Featured
Redução de gastos com shows é pacto de Estado e deve ser cumprido, diz Pivetta

Governador afirmou que acordo com deputados estaduais não obriga a modificação da Constituição do Estado
O governador Otaviano Pivetta disse esperar que seja cumprido o acordo feito com os deputados estaduais de redução de gastos com eventos festivos. Ele disse que não precisarão ser alteradas leis, pois o limite de 10% poderá ser seguido com base no acordo.
“Obviamente que nós temos que honrar os compromissos que foram firmados com deputados e com o governo. Então, foram compromissos de Estado, nós vamos cumprir”, disse.
O líder do governo na Assembleia, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil), disse que, para a redistribuição das emendas impositivas, a Constituição Estadual precisaria ser modificada.
A regra em vigor diz que os deputados devem indicar, obrigatoriamente, 50% do valor a que têm direito para saúde. Os outros 50% são destinados por decisão própria de cada parlamentar. Pivetta disse que o acordo foi que a quantia para financiar shows e festas se limite a 10% da metade livre.
O percentual teria sido acordado em reunião, antes Pivetta assumisse o mandato de governador em abril. “Nós já pactuamos isso com o presidente da Assembleia [Max Russi], a Casa Civil, e o nosso líder, que vai conduzir da maneira que foi pactuada”, comentou.
Featured
Incêndio atinge depósito da Educação em VG, mas Prefeitura garante: ‘Nenhum aluno ficará sem merenda’

Fogo destruiu materiais na última quarta-feira (17). Secretaria tranquiliza pais e confirma que calendário de aulas não sofrerá alterações
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa que um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito da pasta na noite desta quarta-feira (17). Apesar dos danos causados pela ocorrência, a Prefeitura garante que o funcionamento das unidades escolares não será afetado.
Assim que o incêndio foi identificado, equipes dos órgãos competentes foram acionadas para controlar as chamas e garantir a segurança da área. Paralelamente, a Secretaria iniciou um levantamento para avaliar os danos e adotar as medidas necessárias para a reposição dos materiais atingidos.
De acordo com a SMECEL, as escolas da rede municipal já estavam abastecidas com gêneros alimentícios suficientes para manter o fornecimento da merenda escolar pelos próximos dias, permitindo que a Secretaria organize a reposição dos estoques sem prejuízo aos estudantes.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, tranquilizou pais, responsáveis e servidores da educação, destacando que a prioridade da gestão é garantir a continuidade dos serviços oferecidos à população.
“Quero tranquilizar toda a comunidade escolar. Apesar do incêndio registrado no depósito da Secretaria, nossas unidades escolares seguem funcionando normalmente. As escolas estão abastecidas e nenhum aluno ficará sem merenda escolar. Nossa equipe já está trabalhando para adotar todas as medidas necessárias e garantir a reposição dos materiais atingidos. O mais importante neste momento é assegurar que nossos estudantes não sejam prejudicados e que o calendário escolar siga sem qualquer alteração”, afirmou.
A secretária também destacou o empenho das equipes envolvidas no atendimento à ocorrência e na adoção das providências necessárias para minimizar os impactos do incidente.
“Estamos acompanhando a situação de perto e mobilizando todos os setores necessários para restabelecer plenamente a estrutura afetada. As aulas estão mantidas e não existe qualquer possibilidade de suspensão das atividades escolares em razão desse ocorrido”, reforçou.
A Secretaria Municipal de Educação segue monitorando a situação e colaborando com os órgãos responsáveis pela apuração das causas do incêndio. Novas informações serão divulgadas oficialmente à medida que os levantamentos forem concluídos.
A Prefeitura de Várzea Grande reafirma seu compromisso com a educação e com a manutenção dos serviços prestados à população, assegurando que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para garantir a continuidade do atendimento aos estudantes da rede municipal.
Com Prefeitura de Várzea Grande
Featured
Entenda como funciona a tecnologia invadida que travou celulares com falso alerta da Defesa Civil

Sistema migrou para o ‘Cell Broadcast’ em 2023 por ordem da Anatel, que segue defendendo a ferramenta para salvar vidas
Na madrugada deste sábado (20), uma invasão ao sistema Defesa Civil Alerta chamou a atenção para a fragilidade na segurança de uma das principais ferramentas de proteção da população em casos de desastres naturais, ao transmitir uma mensagem de Alerta Extremo falsa para milhões de aparelhos celulares em várias regiões do país. 
A falha foi reconhecida pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, em entrevista à imprensa.
“Já se encontra em desenvolvimento dentro do Ministério da Integração, dentro da nossa [equipe] de TI, uma nova versão do sistema pensando exatamente em melhorar a segurança. Eu não conseguiria afirmar exatamente que dia que essa versão vai ser concluída e estar no ar”, afirma Wolff.
Tecnologia
O esforço constante do órgão em aperfeiçoar o sistema de alerta partiu de uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, em 2023, definiu a migração da distribuição das mensagens de emergência por SMS (Serviço de Mensagens Curtas, na sigla em inglês) para a tecnologia Cell Broadcast.
A ferramenta de envio de alertas de emergência utiliza sistema de transmissão por meio de telefonia celular para emitir alertas sonoros e visuais com o objetivo de informar sobre iminência de risco de desastres como inundações, deslizamentos, tufão e rompimento de barragens. O objetivo é preservar vidas.
Funcionamento
O acionamento do sistema se dá a partir de uma previsão informada por órgãos de monitoramento do clima, por exemplo. O agente credenciado e capacitado cadastra o alerta no sistema, que transmite diretamente aos aparelhos de celulares da região afetada.
O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário não estiver conectado a uma rede de Wi-Fi.
O alerta que pode ser classificado como severo ou extremo. Quando severo indica necessidade de ações preventivas. Já o extremo indica risco grave para a vida e a propriedade, por isso emite um sinal sonoro que só é interrompido após liberação do usuário.
Os alertas emitidos nessa madrugada estavam classificados como extremo.
Vantagens
Entre as vantagens do atual sistema estaria a dispensa de cadastro prévio de usuários e a rapidez no envio simultâneo para milhões de dispositivos, sem o risco de sobrecarregar a rede de telecomunicação.
Ainda em 2023, a regulamentação do sistema foi publicada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atribuindo à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil a responsabilidade pela gestão do serviço.
Segurança
Na prática, o sistema só poderia se acessado por pessoas treinadas por equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Por essa razão, a invasão está sendo tratada pelo órgão como um “incidente de segurança cibernética”.
A precisão sobre a entrega dos alertas apenas às populações em áreas atingidas pelos desastres seria mais uma vantagem da tecnologia. Nos alertas emitidos nesta madrugada, no entanto, as mensagens foram distribuídas de forma aleatória.
Por essa razão há uma dificuldade em quantificar o número de pessoas atingidas: “Por se tratar de um acionamento não autorizado, o comportamento dos disparos não seguiu o padrão operacional do Defesa Civil Alerta”, diz nota do MIDR.
Anatel
De acordo com os órgãos responsáveis, os falsos alertas ainda precisam passar por melhorias, mas isso não descarta a relevância da ferramenta na proteção das populações, conforme destacou comunicado da Anatel.
“A Agência reforça a relevância do sistema de alertas por Cell Broadcast, apto a cumprir seu propósito de apoiar as ações de prevenção e resposta a desastres, contribuindo para a proteção da população e a preservação de vidas”, reforça.
Featured
Mauro Mendes participa da premiação de Nelsinho Piquet após etapa da Stock Car em Cuiabá

Piloto venceu a quinta etapa da categoria disputada no Autódromo Internacional de Mato Grosso.
O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União), entregou neste sábado (20) o troféu ao piloto Nelsinho Piquet, vencedor da quinta etapa da Stock Car realizada em Cuiabá.
A cerimônia de premiação ocorreu no Parque Novo Mato Grosso, onde está localizado o Autódromo Internacional de Mato Grosso, palco da disputa.
Nelsinho garantiu o primeiro lugar na corrida principal da categoria. Felipe Fraga terminou na segunda colocação, enquanto Daniel Serra fechou o pódio em terceiro lugar.
A etapa integrou a programação da Stock Car na capital mato-grossense e reuniu pilotos da principal categoria do automobilismo nacional.
Veja vídeo
Featured23 horas agoAlgodão, soja e milho: veja os números que mantêm MT no topo do agronegócio no Brasil
Featured20 horas agoMax Russi fica sem fala em inauguração da ferrovia com Alckmin
Featured19 horas agoNissan Kicks cai em córrego e surpreende motoristas em Cuiabá
Featured16 horas agoQue feio! Mixto perde para o Gama e torcida protesta com fogo nas arquibancadas da Dutrinha
Agro Mato Grosso21 horas agoGoverno de MT e Rumo inauguram 1º trecho da Ferrovia Estadual: “MT é um exemplo do que o Brasil pode fazer”
Business1 hora agoMédio-norte lidera colheita do milho em MT, enquanto o sudeste engatinha
Featured16 horas agoVeja o que ele disse! Combatente de MT quebra silêncio e relata agressão durante curso na Ucrânia
Featured15 horas agoHomem é preso com carga de 600 perfumes sem nota fiscal em ônibus
















