Connect with us
24 de junho de 2026

Featured

Doadores de MT celebram aniversário com gestos de solidariedade no Hemocentro

Published

on


Direção da unidade destaca que “aniversário solidário” inspira novos voluntários e fortalece o sentimento de dever cumprido na comunidade

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, tem dezenas de doadores regulares e alguns deles decidem comemorar o aniversário na sede, na região central de Cuiabá, com um gesto de solidariedade, fazendo o bem ao próximo. Eles merecem os parabéns em dobro: pelo dia especial e por contribuir com o estoque de sangue da unidade.

“Esta é uma atitude louvável e que pode inspirar ainda mais doadores de sangue nesta corrente do bem. Nada como uma ação que promove uma sensação de pertencimento na comunidade e de dever cumprido em um dia tão especial para o voluntário e, agora, para a equipe do MT Hemocentro também”, destacou o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo.

Alguns doadores têm ido além e aproveitado a ocasião especial para levar amigos e familiares como convidados para também doarem sangue.

É o caso do professor Pedro Henrique Vitor, de 24 anos. Doador do MT Hemocentro desde novembro de 2023, mais do que comemorar seu aniversário, celebrado na última quarta-feira (6.5), ele decidiu criar uma campanha durante todo o mês de maio, com a mobilização entre seus familiares, amigos, conhecidos e até desconhecidos, para a doação de sangue.

Morador de Várzea Grande, ele contou que, no início, pensava só em levar um bolinho para cantar parabéns e comer com a equipe do MT Hemocentro para festejar o seu aniversário, mas acabou até criando um perfil no Instagram para divulgar a importância da doação de sangue, tem gravado vídeos e tirado as dúvidas dos amigos.

“Passei todo o mês de abril me dedicando a esta campanha, conversando com as pessoas por onde passo, tirando dúvidas de pessoas que me mandam mensagens, então me sinto bem confiante para que seja algo bom. De qualquer forma, só de conseguir levar um amigo ou outro para ir doar, ou chamar atenção de um desconhecido para fazer sua primeira doação, já me sinto bem contente, pois sei que a ida deles salvará vidas”, disse.

O professor lembrou que, devido a restrições de saúde, nem todas as pessoas podem fazer a doação de sangue. Por isso, considera importante que, enquanto estiver saudável e apto, deve ajudar as pessoas como pode.

“Fico um pouco triste em ver que muitas pessoas são inaptas a doar sangue, então o trabalho de chamar pessoas deve ser redobrado, pois qualquer pessoa saudável já faz a diferença. Eu e minha mãe entramos numa força-tarefa em sair divulgando os vídeos e o convite para a campanha. Fico muito feliz em saber que muitas pessoas estão curiosas pra tirar dúvidas e tentar ir doar pela primeira vez”, contou.

A professora, intérprete de libras e servidora pública Rayza da Silva fez 25 anos no dia 9 de abril deste ano e também decidiu comemorar de um jeito diferente: ela teve a ideia de levar amigos ao MT Hemocentro para comemorar com uma doação de sangue.

“Eu queria fazer algo diferente e que pudesse não ser sobre mim, pois eu queria poder ajudar outras pessoas. E aí, eu convidei alguns amigos. Eu não fiz uma ação muito longa, decidi uma semana antes e fui convidando amigos para comemorarem meu aniversário no Hemocentro. Os meus pais são doadores e eu já tinha doado algumas vezes, mas não com tanta frequência. E nesse dia eu consegui levar 10 amigos”, afirmou.

Segundo a cuiabana, a ideia inicial era levar 25 amigos, mas alguns não puderam ir. Ainda assim, ela ficou muito feliz ao saber que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

“Foi o melhor aniversário, porque eu pude entender que naquela ação nós estávamos ajudando muitas outras vidas, e nós estávamos comemorando ali o meu aniversário salvando pessoas. Então foi um dia muito importante e eu pretendo repetir essa ação ano que vem, mas fazer mais planejada, com um maior espaço de tempo para poder convocar mais pessoas, levar essa conscientização do quão importante é a doação de sangue”, acrescentou.

Rayza contou que teve a sensação de que de fato estavam salvando vidas e isso não tem preço. “Aquilo lá, para mim, já foi uma comemoração. Foi um dos melhores dias da minha vida e eu pretendo continuar essa ação, conscientizando as pessoas a doarem sangue. Meus amigos amaram a ideia e muitos deles vão começar a ser doadores regulares no MT Hemocentro, porque eles já tinham esse desejo de doar, só que nunca tinham ido lá e doado. Então, eles viram que é uma ação rápida, não demora muito”, concluiu.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes, já as mulheres até três vezes. São coletados cerca de 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, 1.055, no centro de Cuiabá, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Com Assessoria 

Continue Reading

Featured

Presidente da Câmara diz que regimento interno entrará em pauta mesmo sem votos suficientes

Published

on


Vereadora Paula Calil disse que apostará na autonomia de cada um dos colegas, que agora integram grupos para concorrência à Mesa Diretora

A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), disse nesta terça-feira (23) que colocará o regimento interno em votação mesmo que não haja votos suficientes para modificá-lo. A votação pode mudar os rumos da eleição para a Mesa Diretora. 

“[A proposta] será colocada de qualquer forma [na pauta], com 18 [votos] ou não, nas próximas semanas. Embora haja agora grupos [formados para concorrer na eleição interna], cada vereador [tem voto próprio]. Então que cada um se posicione conforme acredita”, disse. 

A proposta é que o regime interno passe a permitir que os vereadores componentes da Mesa Diretora concorram para os mesmos cargos por duas eleições seguidas. O Supremo Tribunal Federal (STF) autoriza a concorrência desde que ela não se repita por mais de uma vez. O regimento da Câmara de Cuiabá não prevê. 

Para que seja aprovado, ao menos 18 vereadores deverão a favor da mudança. Paula Calil conseguiu fechar ontem (22) o apoio de 14 vereadores para sua reeleição à Mesa, que também devem votar pela mudança no regimento. 

Continue Reading

Featured

Polícia Civil prende dupla e recupera R$ 24 mil após furto a farmácia em Várzea Grande

Published

on


Suspeitos levaram canetas emagrecedoras, medicamentos, eletrônicos e dinheiro; parte dos produtos foi recuperada em imóvel de Cuiabá

Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.

O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.

As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.

As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.

Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.

Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.

Continue Reading

Featured

Caso Renato Nery: PMs investigados retornam à cadeia por ordem do STJ

Published

on


A Justiça de Mato Grosso determinou a prisão imediata de quatro policiais militares da Rotam investigados em um caso que ganhou repercussão após ser relacionado ao assassinato do advogado Renato Nery. A medida foi tomada pela 14ª Vara Criminal de Cuiabá em cumprimento a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que restabeleceu as prisões preventivas dos agentes.

Os policiais Jorge Rodrigo Martins, Wailson Alessandro Medeiros Ramos, Wekcerlley Benevides de Oliveira e Leandro Cardoso estavam respondendo ao processo em liberdade, embora submetidos a medidas cautelares impostas pela Justiça Militar, como uso de tornozeleira eletrônica, afastamento das atividades operacionais e entrega das armas.

Ao reformar decisões anteriores das instâncias locais, a ministra Maria Marluce Caldas considerou a gravidade dos fatos investigados, a suposta periculosidade dos envolvidos e a possibilidade de interferência sobre testemunhas e vítimas. Com isso, determinou o retorno dos acusados ao regime fechado.

Segundo denúncia do Ministério Público Estadual, os militares teriam participado da execução de Walteir Lima Cabral e tentado matar outras duas pessoas em julho de 2024. As investigações apontam ainda que a cena do crime teria sido manipulada para simular um confronto armado. Um laudo pericial indicou que a arma utilizada naquela ocorrência foi a mesma empregada no assassinato do advogado Renato Nery, morto uma semana antes em Cuiabá. A Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas para cumprir os mandados de prisão.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Agro MT