Aparelho único na mesa de um funcionário trava a operação; com um Android remoto, quem tem acesso abre pelo navegador
Muitas empresas mantêm um “celular da empresa” só para os aplicativos do negócio: o aplicativo de vendedor do marketplace, o do fornecedor, o perfil da loja nas redes, o aplicativo de atendimento. Esse aparelho costuma ficar na mesa de uma única pessoa. Quando ela falta, ninguém acessa; quando o celular quebra ou some, a operação para. Um celular na nuvem resolve parte desse problema: é um Android que fica ligado na estrutura de uma empresa especializada, que a equipe abre pelo navegador e que sai para a internet por um endereço próprio. O aluguel pode ser por hora, para testar, ou por mês, para o uso contínuo.
Em Mato Grosso, é fácil reconhecer o arranjo numa loja de Cuiabá ou de Várzea Grande que vende on-line, numa revenda do agro que atende clientes por aplicativo ou numa agência que cuida dos perfis de empresas do interior. A equipe está espalhada, mas o celular é um só, e fica num lugar só.
O celular da empresa concentra riscos que só aparecem quando algo dá errado:
Há também uma questão legal. A Lei Geral de Proteção de Dados, em seu artigo 46, exige que quem trata dados pessoais adote medidas de segurança técnicas e administrativas para protegê-los de acessos não autorizados e de perda. Um aparelho com conversas e cadastros de clientes, sem controle de quem o usa, é o tipo de ponto frágil que o artigo alcança.
É um Android instalado fora da empresa e operado pela internet. Quem acessa vê a tela do celular dentro do navegador e opera tudo com o mouse, que faz as vezes do dedo, e com o teclado do computador. Aplicativos, contas e arquivos ficam no aparelho, e não no computador de quem acessa.
No modelo da ProxyBox, que tem sede no Brasil, cada cliente recebe um Samsung Galaxy S8 de verdade, só para ele durante o aluguel, rodando Android 9 com a loja Google Play. Ele sai para a internet por um IP brasileiro exclusivo de provedor ou por um proxy que o cliente já tenha na ProxyBox. Dá para alugar celular na nuvem por hora, para validar se os aplicativos da empresa funcionam, e depois passar para planos mais longos, de 7 dias a 1 ano. Quem liga a opção de aparelho fixo continua no mesmo celular a cada novo período, pago com o saldo da carteira, e encontra os aplicativos e as contas como deixou.
Desligar os computadores da empresa não desliga o celular: ele segue ativo até o fim do período contratado. Quinze minutos antes do vencimento, o cliente recebe um alerta por e-mail e outro no painel.
Levar o celular para a nuvem não dispensa regras. Algumas práticas evitam que o problema mude de lugar:
Para quem precisa acompanhar um aplicativo que deve ficar aberto o tempo todo, há extras opcionais, como um vigia que reabre o aplicativo se ele fechar e tira fotos da tela em intervalos definidos, e a gravação de tela, que guarda vídeos curtos por sete dias.
O aparelho físico é a escolha de quem quer um celular real nas mãos, à distância, com a ressalva de que ele roda Android 9. Quando o aplicativo exige uma versão mais nova do sistema, a alternativa é o Android virtual da ProxyBox, que roda num servidor, com Android 13, 12 ou 15 e modelo de aparelho à escolha. Ele também usa endereço de internet brasileiro de provedor e já chega configurado em português, com a localização do aparelho na mesma cidade do IP. Pelo painel, a localização do aparelho pode ser posta em outra cidade, mas o IP continua mostrando a cidade dele: só o GPS muda.
A diferença prática é simples: o físico tem Android 9 e é um aparelho real; o virtual tem versão nova do sistema e é apagado e recriado com outra identidade quando o cliente pede para recomeçar do zero.
As limitações precisam entrar na decisão antes do aluguel:
Quando o aluguel termina sem renovação, o aparelho é apagado por completo, com aplicativos, contas e arquivos, antes de outro cliente usar. É uma proteção para os dados da empresa, mas exige atenção à data de vencimento.
O celular na nuvem compensa quando o aparelho da empresa é usado por mais de uma pessoa, quando precisa ficar disponível fora do expediente ou quando a empresa quer separar de vez os aplicativos do negócio dos aparelhos pessoais dos funcionários. Para uma única pessoa que usa um aplicativo de vez em quando, um aparelho simples na gaveta ainda pode ser a solução mais barata.
Não. Cada aparelho atende um cliente de cada vez, e outros clientes não têm acesso à tela.
O aparelho é apagado por completo: aplicativos, contas e arquivos somem antes do próximo uso. Para manter tudo, é preciso adicionar tempo antes do fim, ligar a renovação ou contratar a guarda do aparelho.
Não. Basta um navegador comum e atualizado, tanto no computador quanto no próprio celular de quem acessa.
Chapada dos Guimarães com 19 mil moradores, recebe até três vezes esse número ao…
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a EISA – Empresa Interagrícola S.A.…
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nesta quinta-feira (29), do Frotas…
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento…
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, na madrugada desta quinta-feira (29.10),…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destinou 25 toneladas de alimentos da agricultura familiar para…