Featured
Vice-governador busca novas parcerias junto ao Banco Interamericano para MT

O vice-governador Otaviano Pivetta se reuniu nesta terça-feira (9), em Washington (EUA), com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, para tratar de novas parcerias e investimentos no Estado.
Entre os temas apresentados, está a proposta de plantio em 500 mil hectares de florestas, voltada à produção de biomassa. O projeto busca incluir empreendedores do campo, cooperativas e organizações rurais, especialmente em áreas com menor vocação agrícola.
“Propusemos o plantio com foco nos empreendedores do campo. O presidente do BID recebeu a ideia com simpatia, e a proposta pode abrir novas oportunidades de renda em regiões mais frágeis para a agricultura”, destacou Otaviano Pivetta.
Segundo ele, a proposta é pensar o desenvolvimento de forma estratégica e responsável, conciliando oportunidades econômicas com preservação ambiental. “Nosso objetivo é usar áreas de menor vocação agrícola para gerar renda e empregos no campo, com equilíbrio e sustentabilidade”, disse.
Também foi discutido o financiamento de obras de infraestrutura, com foco em logística para escoamento da produção.
O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o BID já é parceiro do Estado e avaliou a reunião como positiva para novos avanços. “Foi uma reunião extremamente produtiva. O presidente demonstrou entusiasmo. Agora, a agenda segue com desdobramentos para transformar as propostas em projetos que beneficiem todo o estado”, disse o secretário.
O presidente do BID também reconheceu a solidez fiscal do Estado e indicou que os próximos passos da parceria serão coordenados pela representante do BID no Brasil, Annette Killmer, que deve visitar Cuiabá em breve para aprofundar a análise dos projetos.
A reunião ocorreu durante a agenda da comitiva mato-grossense no Brazil Development Forum, promovido pelo Grupo LIDE, que reúne autoridades e empresários para debater oportunidades bilaterais de investimento.
“É fundamental mostrar ao mundo quem é Mato Grosso: um estado que mais produzem e mais preservam e que oferece boas oportunidades de investimento. Estamos prontos para crescer ainda mais com o apoio de parceiros como o BID”, concluiu o vice-governador.
Featured
TCE-MT atesta ‘milagre’ em Cáceres: Hospital Regional reduz custo em R$ 5 milhões e aumenta quadro em 32%

Nova gestão da unidade substituiu temporários por celetistas e ampliou serviços do SUS. Conselheiro Guilherme Maluf elogiou eficiência durante vistoria
O Hospital Regional de Cáceres recebeu, na manhã de terça-feira (16.6), uma visita técnica promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) para verificar a gestão da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) na unidade.
A agenda teve como objetivo verificar in loco os resultados do novo modelo de gestão implantado no Hospital Regional de Cáceres, bem como conhecer os avanços obtidos nos primeiros meses de atuação da Agir.
Um dos principais avanços registrados é o fortalecimento das equipes de trabalho. O quadro de profissionais teve aumento de 32%, passando de 744 servidores contratados temporariamente pela SES para 1.096 profissionais contratados sob o regime CLT pela Agir.
O médico e conselheiro do TCE-MT, Guilherme Maluf, avaliou positivamente a visita. “Voltamos com a impressão de que a unidade está em pleno funcionamento e com alguns dados que também nos surpreenderam, porque o número de servidores aumentou, o número de gastos no contrato, de uma forma total, foi reduzido, e isso também nos impactou, pois está havendo uma prestação de serviço para a região oeste do nosso estado”, disse.
Desde a contratação da Agir, as duas unidades do Hospital Regional de Cáceres passaram a operar com mais eficiência administrativa e assistencial. Enquanto a gestão direta da SES-MT representava um custo médio mensal de R$ 23,8 milhões, o modelo atual tem custo aproximado de R$ 18,5 milhões por mês.
Além da economia, o novo modelo prevê a ampliação da capacidade instalada do hospital. O número de leitos operacionais deve passar de 294 para 320, fortalecendo a oferta de atendimento para a população da região Oeste do Estado.
A expectativa também é ampliar entre 10% e 15% a capacidade cirúrgica da unidade, contribuindo para a redução de aproximadamente 30% da demanda reprimida por procedimentos eletivos, por meio de uma gestão mais eficiente dos agendamentos e fluxos assistenciais.
“Esse é um momento em que a gente presta conta também, porque acaba sendo uma oportunidade de mostrar os andamentos do hospital, do que a gente construiu de ideia quando foi feita a contratualização. Tivemos avanços em alguns pontos e sempre há um esforço para uma melhora contínua. Já conseguimos ampliar a maternidade e fazer algumas entregas importantes, como a ressonância”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.
Durante a visita, os participantes percorreram setores estratégicos da unidade e acompanharam a apresentação de indicadores relacionados à assistência, à gestão de pessoas, à ocupação de leitos e à execução dos serviços hospitalares.
“Tivemos um momento de aceleração dos serviços já existentes e agora nós estamos na fase de ampliação desse serviço. Vamos, nesse mês ainda, entregar para essa unidade quase 49 novos leitos, iremos aí ampliar o serviço de oferta de imagem, então é o momento de a gente estar de fato ampliando o serviço, olhando aquilo que é a necessidade da região”, acrescentou o diretor geral do Hospital Regional, Antônio Jorge.
O Hospital Regional de Cáceres é referência para os 22 municípios da macrorregião Oeste de Mato Grosso e para os municípios de fronteira com a Bolívia; a unidade desempenha papel fundamental na oferta de atendimentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Também participaram da visita o deputado estadual, Wilson Santos, e a vereadora de Cáceres, Elis Fernanda.
Featured
Especulações dentro e fora do partido viram problema na pré-campanha de Wellington Fagundes

PL tem reiterado apoio ao senador desde fevereiro, mas sem conseguir superar especulações sobre o futuro do projeto ao governo de Mato Grosso
A inconsistência da pré-candidatura virou um problema para o senador Wellington Fagundes. O Partido Liberal (PL) tem precisado reiterar o projeto dele por rumores que o colocam em dúvida. E a maioria dos boatos surgiu após comportamentos de colegas de partido.
Em fevereiro, a direção nacional da sigla anunciou Wellington como pré-candidato ao governo de Mato Grosso. Houve um jantar com o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato a presidente da República, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e outros membros para anúncio.
Mas, horas mais tarde, o próprio anúncio foi colocado em questão com o vazamento de um bilhete atribuído a Flávio Bolsonaro em que o nome do Otaviano Pivetta (Republicanos), outro pré-candidato ao governo, aparecia ao lado do senador. Eles negaram a especulação e disseram que não tinha verdade nesse bilhete.
No começo de março, Wellington Fagundes visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro na prisão para tentar resolver o problema das candidaturas. Dois dias depois, ele convocou uma coletiva de imprensa e disse que estava garantido na disputa.
E de novo o anúncio não foi longe. Ainda durante a coletiva, o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini disse ter ouvido nos corredores de Brasília que a pré-candidatura do senador estava mais vinculada à da deputada estadual Janaína Riva (MDB) do que à do deputado federal José Medeiros, colega de partido. Ambos devem concorrer ao Senado.
Se passaram semanas de atrito entre Medeiros e Wellington. O deputado recordou a estratégia de 2023 de Bolsonaro de o PL se concentrar nas candidaturas ao Senado neste ano e deixar o governo de lado. Essa ideia foi reforçada pelo ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que gravou vídeo com Medeiros sobre assunto, e Wellington Fagundes sequer foi mencionado.
Nessa terça-feira (16), o presidente Valdemar da Costa Neto precisou se manifestar novamente para reforçar o apoio ao projeto de Wellington e pela segunda semana consecutiva.
Os posicionamentos tão pertos um do outro ocorreram porque adversários políticos têm dito que há rumores fortes nos bastidores que apontam para saída de Wellingtonna corrida, por desistência própria ou por decisão nacional.
Por coincidência ou não, os rumores começaram a aparecer após a suposta ida do senador ao Gilmarpalooza, evento realizado em Portugal, no começo de junho, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Featured
MT puxa alta nacional e lidera crescimento no abate de bovinos com 135 mil cabeças a mais

Estado se consolida como o maior produtor de carne do país, concentrando 17,5% de todo o mercado. Dados do IBGE são do primeiro trimestre de 2026
Mato Grosso registrou o maior crescimento absoluto no abate de bovinos do país no primeiro trimestre de 2026, com aumento de 135,11 mil cabeças em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16.6).
Na comparação entre os primeiros trimestres de 2025 e 2026, o Estado apresentou crescimento de 8,1% no volume de bovinos abatidos. Segundo o IBGE, o abate de bovinos no Brasil aumentou em aproximadamente 326,28 mil cabeças em relação ao primeiro trimestre de 2025. O crescimento foi impulsionado pelo desempenho de 21 das 27 unidades da federação.
Além de Mato Grosso, os maiores aumentos foram registrados em São Paulo, com acréscimo de 128,20 mil cabeças, Pará, com 36,34 mil, Rio Grande do Sul, com 20,03 mil, e Bahia, com 16,35 mil. As principais quedas ocorreram em Goiás, com redução de 68,61 mil cabeças, e Mato Grosso do Sul, com diminuição de 32,64 mil.
O levantamento também mostra que Mato Grosso segue como o principal estado produtor do país, responsável por 17,5% de todo o abate bovino nacional no período. Na sequência aparecem São Paulo, com participação de 11,6%, Goiás, com 9,2%, e Pará, com 9,1%.
Regionalmente, o Centro-Oeste concentrou a maior parcela do abate de bovinos do país, com 36% do total nacional. Em seguida aparecem as regiões Norte (23,9%), Sudeste (21,5%), Sul (9,4%) e Nordeste (9,1%).
Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Lisboa Vogel, os números confirmam a importância da pecuária mato-grossense para a economia do Estado e para o abastecimento da cadeia produtiva nacional.
“Mato Grosso tem papel estratégico na pecuária brasileira, não apenas pelo volume produzido, mas também pela eficiência e competitividade de sua cadeia produtiva. O crescimento registrado neste início de ano demonstra a força do setor e reforça a contribuição do Estado para o abastecimento dos mercados interno e externo”, afirmou.
Com Assessoria
Sustentabilidade23 horas agoAlgodão/BR: Início da colheita, alerta contra pragas e previsão do tempo – MAIS SOJA
Sustentabilidade6 horas agoQualidade das sementes ganha protagonismo estratégico no setor – MAIS SOJA
Business5 horas agoNo G7, Brasil cobra da União Europeia revisão de restrições às exportações de carne
Featured16 horas agoVai perder? Festival de Fatias leva bolos gigantes e doces artesanais ao Goiabeiras
Sustentabilidade17 horas agoSoja sobe em Chicago com expectativa de demanda chinesa e mudança na curva de prêmios – MAIS SOJA
Business23 horas agoO boom do etanol de milho e o desafio de criar demanda
Sustentabilidade20 horas agoPor que o manejo de boro voltou ao centro das discussões no agro – MAIS SOJA
Featured15 horas agoGoverno de MT nomeia 283 agentes penitenciários aprovados em concurso após quase uma década
















