Featured
Absurdo! UFMT investiga suposta “lista de alunas estupráveis” entre estudantes de Direito

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiu instaurar um procedimento administrativo disciplinar para investigar mensagens trocadas entre estudantes do curso de Direito. Nelas, aparecem referências a uma alegada “lista de alunas estupráveis” e comentários com clara intenção de assediar ou molestar colegas.
O episódio ganhou repercussão nesta terça-feira (5), depois que o Centro Acadêmico VIII de Abril, representante dos alunos de Direito, divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais. A entidade classificou as conversas como extremamente graves, de caráter misógino e violento, totalmente incompatíveis com valores éticos, jurídicos e humanos.
De acordo com o centro acadêmico, as mensagens circulam entre os estudantes e não podem ser minimizadas como simples “brincadeira”. Para os representantes, o conteúdo revela banalização da violência sexual e a objetificação das mulheres.
Os alunos também lembram que o caso se soma a outros relatos de assédio na universidade. Em julho de 2025, a servidora Solange Aparecida Sobrinho, de 52 anos, foi estuprada e assassinada dentro do campus, em um episódio que ainda marca a comunidade acadêmica.
Na segunda-feira (4), os estudantes realizaram uma assembleia geral para discutir o assunto. O caso foi encaminhado às autoridades competentes para investigação e eventual punição dos responsáveis.
Nota da Universidade
Na nota, a instituição afirma repudiar veementemente qualquer forma de violência, misoginia ou violação de direitos humanos dentro da comunidade acadêmica. A UFMT reforça seu compromisso com um ambiente seguro, ético e respeitoso, especialmente no combate à violência de gênero.
A Faculdade de Direito informou que já tomou as medidas cabíveis, incluindo a instauração do procedimento administrativo para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos, conforme a legislação e as normas internas. A universidade se colocou à disposição das autoridades para colaborar nas investigações.
Featured
Mauro Mendes participa da premiação de Nelsinho Piquet após etapa da Stock Car em Cuiabá

Piloto venceu a quinta etapa da categoria disputada no Autódromo Internacional de Mato Grosso.
O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União), entregou neste sábado (20) o troféu ao piloto Nelsinho Piquet, vencedor da quinta etapa da Stock Car realizada em Cuiabá.
A cerimônia de premiação ocorreu no Parque Novo Mato Grosso, onde está localizado o Autódromo Internacional de Mato Grosso, palco da disputa.
Nelsinho garantiu o primeiro lugar na corrida principal da categoria. Felipe Fraga terminou na segunda colocação, enquanto Daniel Serra fechou o pódio em terceiro lugar.
A etapa integrou a programação da Stock Car na capital mato-grossense e reuniu pilotos da principal categoria do automobilismo nacional.
Veja vídeo
Featured
Homem é preso com carga de 600 perfumes sem nota fiscal em ônibus

Policiais militares do 15º Batalhão prenderam um homem pelo crime de contrabando, durante fiscalização na BR-364, na madrugada deste domingo (21.6), em Alto Araguaia. O suspeito foi preso em flagrante transportando 14 caixas com cerca de 600 frascos de perfume e produtos para celular dentro de um ônibus.
Durante execução da Operação Tolerância Zero, as equipes do 15º BPM receberam solicitações da Polícia Militar de Goiás para inspecionar um ônibus de transporte interestadual.
Na verificação do veículo, os policiais encontraram 14 caixas contendo diversas mercadorias suspeitas como perfumes, baterias e telas para celulares.
O motorista do ônibus indicou o passageiro que seria o responsável pelos produtos e o homem foi abordado pela PM. Ao ser questionado sobre a procedência dos materiais, o suspeito revelou que levaria os produtos para São Paulo e que não tinha documentação de nota fiscal sobre a origem legal da mercadoria.
Ao todo, foram contabilizados cerca de 600 frascos de perfumes, dezenas de telas para celulares e uma caixa contendo baterias de celular.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Featured
Corpo de Bombeiros e Sebrae discutem medidas para fortalecer pequenos negócios

Cooperação deve ampliar a orientação a empreendedores e incentivar a conformidade das atividades empresariais
Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).
A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.
“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.
Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.
A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.
Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.
“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.
Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.
Com Assessoria
Featured22 horas agoAlgodão, soja e milho: veja os números que mantêm MT no topo do agronegócio no Brasil
Featured18 horas agoMax Russi fica sem fala em inauguração da ferrovia com Alckmin
Featured18 horas agoNissan Kicks cai em córrego e surpreende motoristas em Cuiabá
Agro Mato Grosso19 horas agoGoverno de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “MT é um exemplo do que o Brasil pode fazer”
Featured15 horas agoQue feio! Mixto perde para o Gama e torcida protesta com fogo nas arquibancadas da Dutrinha
Featured23 horas agoCom mais de 536 mil imóveis vistoriados, Cuiabá despenca média de casos de Dengue e Chikungunya
Featured13 horas agoHomem é preso com carga de 600 perfumes sem nota fiscal em ônibus
Featured19 horas agoBombeiros encerram inscrições para 150 vagas de brigadistas; veja quais são as próximas fases














