Connect with us
16 de junho de 2026

Featured

Corpo de Bombeiros extingue três incêndios florestais e combate 16 nesta segunda-feira (18)

Published

on

Em caso de indícios de incêndio florestal, a população deve denunciar imediatamente pelos números 193 ou 190

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu  três  incêndios florestais e controlou outros 11 focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuam, nesta segunda-feira (18.8), atuando diretamente no combate a 16 incêndios florestais em diversas regiões do estado.

Os incêndios florestais extintos estavam localizados nos municípios  de Nova Maringá, Santa Terezinha e Santa Cruz do Xingu.

Já os focos ativos controlados, que não apresentam mais risco imediato de propagação, pois as chamas estão contidas dentro de um perímetro seguro, estão localizados  nos municípios de Nova Ubiratã, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Brasilândia, Cláudia, Pontes e Lacerda, Novo Mundo, além de dois focos em Guarantã do Norte e outros três em  Paranatinga.

Além disso, os bombeiros seguem combatendo incêndios florestais nos municípios de Planalto da Serra, Cocalinho, Paranatinga, Nova Maringá, Nova Brasilândia, Cláudia e Nossa Senhora do Livramento.

Já nesta segunda-feira, as equipes iniciaram o combate em uma nova ocorrência em Nova Brasilândia, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Nova Xavantina, Santa Terezinha, além de dois incêndios florestais em Chapada dos Guimarães.

Em todos os locais, as ações contam com as equipes em campo, além do reforço de máquinas pesadas, caminhões-pipa e o uso de uma aeronave que auxiliam diretamente no combate às chamas. As equipes atuam de forma ininterrupta, com foco na contenção dos incêndios e na preservação de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

Monitoramento

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 66 focos de calor ativos em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados.  Desse total, 32 são incêndios florestais, sendo 12 em terras indígenas. Outros 34 focos restantes correspondem a queimadas irregulares.

As ocorrências em terras indígenas incluem:  um  foco na Terra Indígena Marechal Rondon em Paranatinga;  um foco na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande em Poxoréu, um foco na Terra Indígena  Parque Indigena do Xingu em Gaúcha do Norte; um foco na Terra Indígena  Ubawawe em Santo Antônio do Leste; um foco na Terra Indígena Areões em Nova Nazaré; um foco na Terra Indígena  Capoto/Jarina em Peixoto de Azevedo; dois focos  na Terra Indígena Maraiwatsede em Alto Boa Vista; dois focos na Terra Indígena  Parabubure em Campinápolis e dois focos na Terra Indígena Nambikwara em Comodoro.

No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.

Fiscalização – Operação Infravermelho

Os outros 34 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros já combateu 114 ocorrências de incêndios florestais e queimadas irregulares em 104 municípios.

Os municípios são: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Alto Taquari,  Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Bugres,  Barra do Garças, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia,  Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá,  Denise, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis do Oeste,  Gaúcha do Norte, General Carneiro,  Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara,  Jauru, Juara,  Juscimeira,  Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte,  Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e  Vila Rica.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 22 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 8  estão na Amazônia e 14 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro.

Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.

Continue Reading

Featured

Polícia Civil vai às ruas em MT para caçar suspeitos de exploração financeira e abandono de idosos

Published

on


Ação coordenada pelo Ministério da Justiça apura denúncias anônimas em todo o estado. Operação terá ‘Dia D’ e segue com diligências até 29 de junho.

A Polícia Civil de Mato Grosso inicia, nesta terça-feira (16.6), os trabalhos da Operação Virtude 2026, ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada ao enfrentamento de crimes praticados contra a população idosa.

A operação será desenvolvida entre os dias 15 e 29 de junho e contará com seis fases distintas, sendo quatro de caráter operacional e duas voltadas à conscientização e educação da sociedade sobre a proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa.

Em Mato Grosso, a operação é coordenada pela Delegacia Especializada de Delitos contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), e nesta primeira fase os policiais civis sairão para diligências em campo, com o objetivo de verificar denúncias anônimas relacionadas a maus-tratos, violência, abandono, exploração financeira e outras formas de violação de direitos contra idosos.

Durante as ações, as partes envolvidas também poderão ser intimadas para prestar esclarecimentos na delegacia.

Segundo o delegado titular da DEDCPI, Marcos Aurélio Veloso e Silva, as denúncias recebidas pela unidade exigem um trabalho minucioso de apuração para a comprovação dos fatos e responsabilização dos autores.

“A atuação da Delegacia da Pessoa Idosa ocorre a partir das denúncias e registros encaminhados pela população, por órgãos de saúde e pela rede de assistência social. A Operação Virtude reforça esse trabalho, permitindo ampliar as diligências e dar respostas mais rápidas às ocorrências envolvendo a violação dos direitos da pessoa idosa”, destacou o delegado.

As fases operacionais ocorrerão nos dias 16, 18, 23 e 25 de junho, mobilizando seis equipes compostas por policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, além de seis viaturas. No dia 25 de junho será realizado o “Dia D” da operação, com visitas ampliadas e intensificação das diligências.

Já nos dias 17 e 24 de junho, a Delegacia Especializada promoverá ações educativas, como visitas institucionais, palestras, entrevistas e distribuição de material informativo, buscando conscientizar a população sobre a importância da proteção à pessoa idosa e estimular a denúncia de situações de violência.

A Operação Virtude é realizada em âmbito nacional e tem como principal objetivo fortalecer a rede de proteção aos idosos, assegurando um envelhecimento com dignidade, respeito e garantia de direitos.

Denúncias

Casos de violência contra a pessoa idosa podem ser comunicados à Polícia Civil por meio do registro de boletim de ocorrência em qualquer unidade policial ou de forma anônima, permitindo que as equipes especializadas realizem a apuração e adotem as medidas necessárias para a proteção das vítimas.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Operação apreende 248 kg de cocaína e causa prejuízo de R$ 4 milhões ao crime na fronteira

Published

on


Uma operação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Força Tática resultou na apreensão de 248 quilos de cloridrato de cocaína, nesta segunda-feira (15.6), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). A ação provocou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às facções criminosas.

Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados para o transporte dos entorpecentes.

Após receber a informação de que dois veículos estariam transportando entorpecentes da Bolívia com destino a Pontes e Lacerda, equipes do Gefron e da Força Tática, da Polícia Militar, realizaram um bloqueio na MT-473.

Os veículos monitorados se aproximaram do bloqueio e foram abordados. Durante as buscas no Fiat Palio Adventure, os policiais encontraram um aparelho de comunicação via satélite. Já as drogas, armazenadas em diversos fardos, estavam em um VW Gol.

Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os veículos e os fardos de drogas, para a Polícia Federal.

Continue Reading

Agro Mato Grosso

Vídeo: Incêndio atinge área de armazenagem de usina em MT

Published

on

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (16) mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e brigadistas de uma usina de etanol em Sinop, a 503 km de Cuiabá. As chamas atingiram um equipamento localizado no setor de armazenagem da unidade industrial.

Os bombeiros foram acionados por volta das 4h30 para atender à ocorrência. Segundo informações iniciais, o fogo se espalhou rapidamente na área afetada, exigindo uma operação conjunta para impedir que as chamas alcançassem outros pontos do local. (Video abaixo)

Incêndio é controlado em indústria de etanol em Sinop | Só Notícias

Durante o combate, as equipes concentraram esforços na contenção do incêndio e na proteção das estruturas vizinhas. A atuação integrada entre os bombeiros e a brigada interna evitou que o incidente provocasse danos em outros setores considerados estratégicos para o funcionamento da unidade.

Unidade da Inpasa em Sinop – Mato Grosso — Foto: engedelta

Unidade da Inpasa em Sinop – Mato Grosso — Foto: engedelta

Em nota, a Inpasa informou que a ocorrência foi identificada rapidamente e que os protocolos de segurança foram acionados imediatamente. A empresa destacou que o incêndio ficou restrito ao local atingido e não comprometeu as demais áreas nem a produção da usina.

Ainda conforme a empresa, não houve registro de feridos. A unidade segue realizando avaliações técnicas para verificar os danos causados pelo incidente.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas após a conclusão dos trabalhos no local.

VIDEO:

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT