Connect with us
24 de junho de 2026

Featured

Empresa de MT se consolida como maior distribuidora de máquinas pesadas do país

Published

on


A Extra Máquinas, comandada pelo empresário mato-grossense Pérsio Briante e reconhecida como a maior distribuidora da marca XCMG no Brasil, promoveu na última sexta-feira (17), no Palácio Tangará, em São Paulo, o evento “Brasil Produtivo”. O encontro reuniu empresários, clientes e autoridades — entre elas o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — e marcou o anúncio de novos investimentos e a ampliação da parceria entre Brasil e China no setor de máquinas pesadas, reforçando o protagonismo da empresa no desenvolvimento nacional.

Representante da gigante chinesa XCMG, maior fabricante de máquinas pesadas da China e a terceira do mundo, a Extra Máquinas se consolida como o maior dealer da marca na América Latina e uma das principais empresas do segmento no país. No evento, o presidente e fundador da companhia, Pérsio Briante, foi um dos grandes destaques da cerimônia ao anunciar investimentos de R$ 50 milhões até 2026, destinados à abertura de 12 novas lojas nos estados onde a empresa atua, incluindo Mato Grosso.

“A Extra Máquinas nasceu em Mato Grosso e carrega o DNA do nosso estado: empreendedor, produtivo e focado em resultados. Estamos investindo para ampliar nossa presença e continuar oferecendo soluções completas com tecnologia, eficiência e sustentabilidade”, afirmou Pérsio Briante, que também destacou o orgulho de representar uma das maiores indústrias de máquinas do mundo.

O governador Mauro Mendes ressaltou a relevância do evento para o setor produtivo mato-grossense, lembrando que a China é o maior parceiro comercial de Mato Grosso.

“Mais de 70% da soja produzida no nosso estado é exportada para a China. Eventos como este reforçam o papel estratégico de Mato Grosso na economia nacional e mostram que empresas como a Extra Máquinas estão ajudando o Brasil a crescer com inovação e sustentabilidade”, afirmou.

O encontro também celebrou os 10 anos da fábrica da XCMG em Pouso Alegre (MG), inaugurada em 2014 com investimento de US$ 300 milhões e mais de 23 mil equipamentos produzidos. A companhia chinesa anunciou ainda a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, voltado à adaptação tecnológica de suas máquinas ao mercado latino-americano, além de novos investimentos em máquinas inteligentes movidas a energia limpa.

Em sua fala, o governador Tarcísio de Freitas destacou o papel de São Paulo como polo de atração de investimentos e inovação. “Estamos eliminando barreiras e promovendo a digitalização para criar o melhor ambiente de negócios do país. Nossa missão é gerar demanda e apoiar empresas que acreditam no Brasil”, declarou.

Com projeção de faturar R$ 650 milhões em 2025 e alcançar R$ 1,5 bilhão até 2030, a Extra Máquinas consolida-se como uma das maiores distribuidoras de máquinas pesadas do país. A empresa conta com o maior centro de distribuição de peças XCMG do Brasil, em Pouso Alegre (MG), com mais de 9 mil itens registrados e 130 mil unidades em estoque, totalizando R$ 52 milhões investidos.

Sobre a Extra Máquinas S.A

Fundada em 1984, a Extra Máquinas S.A. é referência nacional em distribuição de máquinas pesadas, com atuação nos setores de agronegócio, mineração, construção civil e infraestrutura. Maior revendedora XCMG da América Latina, a empresa está presente em São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Pará e no Distrito Federal. Com sede em Sumaré (SP) e centro de distribuição em Pouso Alegre (MG), a Extra Máquinas oferece soluções completas, peças originais, pós-venda de excelência e uma estrutura operacional moderna, simbolizando a força de quem constrói o futuro do Brasil.

Continue Reading

Featured

Pivetta pede aval da ALMT para empréstimo de R$ 1,5 bilhão focado em 60 mil casas populares

Published

on


Projeto de lei foi entregue nesta quarta-feira (24). Recursos da Caixa também vão garantir obras de infraestrutura e repasses para a atenção básica de saúde

O governador Otaviano Pivetta entregou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta quarta-feira (24.6), um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a contratar financiamento, junto à Caixa Econômica Federal, para garantir a continuidade dos investimentos em infraestrutura e viabilizar a construção de mais 60 mil casas populares pelo programa SER Família Habitação.

A proposta também prevê que os recursos sejam destinados à atenção básica de saúde nos municípios. Com isso, o Governo pretende reorganizar a aplicação de recursos atualmente vinculados ao Fethab, ampliando a capacidade de investimento no programa habitacional.

“Estamos trazendo um projeto que autoriza o Estado, se a Assembleia aprovar, a captar R$ 1,5 bilhão da Caixa Econômica Federal para substituir recursos que deixarão de existir ao final do ano e garantir a continuidade dos investimentos. Dessa forma, poderemos avançar na construção das 60 mil casas que já anunciamos para os mato-grossenses que ainda não têm moradia própria”, afirmou o governador.

De acordo com ele, a operação foi estruturada para assegurar que o Estado mantenha o ritmo de investimentos em infraestrutura, incluindo obras de asfaltamento e construção de rodovias e pontes, ao mesmo tempo em que avança na política habitacional.

“O empréstimo é justamente para que não pare o programa de infraestrutura de Mato Grosso, que inclui a construção de mil quilômetros de rodovias por ano e centenas de pontes. Ao mesmo tempo, queremos garantir os recursos necessários para executar o programa habitacional que os municípios têm apontado como uma das principais demandas da população”, destacou.

O governador ressaltou ainda que Mato Grosso mantém capacidade fiscal e condições de contratar a operação de crédito em termos de mercado, com base na solidez das contas públicas do Estado.

Tramitação na Assembleia

Ao receber o projeto, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que a proposta terá tramitação prioritária na Casa devido à relevância dos investimentos previstos.

“É um projeto muito importante para Mato Grosso. Ele demonstra a boa saúde financeira do Estado, já que somente quem possui capacidade de pagamento consegue acessar financiamentos com condições favoráveis. O objetivo é avançar numa área extremamente sensível, que é a habitação”, afirmou.

Russi destacou que a construção de 60 mil moradias atende uma demanda histórica da população e pode ampliar o impacto social das políticas públicas em andamento no Estado.

“A habitação é uma das maiores cobranças que recebemos diariamente. O governo está focado nessa política pública e acredito que teremos condições até mesmo de superar essa meta, diante do volume de empreendimentos que vêm sendo lançados em todas as regiões do Estado”, disse.

Ainda segundo o presidente da AL, o projeto será analisado pelos deputados nos próximos dias.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, também acompanhou a agenda na Assembleia Legislativa.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Motorista acusado de matar empresário na MT-251 vai a júri popular nesta quinta

Published

on


Julgamento será aberto ao público e pode definir a condenação do réu por homicídio com dolo eventual

Cinco anos após o acidente que matou o empresário e motociclista Célio Marcos de Oliveira, o motorista Deocimar Silva da Guia será julgado pelo Tribunal do Júri nesta quinta-feira (25), às 9h, na Capital. O julgamento será aberto ao público e marcará mais um capítulo da busca por justiça da família da vítima, morta em um grave acidente registrado em abril de 2021, na MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

Deocimar responde por homicídio com dolo eventual, quando o autor assume o risco de provocar a morte. Em decisão anterior, a Justiça entendeu haver indícios de que o acusado dirigia embriagado, em alta velocidade e invadiu a pista contrária antes de atingir frontalmente a motocicleta conduzida por Célio. O réu também responde por embriaguez ao volante, omissão de socorro e fuga do local do acidente.

Às vésperas do julgamento, a defesa tentou obter um habeas corpus preventivo junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O pedido tinha como objetivo impedir uma eventual prisão imediata em caso de condenação pelo Conselho de Sentença. No entanto, o recurso foi negado pela Corte, que não identificou fundamentos para a concessão da medida.

A advogada Carla Rachel Fonseca da Silva, que atuou na assistência à acusação durante toda a fase de instrução processual até a pronúncia do réu, destaca que o júri representa um momento aguardado há anos pelos familiares. Segundo ela, após acompanhar o caso por quase quatro anos, a expectativa da família é que a sociedade possa analisar os fatos e que a Justiça seja feita. A atuação no Tribunal do Júri será acompanhada pela filha da vítima, a advogada Francielly Maria de Campos Oliveira, na condição de assistente de acusação.

O caso ganhou repercussão pela atuação da família de Célio, especialmente de Francielly, que participou ativamente da busca por provas, localização de testemunhas e acompanhamento do processo desde o início. Agora, ela também atuará como advogada assistente de acusação durante o Tribunal do Júri, auxiliando na representação dos interesses da família ao lado do Ministério Público.

“Desde o início, a família lutou para que a morte do Célio fosse analisada com a gravidade que o caso exige. Foram anos de espera, de dor e de busca por respostas. Agora esperamos que o Tribunal do Júri dê uma resposta à altura da perda sofrida”, acrescentou a dra.Carla.

O julgamento está marcado para começar às 9h desta quinta-feira (25) e será realizado de forma aberta ao público. Ao final da sessão, os jurados decidirão se Deocimar Silva da Guia é culpado ou inocente pelas acusações apresentadas pelo Ministério Público e pela assistência de acusação.

Continue Reading

Featured

Após alagamentos, Prefeitura limpa bueiro na Fernando Corrêa que não via manutenção há 20 anos

Published

on


Ação com caminhão hidrojato começou nesta terça-feira (23) logo após a descida do viaduto. Além da sujeira, lixo irregular é o principal vilão do entupimento

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Com Assessoria 

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT