Connect with us
27 de junho de 2026

Featured

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Published

on


Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.

Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Sema devolve macacos à natureza em MT e tenta salvar anta baleada no rosto

Published

on


Geral

Animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros no perímetro urbano de Alta Floresta e passaram por reabilitação em clínica veterinária



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quinta-feira (25.6) a soltura de dois macacos zogue-zogue, no município de Alta Floresta. Os animais haviam sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Um deles no início do mês, após ter sido vítima de acidente no perímetro urbano da cidade, já o outro apresentava problemas de saúde e foi entregue pelos militares à Sema.



Segundo o diretor da unidade regional da Sema no município, Leandro Rodinei Brauwers, os macacos foram levados para uma clínica veterinária conveniada junto ao órgão ambiental para os cuidados médicos, na cidade de Sorriso.



O gerente de fauna da Sema, Marlon Gallina, explicou que a definição do local para a soltura dos silvestres levou em consideração critérios técnicos.



“Os macacos zogue-zogue vivem em grupos familiares estáveis e, por isso, não podem ser soltos em qualquer local. A chance de sobrevivência seria significativamente reduzida caso fossem soltos longe da área onde foram encontrados. Além disso, mesmo que encontrassem outro grupo, a probabilidade de serem aceitos seria pequena”, destacou o gerente.



Também em Alta Floresta, a Sema foi acionada, no último dia 15, pelo Corpo de Bombeiros Militar sobre a presença de uma anta ferida andando pela cidade. A Gerência de Fauna em conjunto com os bombeiros conseguiu capturar o animal que estava exausto e com diversos machucados pelo corpo.



A anta foi sedada, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para a clínica veterinária de Sorriso. Na clínica, foi constatado que o animal apresentava um ferimento perfurante no rosto causado por bala.



Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Published

on


Geral

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, intensificou as ações de assistência às pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Na noite de quinta-feira, equipes da pasta realizaram a entrega de 200 marmitas quentes e 100 cobertores na região do bairro Porto, no dia 25 de junho.



A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que a iniciativa reflete a preocupação do prefeito Abilio Brunini com as condições de vida e a saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Realizamos uma ação para entrega de marmitas e cobertores. Foram distribuídas 200 marmitas e 100 cobertores para pessoas em situação de rua na região do Porto, em uma ação direcionada à localidade”, afirmou.



As ações fazem parte de um trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura para atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno. Além da região do Porto, equipes já realizaram entregas de alimentação quente e cobertores no Beco do Candeeiro. A distribuição de cobertores também foi ampliada para famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), reforçando as medidas de proteção social durante o período de frio.



Nesta semana, a Secretaria também participou da ação “COMPOD pela Vida”, realizada na segunda-feira (23), que atendeu cerca de 300 pessoas e ofertou 1.867 serviços. A iniciativa teve caráter complementar e reforçou o trabalho permanente desenvolvido pela rede socioassistencial do município, que mantém ações contínuas de acolhimento, assistência e garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social.



Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Published

on


Economia

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reafirmou ser contrário ao reajuste da tarifa de água e esgoto aplicado pela concessionária Águas Cuiabá e destacou que a Prefeitura adotou todas as medidas administrativas e jurídicas ao seu alcance para tentar impedir o aumento.



Segundo o prefeito, o Município notificou oficialmente a concessionária contestando a aplicação do reajuste de 11,63%, que, na avaliação da Prefeitura, pode representar impacto próximo de 20% nas contas dos consumidores devido à incidência sobre a tarifa de esgoto. “Entendemos que é um valor muito alto e que pesa no bolso da população. Por isso, a Prefeitura se posicionou contra e fez tudo o que podia para defender o cidadão”, afirmou.



Abilio explicou, no entanto, que a administração municipal ficou limitada após a decisão favorável à concessionária proferida por uma Câmara Arbitral. Conforme o prefeito, esgotadas as medidas cabíveis por parte do Executivo, uma eventual suspensão do reajuste dependerá de decisão judicial provocada por um ente legitimado, como o Ministério Público. Além disso, a administração municipal encaminhou toda a documentação e os elementos técnicos ao MP, para que o órgão tenha condições de avaliar a adoção das medidas judiciais cabíveis.



O prefeito também pontuou que a decisão arbitral teve como base um parecer favorável emitido pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), em dezembro de 2024. Na avaliação de Abilio, esse posicionamento fortaleceu juridicamente o pedido da concessionária e restringiu a capacidade de atuação da atual gestão.



Mesmo diante das limitações legais, Abilio reforçou que a Prefeitura continuará acompanhando o caso e defendendo medidas que protejam a população de aumentos que comprometam o orçamento das famílias cuiabanas.



Com Assessoria

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT