Featured
Quer um telão na sua rua? Prefeitura abre votação para novo jogo do Brasil

Abilio confirma 6 telões para o duelo contra a Escócia na quarta (24). Comunidade tem até terça-feira (23) para disputar as duas vagas extras
Prefeitura amplia ação e terá seis telões para próximo jogo do Brasil em Cuiabá
A paixão pelo futebol e o sucesso da campanha Minha Rua é Show de Bola vão garantir ainda mais pontos de torcida em Cuiabá no próximo jogo da Seleção Brasileira. Após o sucesso da última transmissão e diante das chuvas registradas na sexta-feira (19), o prefeito Abilio Brunini decidiu manter os telões nas quatro ruas vencedoras da edição anterior e ampliar a ação com mais duas novas localidades.
Com isso, a partida do Brasil, marcada para quarta-feira (24), às 18h, será transmitida em seis telões espalhados pela capital. As quatro ruas que já haviam sido escolhidas e permanecem contempladas são: Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.
Além dessas, outros dois telões serão instalados em novas ruas, que serão escolhidas por votação popular no Instagram da Prefeitura de Cuiabá. O resultado das novas ruas sairá às 21h desta terça-feira (23).
A decisão de manter as ruas vencedoras ocorreu após a grande mobilização registrada no último jogo, quando moradores lotaram os pontos de transmissão para acompanhar a vitória da Seleção Brasileira. Mesmo com a chuva durante a partida, famílias, amigos e vizinhos permaneceram reunidos em clima de festa, mostrando a força da torcida cuiabana.
Agora, a Prefeitura quer ampliar ainda mais essa mobilização e convida moradores de todos os bairros a participarem da nova etapa da campanha.
A partir desta segunda-feira (22), está aberto o período para envio de fotos e vídeos das ruas interessadas em receber um dos novos telões. O material deve mostrar a organização da comunidade, a animação dos moradores e o espírito de união em torno da campanha.
A votação popular será aberta às 18h desta segunda-feira (22), por meio do Instagram oficial da Prefeitura, e seguirá até as 18h de terça-feira (23).
A proposta da campanha é transformar ruas da capital em grandes espaços de convivência, integração e celebração coletiva, fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os moradores.
Com mais telões e novas oportunidades de participação, a expectativa é de que o próximo jogo reúna ainda mais torcedores e transforme Cuiabá em uma grande arena a céu aberto.
A Prefeitura reforça o convite para que os moradores enviem seus vídeos, mobilizem seus vizinhos e participem da votação para garantir que sua rua seja uma das escolhidas para viver essa experiência.
Rua 17: tradição, memória e união entre gerações
Na Rua 17, no bairro Santa Terezinha, a Copa virou símbolo de união entre gerações. A mobilização começou tímida, mas rapidamente ganhou força e transformou a rua em um grande ponto de encontro entre vizinhos, amigos e familiares.
Um dos primeiros moradores da via, Sidney José da Silva, relembrou como a festa ganhou proporções maiores do que o esperado. “A princípio era para ser só algumas casas, mas fomos chamando um vizinho, depois outro, e todo mundo contribuiu. Acabou se tornando essa grande festa que estamos vivendo hoje. É uma alegria imensa para nós e para toda a comunidade”, disse.
O sentimento de pertencimento também emocionou moradores mais antigos, como Alair Ferreira Valentim, que viu a tradição passar de geração em geração. “Desde criança eu via meus pais e familiares pintando ruas e colocando bandeiras. Hoje estamos fazendo isso para os nossos filhos e netos. É muito gratificante compartilhar esse momento com os amigos e vizinhos”, contou.
Entre os mais jovens, a paixão pela Seleção também falou alto. O estudante Enzo Gabriel resumiu em poucas palavras a expectativa da torcida: “É muito bom assistir aqui. Agora é torcer para a Seleção trazer o hexa para nós”, comemorou.
Rua 44: chuva, resistência e vontade de fazer a festa acontecer
Na Rua 44, no bairro São João Del Rey, a chuva virou adversária inesperada, mas não foi suficiente para apagar a animação da comunidade. Mesmo com o tempo fechado, moradores permaneceram unidos, determinados a fazer da noite um momento especial.
À frente dessa mobilização esteve Márcia Garcia, que liderou a organização e não escondeu a frustração por ver a chuva afastar parte do público. Ainda assim, fez questão de destacar toda a preparação da comunidade. “Ia lotar esse espaço, convidamos muitos amigos para prestigiar e assistir à partida nesse telão. Temos toda a estrutura, cadeiras, banheiros químicos, água, tudo disponibilizado pela Prefeitura. Mas a chuva atrapalhou”, comentou.
Mesmo diante das dificuldades, o sentimento foi de gratidão e expectativa por uma nova oportunidade. Rafael de Melo Benites destacou a importância da ação para reunir os moradores. “Todo mundo ficou muito feliz com isso. A chuva atrapalhou um pouquinho, mas o prefeito veio aqui e disse que vai ter mais uma chance para a gente assistir com os vizinhos, amigos, todos juntos. A gente está muito feliz”, pontuou.
A determinação da comunidade talvez tenha sido melhor traduzida por Ellen Cristina, ainda antes do fim da partida. “A chuva não vai vencer nós, não vai. Nós vamos conseguir superar essa chuva, vamos ser campeões hoje e seguir rumo ao hexa”, disse.
Com Assessoria
Featured
Copa do Mundo destaca busca por espaços para reunir amigos e família

A cada Copa do Mundo, milhões de brasileiros repetem um ritual que vai muito além do futebol. Reunir amigos, preparar os petiscos, vestir a camisa da seleção e compartilhar a expectativa de cada lance são tradições que transformam simples partidas em experiências coletivas.
E talvez seja justamente aí que esteja a melhor parte do torneio. Não apenas no que acontece dentro de campo, mas nos encontros, nas conversas e nas memórias construídas ao redor dele.
Essa valorização da convivência tem influenciado diversos aspectos da vida contemporânea, incluindo a forma como as pessoas enxergam seus próprios espaços. Ambientes planejados para receber, celebrar e compartilhar momentos ganharam protagonismo nos últimos anos, refletindo uma busca crescente por conexões mais genuínas e experiências significativas.
Para o superintendente regional da Plaenge Cuiabá, Diogo Marchioto, essa mudança está relacionada a uma nova percepção sobre qualidade de vida. “Depois de anos marcados por rotinas aceleradas, as pessoas passaram a valorizar mais o tempo dedicado à família, aos amigos e aos momentos de convivência. Existe uma busca crescente por ambientes que favoreçam esses encontros de forma confortável e acolhedora”, afirma.
Segundo ele, a própria definição de conforto evoluiu. “Hoje, conforto também significa ter espaços capazes de aproximar pessoas. São ambientes que permitem criar experiências, fortalecer relações e aproveitar melhor os momentos que realmente importam”, observa.
A gerente comercial da Plaenge Cuiabá, Prycilla Esser, destaca que o comportamento dos consumidores reflete essa transformação. “Percebemos uma valorização cada vez maior dos ambientes voltados à convivência. As pessoas querem receber amigos, celebrar conquistas e criar memórias sem abrir mão da praticidade e do conforto. É uma tendência que vem se fortalecendo em diferentes perfis de público”, explica.
Ela destaca ainda que é justamente por isso que empresas como a Plaenge têm investido cada vez mais em plantas com essas características. “Há algum tempo nossos espaços gourmets estão vindo com esse viés de reunião com aqueles que gostamos. Um dos nossos diferenciais por exemplo, além do ambiente acolhedor e espaçoso, é a piscina privativa para os convidados, que agrada muito os moradores”, conta.
Para ela, eventos como a Copa do Mundo tornam esses diferenciais ainda mais valorosos. “O futebol tem uma capacidade única de reunir pessoas. Independentemente do resultado, o que fica são as histórias compartilhadas, as risadas, as conversas e os momentos vividos juntos. Isso ajuda a explicar por que os espaços destinados ao encontro têm ganhado tanta relevância”, completa.
Em um período marcado pela conexão digital, a valorização dos encontros presenciais parece seguir na direção oposta. E talvez seja justamente por isso que ocasiões como a Copa do Mundo continuem despertando tanto interesse: elas lembram que algumas experiências são ainda melhores quando compartilhadas.
Com Assessoria
Featured
Lei Seca prende 17 motoristas por embriaguez durante o fim de semana em Cuiabá e Rondonópolis

Ações abordaram 284 veículos e resultaram na remoção de quase 100 carros e motos irregulares. Mais de 160 multas foram aplicadas
A Operação Lei Seca resultou na prisão de 17 condutores por embriaguez ao volante durante fiscalizações realizadas, neste fim de semana, em Cuiabá e Rondonópolis.
Conforme balanço do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), foram fiscalizados 284 veículos e realizados 290 testes de alcoolemia, que resultaram na emissão de 160 Autos de Infração de Trânsito (AIT).
Do total de veículos abordados, 106 foram autuados e 96 removidos, sendo 72 carros e 24 motocicletas.
As operações ocorreram em dois pontos da Avenida das Torres, em Cuiabá, e na Rua Dom Pedro II, em Rondonópolis.
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e demais órgãos parceiros.
Featured
Soja e farelo lideram movimentação no Porto de Santos até maio

Os produtos do complexo soja puxaram a movimentação de cargas no Porto de Santos no acumulado do ano até maio, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS). Foram 25,72 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja, volume 5,5% superior ao registrado nos cinco primeiros meses de 2025. No mesmo intervalo, a movimentação total do porto atingiu 75,65 milhões de toneladas, alta de 4,7% na comparação anual.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), os embarques de açúcar também avançaram no acumulado do ano até maio. O volume ficou em quase 7 milhões de toneladas, com crescimento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2025.
Consideradas todas as cargas, os embarques no porto somaram 55,95 milhões de toneladas, alta de 4,3%. Os desembarques alcançaram 19,70 milhões de toneladas, aumento de 5,7% na mesma base de comparação.
Receba no seu celular atualizações em tempo real, enquetes interativas e tudo o que impacta o dia a dia no campo: entre agora no Whatsapp do Canal Rural!
Na movimentação de contêineres, a APS informou recorde em maio, com mais de 500 mil TEU, unidade padrão do setor. No acumulado do ano, o porto superou 2,4 milhões de TEU.
Apesar do avanço no resultado de janeiro a maio, o desempenho isolado de maio mostrou retração na carga total. Foram 16,37 milhões de toneladas movimentadas no mês, recuo de 1,7% frente a maio de 2025. Segundo a APS, o resultado foi influenciado por um ajuste na movimentação de celulose. A autoridade portuária afirmou que, em maio do ano passado, houve movimento fora do padrão, com crescimento de 45,5% ante o ano anterior, enquanto neste ano foi registrada queda de 34,8% nesse segmento.
Nos embarques de maio, o volume ficou em 12,26 milhões de toneladas, 4,1% abaixo das 12,79 milhões de toneladas de maio de 2025. A APS também apontou queda de 13,9% nos embarques de açúcar e recuo de 0,6% no complexo soja no mês.
Nos desembarques, maio teve crescimento de 6,2%, para 4,11 milhões de toneladas. O destaque foi o adubo, com 2,94 milhões de toneladas, avanço de 19,4% sobre as 2,46 milhões de toneladas registradas em maio de 2025.
Os dados divulgados pela APS mostram avanço da movimentação de cargas ligadas ao agronegócio no acumulado do ano, com soja, farelo e açúcar entre os principais destaques. O material, no entanto, não detalha os impactos diretos desse desempenho para produtores, tradings ou preços no mercado.
Fonte: Estadão Conteúdo
O post Soja e farelo lideram movimentação no Porto de Santos até maio apareceu primeiro em Canal Rural.
Business10 horas agoMédio-norte lidera colheita do milho em MT, enquanto o sudeste engatinha
Agro Mato Grosso4 horas agoPreço do milho recua nos últimos cinco anos, enquanto custos de produção avançam em MT
Featured23 horas agoHomem é preso com carga de 600 perfumes sem nota fiscal em ônibus
Featured24 horas agoCorpo de Bombeiros e Sebrae discutem medidas para fortalecer pequenos negócios
Sustentabilidade7 horas agoRotação de culturas pode reduzir perdas no trigo – MAIS SOJA
Featured7 horas agoBrasil encara Escócia nesta quarta-feira (24) em jogo decisivo pela liderança do Grupo C
Sustentabilidade9 horas agoAprosoja MT articula com o Governo solução emergencial para o endividamento rural – MAIS SOJA
Featured3 horas agoSequestro, tortura e morte: polícia desarticula grupo que matou jovem confundido com rival
















