própria cana-de-açúcar”, ressalta o pesquisador.
Para chegar a esse ponto, a equipe precisou primeiro mapear a química e a estrutura da parede celular da cana, entendendo como a celulose se organiza. “Vários alunos do Lafieco fizeram parte da investigação durante esses 17 anos, passando o bastão uns para os outros”, relembra o biólogo, cujo grupo publicou os primeiros dados estruturais sobre isso em 2013.
O grupo já sabia que a formação dos aerênquimas nas raízes da cana envolvia um processo natural de separação de células. O aparecimento dessas estruturas costuma estar ligado à falta de oxigênio (hipóxia), mas na cana elas se formam de maneira independente.
Durante o desenvolvimento do aerênquima, a própria planta modifica e quebra as paredes de suas raízes, criando túneis de ar. Esse processo inclui a separação celular e a quebra de açúcares complexos – duas ações essenciais para facilitar o aproveitamento do bagaço na produção de etanol.
“O aerênquima aparece progressivamente na raiz da cana. Na pontinha há menos, e sua formação vai ficando mais frequente para cima”, explica Bruno Viana Navarro, pós-doutorando do Lafieco e primeiro autor do artigo. A equipe queria observar quais “ferramentas microscópicas” (enzimas) a planta ativava ao longo desse processo de remodelação de suas raízes.
Ele descreve o experimento: “Nós plantamos colmos de uma cultivar bem estudada de cana-de-açúcar [SP80-3280] e, após três meses, coletamos raízes de perfilhos (brotos novos), que foram divididas em quatro segmentos de 1 cm cada. Assim, cada pedaço apresentava uma proporção diferente de formação de aerênquima”.
A equipe focou nas enzimas com a função de agir como “tesouras químicas”, cortando as fibras da parede da célula e liberando os açúcares. Uma das doutorandas de Buckeridge, Eveline Tavares, encontrou uma molécula-chave nesse processo: a enzima ASD (α-L-arabinofuranosidase).
Posteriormente, a doutoranda Adriana Grandis detalhou sua importância na formação do aerênquima. Navarro resume a função da ASD: “Ela atua de forma muito específica no rearranjo da parede celular, quebrando as ligações de um dos materiais estruturais mais presentes na cana”.
Percebendo o potencial da ASD, o grupo – tendo à frente a pós-doutoranda Débora Pagliuso – produziu essa enzima em laboratório usando leveduras, com o objetivo de testá-la na prática. “Inserimos a ASD no coquetel comercial e testamos no bagaço da cana-de-açúcar. Só essa adição aumentou em até seis vezes a produção do açúcar que, mais tarde, é convertido em etanol”, ressalta Navarro.
Futuro promissor
Segundo o pesquisador, o estudo revela um cardápio molecular imenso. A equipe já identificou cerca de 530 sequências genéticas e classes de enzimas na cana. Isso significa que há dezenas de outras “ferramentas” biológicas aguardando para serem testadas.
“Encontramos uma segunda enzima também muito promissora, cuja função é quebrar as pectinas. Ela ataca a lamela média: os cimentos entre as células. Quando essas estruturas são quebradas, as células começam a ficar soltas, e aí é que acontece a tal ‘cana papaia’. Fica bem mais fácil degradar a estrutura e obter os açúcares, o que impacta a produção de etanol de primeira e segunda geração”, diz Navarro.
Para Buckeridge, o sucesso do estudo reforça a tese de que enzimas “da casa” (da própria planta) conseguem decodificar e quebrar a estrutura da cana melhor do que os microrganismos. “É possível que essas enzimas de plantas que estamos ofertando no artigo tenham características que as enzimas de microrganismos não têm e que podem ser a chave para a alta eficiência da conversão de resíduos em produtos mais nobres. Pode ser que tenhamos descoberto um barril de ouro, mas até agora usamos uma moeda só.”
Um dos objetivos futuros mais ambiciosos do grupo é conseguir produzir um coquetel 100% vegetal customizado. “Analisando a composição bioquímica da biomassa da cana, é possível criar o coquetel enzimático mais adequado à sua hidrólise, o que aumentaria o rendimento da produção de etanol. Esperamos chegar a isso um dia”, afirma Navarro.
Business
Pesquisadores desenvolvem tecnologia que pode triplicar a produção de morangos

A North Carolina State University (NC State), nos Estados Unidos, desenvolveu o Plant Armor, tecido tecnológico capaz de reduzir perdas causadas por insetos e climas extremos no plantio de morangos.
O manto 3D foi projetado a partir de vestimentas militares e forma uma barreira física para os morangos, que permite a passagem de ar, luz e água. O estudo coloca a inovação como uma possível alternativa aos defensivos agrícolas químicos.
Além da proteção completa contra insetos, o tecido também estabiliza a temperatura interna em valores ligeiramente mais altos.
Os resultados experimentais revelam um aumento de 3,56 vezes na quantidade de frutos colhidos (e considerados aproveitáveis) em comparação às mudas que não usaram o manto. Houve também melhora significativa no tamanho dos morangos, com peso total 1.84 vezes maior.
Outro efeito observado foi um adiantamento da produção: as plantas cobertas deram frutos cerca de uma semana antes das outras, o que pode representar uma vantagem para produtores buscando se adiantar nas janelas de mercado. A hipótese dos pesquisadores é que o microclima criado pelo Plant Armor foi responsável por isso.
O último estudo, divulgado em 24 de setembro de 2026 na revista científica Agriculture, destacou que morangos são particularmente sensíveis a fontes de estresse externas, como flutuações de temperatura, pragas e doenças, o que causa aos produtores um gasto expressivo com insumos agrícolas químicos. Os autores são Gabriel Bamidele Olawuyi, James Clothier, Matthew A. Bertone, Grayson L. Cave, Reuben A. Garshong, Andre J. West, Loganathan Ponnusamy, Clyde E. Sorenson e R. Michael Roe.
A tecnologia foi pensada para diminuir o uso de pesticidas e atender à demanda crescente dos consumidores por produtos orgânicos. A viabilidade comercial do produto ainda não está confirmada, mas a equipe da NC State indica que o próximo passo é testar o Plant Armor em propriedades rurais reais, em diferentes regiões e plantios.
O desenvolvimento do Plant Armor
O tecido é composto por multifilamentos de poliéster reflexivo com 0,05% de dióxido de titânio. As camadas dele são sustentadas por hastes circulares de PVC e formam uma cobertura em forma de túnel.
Plant Armor colocado sobre um canteiro onde foram plantados morangos. Foto: NC State/Divulgação.
A sua origem está em um estudo da mesma universidade voltado a uniformes militares, que tinha o objetivo de fazer coletes à prova de balas mais confortáveis e roupas protetoras contra insetos. Os primeiros testes voltados à agricultura, publicados em 2022, foram realizados com repolhos e tiveram autoria de Grayson L. Cave, Andre J. West, Kun Luan e R. Michael Roe, além de outros pesquisadores.
Antes de tudo isso, já existiam estudos averiguando a possibilidade de usar coberturas para a proteção de cultivos agrícolas. Um estudo de 2006 da Kansas State University, citado pelo artigo da NC State, encontrou resultados semelhantes ao cobrir as plantas. Porém, no experimento de mais de 20 anos atrás, era necessário remover a manta de tempos em tempos para ventilar e prevenir superaquecimento, além de exigir monitoramento constante, condições superadas pelo tecido tecnológico do Plant Armor.
Featured11 horas agoTSE proíbe Meta de restringir postagens sobre candidatos à Presidência sob pena de multa
Business10 horas agoGeada pode atingir 20 municípios em três estados
Business24 horas agoBrasil se aproxima dos EUA nas exportações do agro; ASSISTA
Agro Mato Grosso5 horas agoAvó, mãe e netas morrem após acidente de carro na BR-364 em MT
Agro Mato Grosso6 horas agoJustiça penhora fazenda de R$ 17,6 mi do “maior desmatador do Pantanal” I MT
Business20 horas agoChuva pode chegar a 112 mm em 24 horas em Santa Helena
Featured6 horas agoForça Tática prende casal com rádio na frequência da polícia e descobre droga em árvore
Agro Mato Grosso6 horas agoVÍDEO: nuvem com milhares de andorinhas sobrevoam condomínio em Cuiabá em busca de alimento















