Connect with us
24 de junho de 2026

Featured

Brigadistas passam por treinamento prático e teórico para agir contra fogo no Pantanal

Published

on

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou o “Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”, no Parque Sesc Serra Azul, localizado em Rosário Oeste. A capacitação integra as ações do Manejo Integrado do Fogo, estratégia essencial para prevenir e combater incêndios florestais na região, especialmente durante o período de estiagem.

Ao longo de dois dias, 16 brigadistas participaram de atividades teóricas e práticas, abordando comportamento do fogo, fatores que influenciam sua propagação, ferramentas de prevenção, construção de aceiros e técnicas de combate direto e indireto.

O curso é realizado todos os anos, com carga horária de 40 horas, como uma das ações do Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, para capacitar novos brigadistas e atualizar profissionais já experientes. “A programação é completa, preparando para possíveis incêndios, mas, acima de tudo, para os processos de prevenção, que são o nosso foco”, diz Alexandre Enout, gestor da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal.

Segundo Luiz Felipe Pimentel, instrutor de Brigadas do ICMBio, o curso proporciona conhecimentos essenciais para atuação no bioma. “Os brigadistas tiveram a oportunidade de aprender sobre como o fogo se forma, como se comporta no ambiente e quais fatores influenciam esse comportamento. Também realizamos práticas de construção de linhas de defesa e combate direto às chamas. É uma medida preparatória que reforça a prevenção e o combate, em casos de incêndios florestais na região”, explica.

Para além da estrutura, Marcelo Andrade, analista ambiental do ICMBio, reforça que o treinamento também atualiza as equipes sobre a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, aprovada em 2024. “O objetivo é atualizar os brigadistas do Sesc em relação à política nacional, que trouxe melhorias na organização do combate, como o uso do Sistema de Comando de Incidentes. Em grandes operações, isso garante uma resposta mais eficaz. Mesmo com a previsão de uma temporada mais amena, devido ao período nosso papel é estar sempre preparados.”

 

Infraestrutura para prevenção e combate

Para proteção das três áreas naturais do Sesc Pantanal – RPPN Sesc Pantanal, Parque Sesc Baía das Pedras, localizadas no Pantanal, e Parque Sesc Serra Azul, no Cerrado – que somam 117 mil hectares, bem como o apoio em regiões próximas, a instituição possui 45 brigadistas, caminhões pipas, pás carregadeiras, tratores, roçadeiras, carreta tanque de água, kit combat, bombas costais, sopradores, pinga-fogo, quadriciclo, caminhonetes, moto-bomba e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para ampliar ainda mais a infraestrutura necessária, o Polo Socioambiental utiliza câmeras de monitoramento de longo alcance, com recursos de inteligência artificial, para detecção de focos de incêndio em tempo real. O Fire Information for Resource Management System (FIRMS), da Nasa, e o BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), disponibilizam dados sobre os focos de incêndios ativos com atualização média a cada três horas. Isso permite o monitoramento das condições climáticas e orienta o monitoramento aéreo, tanto preventivo, feito semanalmente, quanto para auxílio no combate aos incêndios. Do local, também pode ser acionado brigadistas e equipamentos para combates.

Além disso, o Sesc Pantanal integra o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), há mais de seis anos, demonstrando seu compromisso com a proteção ambiental da região. Além disso, o Sesc Pantanal também faz parte da Sala de Situação Central (SSC), grupo técnico que busca soluções conjuntas para o controle de incêndios florestais, otimiza recursos e compartilha informações sobre as operações.

 

Período proibitivo do uso do fogo

Em Mato Grosso, o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Cerrado e na Amazônia está proibido desde 1º de julho e segue até 30 de novembro. Já no Pantanal, o período iniciou em junho e segue até o dia 31 de dezembro. A medida busca prevenir incêndios florestais no período mais crítico do ano, quando a baixa umidade e as altas temperaturas aumentam o risco de propagação das chamas.

Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo

Criada pela Lei nº 14.944/2024, a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF) é gerida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e busca estabelecer a coordenação entre Governo Federal, estados, municípios, setor privado e sociedade civil para fortalecer e ampliar medidas de prevenção, preparação e controle de incêndios. A PNMIF visa reduzir a incidência e os danos causados pelos incêndios florestais ao mesmo tempo em que reconhece o papel ecológico do fogo em determinados ecossistemas e valoriza os saberes tradicionais de manejo.

Continue Reading

Featured

Pivetta acredita que Mauro atravessará investigação sem danos políticos

Published

on


Governador afirma confiar no aliado e acredita que apuração não terá reflexos eleitorais.

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou nesta terça-feira (24) que a investigação aberta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar supostas irregularidades relacionadas ao programa Credcesta não deve causar prejuízos à eventual campanha eleitoral do ex-governador Mauro Mendes (União Brasil).

“Eu não acredito que isso pode prejudicar a campanha dele, pois sei que ele não tem culpa no cartório”, afirmou.

Pivetta disse que ainda não conhece os detalhes da denúncia, mas ressaltou que investigações fazem parte do funcionamento das instituições. Segundo ele, é preciso aguardar o andamento do processo e a manifestação da Justiça antes de qualquer conclusão.

O governador também reafirmou sua confiança em Mauro Mendes e afirmou acreditar que a apuração esclarecerá os fatos. Para Pivetta, o aliado não cometeu irregularidades e, por isso, a investigação não deverá ter impacto político ou eleitoral sobre sua trajetória.

Continue Reading

Featured

Motorista de ônibus é preso por suspeita de abusar adolescente de 12 anos em Rondonópolis

Published

on


Investigado de 27 anos teve prisão preventiva decretada após apuração da Delegacia da Mulher apontar abusos contra a vítima, considerada vulnerável pela idade

A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Rondonópolis.

 

As investigações, realizadas pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis (DEDM), tiveram início após a comunicação dos fatos à Polícia Civil, ocasião em que foi relatado que uma adolescente, de 12 anos, teria sido vítima de abuso sexual praticado por um motorista de transporte coletivo da cidade em março deste ano.

 

Conforme apurado, o suspeito mantinha contato com a vítima por meio de redes sociais e, aproveitando-se da condição de vulnerabilidade da adolescente, teria praticado os abusos em mais de uma ocasião.

 

Diante da gravidade das informações recebidas, equipes da DEDM de Rondonópolis iniciaram imediatamente as diligências investigativas necessárias para reunir elementos de prova e subsidiar a representação da autoridade policial pela prisão preventiva do investigado.

 

Com o deferimento da medida cautelar pelo Poder Judiciário, os policiais civis deram cumprimento ao mandado de prisão. O suspeito foi localizado na região central de Rondonópolis, onde recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

 

“A rápida atuação da equipe da DEDM de Rondonópolis foi fundamental para a adoção das medidas necessárias à proteção da vítima e à responsabilização do investigado, reforçando o compromisso institucional no enfrentamento aos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes”, afirmou Vinicius Prezoto.

 

O delegado frisou ainda a importância da denúncia e da comunicação imediata de situações de violência sexual, permitindo uma resposta célere das autoridades e fortalecendo a rede de proteção às vítimas.

 

“Denúncias podem ser realizadas de forma segura e sigilosa junto às unidades policiais ou por meio dos canais oficiais de atendimento”, completou.

 

Com Assessoria

Continue Reading

Featured

Podemos e PL iniciam conversa sobre possíveis alianças em Mato Grosso

Published

on


Presidentes de partidos se encontraram há duas semanas e tiveram conversa de mais de 3 horas para acertar os passos de negociação

O presidente do Podemos em Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, disse que começou a conversar com o PL (Partido Liberal) sobre hipóteses de aliança para a campanha eleitoral de 2026. 

A conversa foi aberta em reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e o presidente do diretório estadual, Ananias Filho, há cerca de duas semanas. Russi que a primeira reunião foi longa e reforçou sua avaliação de que não é o momento de recusar propostas de outros partidos. 

“Eu acho que agora é o momento de conversa, de diálogo; trabalhar com todos os nomes, com todas as possibilidades. Não podemos fechar a porta para ninguém. Eu não tenho a capacidade e a condição de fechar a porta, eu sou o presidente do partido, não sou o dono”, disse. 

O cálculo de Russi, presidente da Assembleia Legislativa, é que o PL é a maior sigla do país e o Podemos caminha para ser o maior partido de Mato Grosso a partir das eleições de outubro. A aliança de agora poderá abrir espaço para campanhas futuras. 

“Vamos passar de 400 mil votos para deputado estadual e de 250 mil para federal. [PL é] o maior partido do Brasil hoje, com mais de cem deputados federais. Está fazendo um planejamento para ficar com uma bancada de quase 30 senadores, ou seja, quase a metade do Senado”, comentou. 

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT